A Dona da Cozinha
Eu, eu mesma.
Nasci no século passado (meu Deus que frase), precisamente em 13 de abril de 1969. Portanto, apesar de ser uma pessoa de época, não sou tão velha assim.
Sou baiana, o que foi muito importante para minha formação. Porque para o baiano tudo é festa, a gente acontece e faz acontecer. Ser baiano é ser retado, é ser porreta, é ser, como podem ver, modesto.
Nasci no interior, Senhor do Bonfim, a melhor festa junina da Bahia. Passei praticamente todas as férias na capital da alegria, curtindo Buraquinho, Ipitanga, Itaparica e nadando no Porto da Barra e na Bacia das Moças, na Pituba.
Sou louca por doces. Doce de jaca em compota é o meu preferido. Nunca gostei de café, mas agora estou me convertendo ao seu consumo. O frapê de café com chantilly é T-U-D-O.
Gosto demais de cozinhar e de inventar na cozinha. Faço um escondidinho de charque que é divino.
Gosto também de cheiros. Os meus preferidos são: de terra molhada pela chuva, de alho com bacon fritando, de caderno novo, de banho tomado e de carro 0 km. Acho que são estes. Agora, cheiro forte demais é uó. Cheiro tem que ser na medida certa.
O que me incomoda é vento. Tô falando de vento e não de brisa. Nada mais irritante do que o vento batendo em minhas orelhas.
Irritante também é gente que fala assim: fulano é pra lá de animado, é pra lá de convencido (prá lá? Como assim?) ou que fala assim: vou estar confirmando (não é mais simples, vou confirmar), vai estar sendo debitada (vai ser debitada). Sei lá porque, mas me irrita profundamente.
Sou chorona. Já fui mais. Sou do tipo que chora até vendo comercial de margarina na TV.
Agora, se quiser me agradar, me dê presentes. Sou que nem criança. Aliás, tem coisa melhor do que ganhar presentes? Até tem, mas deixa para lá.
Nunca tive um time do coração e nunca fui à Fonte Nova. Já fui ao Maracanã, mas não em dia de jogo. Muitas vezes torcia pelo Vitória, mas com certeza pulei muitos carnavais ao som de Bahia, Bahia, Bahia, hino do Bahia.
Eu era tímida, mas daquelas que enfrentam a timidez por isso a timidez não me atrapalhou em nada, só me deu um charme a mais (que metida que eu sou). Como vêem, agora sou mais saidinha.
Enfrentando a timidez, desde pequena, nas festas, me vestia de palhaço e sempre estava às voltas envolvida com alguma peça de teatro. Muitas vezes fui atriz, outras tantas diretora.
Quanto a escrever, pensando agora, acho que sempre escrevi e gostei de escrever. Escrevia no jornal da escola, ganhei concurso de redação e tudo o mais. Até ganhei uma viagem de quinze dias para a Itália por vencer um concurso de monografias.
Quando era pré adolescente, meus pais resolveram morar em Porto Velho, Rondônia. Uma experiência riquíssima. Novos costumes, novos ambientes. Tudo muito diferente. Foi lá, ainda uma menina, que eu conheci Deus mais profundamente e desde então é Ele quem rege minha vida.
Dois anos depois estávamos de volta.
Aos dezesseis, mudei do interior para a capital, Salvador. Nova vida. Faculdade, namorado, namorado que conservo até hoje. Só de casamento já se vão mais de vinte anos.
Procurando estudar em uma das melhores faculdades do país, fui com um ano de casamento para São Paulo, mais precisamente Rio Claro. Lá me formei, fiz mestrado e resolvi dar uma guinada.
Formada em Geografia e com mestrado na área, percebi que havia deixado para trás um sonho de menina. Escrever, atuar, apresentar. Dei a tal da guinada. Não foi fácil, foi doloroso, muito por causa de uma madrasta má: minha autocrítica. Mas arregacei as mangas e comecei praticamente do zero. Com uma filha pequena me formei em Radialismo, Locução e Apresentação de Programas de Rádio e TV e fui à luta, trabalhei em uma produtora de vídeo. O bonito da vida é isto: Sempre é tempo.
Mudando para Araraquara, ainda em São Paulo, também comecei a trabalhar em jornal. Consegui meu registro de jornalista e continuei em frente. Foi em Araraquara que tive meu segundo filho. Trabalhava em jornal e era colaboradora de sites da internet.
Dezesseis anos depois, cá estou eu de volta ao Nordeste, estou morando em Garanhuns, Pernambuco. A Suíça pernambucana. Vocês podem não acreditar, mas uma cidade nordestina e fria. Fria mesmo. No inverno, em alguns pontos da cidade, o termômetro chega a marcar 8 graus. Aqui fui editora de uma revista, escrevi uma página em um jornal por mais de 1 ano e também escrevi para revistas de circulação nacional. Neste meio tempo nasceu meu terceiro filho, em Recife.
Sempre pari e criei, não tive filho para os outros cuidarem. Faço questão de estar ali pertinho quando nasce o primeiro dente, quando ele diz a primeira palavra, quando leva o primeiro tombo e quando tenho que virar a noite por causa de uma febre que teima em não passar.
Foi para acompanhar bem de perto o nascimento de meu filho que deixei a revista e o jornal e fiquei só escrevendo para alguns sites. Tive três blogs anteriormente, até que resolvi escrever este: Aqui na Cozinha. Juntei o útil ao agradável. Escrevo, não só isso, escrevo, cozinho e escrevo sobre cozinha. Agora só falta o resto do sonho, mas quem sabe qualquer dia você não topa comigo nas ondas do rádio ou na telinha da tv, eitcha.
Como vêem, desde sempre, levo a vida como disse um dia Léo Buscaglia: Vivendo, Amando e Aprendendo.
Como diria a Rosana Hermann: minha vida é um livro aberto, mas com algumas páginas arrancadas. Eu acrescento: e transparente, mas com uma leve película de insulfilm.
Pois bem, esta sou eu.
Tags: aquinacozinha, Bahia, comida, culinária, Garanhuns, gastronomia, Geral, Patty Martins, Pernambuco, receita, São Paulo



















6 de janeiro de 2010 at 22:24
PATTY,adorei tudo da apresentação do blog ao presente, kit bem caprichado, desejo muita felicidade, sucesso e que possamos nos cruzar, (essa é boa), seja bem vinda conte comigo, não sei se posso te ajudar em algo, acho que você é quem vai me ajudar e muito, pois, não sei se quer fritar um ovo e sou analfabyte, tenho fome e sede de vencer, abraços, fiquei surpreso e muito feliz…. Se puder visite o meu blog acho que é:garanhunsdetudo1pouco.blogstpot.com .. Valeu beijos FERNANDINHO DJ UM SONHADOR.
1 de fevereiro de 2010 at 16:08
Paty. Adorei o seu blog, a abertura e conhecer vc um pouquinho.
Parabens pelo o lindo trabalho e pela pessoa q vc é. Bjs.
11 de março de 2010 at 21:49
Ana Estrela
Paty gostei muito do seu blog, cheio de vida e alegria, continue…
26 de março de 2010 at 11:51
Henrique Braga
Paty minha querida irmã, amei esta apresentação, conheci uma pessôa que ainda não sabia, espero que vc tenha muito sucesso neste novo momento seu e que o nosso Deus te abençoe muito.
26/03/2010
11 de maio de 2010 at 11:02
Aiiiiii que mulher maravilhosa!
Que exemplo de vida,de luta e uma super mae!
Me identifiquei muito com vc Patty.
Estou morando em Pisa na Itàlia e agora que encontrei seu blog,nao saio mais daqui é uma forma de estar mais pertinho do meu Brasil e da nossa Bahia,afinal!sou bahiana e arretada tbem viu?
Obrigada Deus!por fazer existir pessoas como a Patty.
Beijooo..Sucesso!
Adoro vc!
30 de maio de 2010 at 12:16
Gostei muito de te conhecer pelo seu perfil é uma pessoa que eu gostaria de ter como amiga.
bjs e tudo de bom.Tbm tenho um blog dá uma passadinha lá vai me conhecer.http://bordaramao.blogspot.com/.
23 de junho de 2010 at 19:06
Muito bem, mocinha!!! Acabo de te conhecer, entrei como seguidora, acabei de colocar um link do SOS PE no meu blog, e prazer enorme estar aqui!!!
Te convido para me visitar no Tutto Dolci, pode entrar que a casa é nossa!!!
Amei sua história!!! De tudo o que vivemos e sofremos o que vale é a experiência que fica, e crescer sempre, essa é a minha lei!
Parabéns por tudo, pelo blog, pela história de vida e pela garra em ajudar aquilo que é necessário para diminuir o sofrimento alheio!!!
Prazer enorme!!!
Beijos no coração!
21 de julho de 2010 at 9:19
Muito interessante sua história Patty.
Que você sempre prospere!
Adorei conhecer.
Xeros
30 de agosto de 2010 at 20:58
Patty,adorei sua estoria de vida!! Qq dia te conto a minha..Mora em itatiba e trabalho em um Buffet porisso sou viciada em receitas..rsrsrs,
Adoraria te conhecer,quem sabe um dia?/
Que Deus te ilumine.
Bjs
Sandra
31 de agosto de 2010 at 16:20
Oi Patty, achei seu blog por um acaso, quando estva procurando receita de biscoito pra fazer com minha filhinha de 3 anos. Fiquei encantada…rs Meu nome é Meire, tenho 43 anos e moro em Campinas , São Paulo,sou pedagoga mas agora sou mãe tempo integral, minha filhinha foi meu presente de 40 anos, só tenho ela.Gosto muito de cozinhas, de trico e patchwork e principalmente de fazer novas amizades. Sinto que desse maneira nossa vida ganha um sentido especial. Conhecer pessoas novas, de lugares diferentes, enriquece nossa vida de uma forma única , espero que possamos desenvolver uma grande amizade. Tb sou do dia 13 dó que de outubro…rs coincidência de dia…rs Ainda não consegui montar um blog direito pra mim…mas vou aprender..Um grande abraço desde já.Vou enviar uma mensagem pra seu orkut tb.
29 de novembro de 2010 at 16:03
Oi Patty amei seu blog, temos algo um pouco em comum, morei em Senhor do Bonfim, por mais de 20 anos da minha vida, agora me enconto aqui em Salvador, e estou gostando muito, antes te vir pra cá ainda passei alguns anos em São Paulo e depois em Camaçari. Muito bom te conhecer!beijos!
2 de janeiro de 2011 at 14:53
Parabéns !!!
Eu sou pernambucana mas moro em São Paulo há 34 anos, tenho 56 anos, tenho dois grandes amores na vida o meu filho e o meu marido, também amo a cozinha, e toda a alquimia do preparo dos alimentos. A sua historia de vida é muito linda e é isto que te faz especial, sei fazer algumas delicias e fico a disposição se precisar de alguma receita.
Beijos ,
Conceição
9 de janeiro de 2011 at 20:10
Oi Paty !!!
Moro em Botucatu, tenho 50 anos sou auxiliar odontológica e meu patrão é formado em Araraquara .
Adoro cozinhar e amei seu Blog.
Parabéns.
bjosss
26 de abril de 2011 at 17:06
Parabéns Paty!
Sou sua seguidora!
bjus
elialucena.blogspot.com/b/layout-preview?token=EcAdlS8BAAA.JUYX3UHG0-7YHL0LTXKXpQ.grdZl2AvzjpS2uQX5Fv5iw&blogID=8672988015047017385
16 de junho de 2011 at 14:01
QUE HISTORIA LINDA DE VIDA…….ESTOU BEM PROXIMA DE ARARAQUARA…….QUE PENA……PODERIAMOS NOS VISITAR……MAS NOS VEREMOS POR AKI MESMO…..PARABENS PELO BELO TRABLHO…….ADOREI SEU BLOG……..VENHA ME VISITAR
BJUUUUUUUU
http://myrenatta-renatta.blogspot.com/
31 de julho de 2011 at 20:13
Oi Paty
Eu sou girlene prima de wilma caldas gostei muito do seu blog.Que DEUS TE ABENÇOE e lhe faça mais feliz do que vc já é.
Bjs
Girlene ou girl
1 de agosto de 2011 at 15:45
Adorei a Sopa de Capeletti da Paula Bressan Garcia
1 de agosto de 2011 at 15:46
Uma delícia a sopa de Capeletti da Paula Bressan Garcia
1 de agosto de 2011 at 15:48
Aprovadíssoma a Sopa de Capeletti da Paula Bressan Garcia
31 de agosto de 2011 at 10:29
Bom dia Patty!
Gostei muito do seu blog.Parabéns!
Mnha filha, Dani e eu, estamos realizando um antigo sonho…montamos um pequeno atelier de doces.Estamos no início e batalhando para que nosso sonho seja uma feliz realidade cheia de sucesso.
A família de minha mãe e de meu pai são de Garanhuns, terra muito querida.Bj no coração.Flávia
Visite o nosso blog.Ficaremos muito feliz em trocar idéias.Bjs mil
21 de setembro de 2011 at 13:29
Parabéns pelo blog. Bem organizado e bonito. Vamos entrar sempre e comentar suas receitas. E é claro, pra te ajudar vamos clicar nos banners de propaganda !
Sucesso pra ti !
Abs,
14 de novembro de 2011 at 10:46
Prazer imenso ser seguidora de seu blog,muito bem escrito e organizado.Ao iniciar a leitura fui notando o quanto nasceu interativa e dedicada ao que queria ser.Continuando notei que é jornalista e escritora,afinal a linguagem demonstra a sua capacidade.Aproveito muitas receitas postadas aqui.Parabens pelo esforço e sucesso!!
20 de dezembro de 2011 at 18:12
Fico feliz por saber que és baiana como eu. Já provei uma cocada deliciosa aqui na Bahia e a sua parte interna é bem molinha e a externa é dura, você tem alguma receita desse tipo? Abs.
Ana Paula – Jaguaquara/Ba
20 de janeiro de 2012 at 22:30
Oi Patty! Gostei muito do seu site tb sou apaixonada por cozinha,amo aprender receitas novas,dizem que cozinho muito bem rsrsrs…sou téc de nutrição e pretendo ingressar na gastronomia pois acho que levo jeito prá coisa.Te desejo muito sucesso,
Abraço!
Patty respondeu:
Obrigada Aline
26 de janeiro de 2012 at 21:39
Patty, descobri o seu site num dia em que não sabia o que fazer aqui em casa para o almoço! Mas só meus filhos e marido estão curtindo, pois fiz uma gastroplastia dia 20 de dezembro de 2011 e só poderei comer realmente, em fevereiro… tá pertinho…risos
Mas não posso abusar, sei disso.
Parabéns pelo site, está maravilhoso.
Beijos
Andrea/SP, Capital
Patty respondeu:
Puxa está tão recente sua cirurgia. Como está indo a perda de peso?
30 de janeiro de 2012 at 8:11
Estou muito bem e já são 15 kg off!!! Já estou começando com os sólidos.
Bjs
Andrea/SP, Capital
Patty respondeu:
Puxa que legal, permanece aí firme, rs
2 de fevereiro de 2012 at 8:32
Maravilhoso seu blog….parabéns!!! beijos
Patty respondeu:
Obrigada Mari