26
fev
2010

Como montar um cardápio. Dicas.

por: Patty Martins

Antes quando eu ia preparar um cardápio de uma festa ou mesmo de um jantar mais especial, eu fazia de forma intuitiva. Nunca pensei muito sobre isto.
Há algum tempo tenho pesquisado e procurado aprender mais e tenho descoberto que montar um bom e apropriado cardápio é uma arte.
Não sou chef e nunca fiz nenhum curso técnico de Gastronomia, sou apenas dona de casa. E quem não gosta de receber bem, né gente?
Achei tão legal e esclarecedor as coisas que descobrir sobre montar um cardápio para uma festa que vou dividir aqui com vocês.

Dica Como montar um cardápio. Dicas.

Muitas coisas são determinantes para a elaboraçãode um cardápio.

  1. Convidados – A primeira coisa a se levar em conta são os convidados. Você tem que saber um pouco sobre os convidados, pois é muito diferente você montar um cardápio para uma festa com os jovens amigos de seus filhos e homens de negócios, colegas do maridão, né? Então, leve em conta a idade, o sexo, o poder aquisitivo, etc.. Por exemplo:
* Uma festa para jovens ou crianças o cardápio deve ser composto por alimentos acessíveis. Tem que ter muita fartura, tem que ter alimentos que se coma com as mãos e de forma rápida.
* Pessoas que tem restrições alimentares. Escolha alguns alimentos que estas pessoas possam consumir, como diet.
* Uma festa só de mulheres, um chá da tarde, um brunch, algo assim. Leve em conta uma boa variedade de alimentos, com boa apresentação, pois as mulheres são muito observadoras e levam em conta os detalhes.
* Jovens executivos, colegas de trabalho exigem um cardápio mais elaborado, mas não tão sério. Este cardápio aceita algumas receitas mais finas e até, algumas exóticas.
* Quando as pessoas são mais maduras, com a vida já estabelecida e de um poder aquisitivo maior, o cardápio deve ser sofisticado, fino mesmo. Com receitas que são comidas mais calmamente.
* Se os convidados forem de várias faixas etárias e bem diferentes, o ideal é que o cardápio seja bem abrangente e diversificado para satisfazer a todos.
  1. Tipo e tamanho da festa – O cardápio também tem que levar em conta o tipo de festa, se é um churrasco em sua casa mesmo, se é um jantar para o chefe ou se é uma festa de 15 anos. Se as pessoas vão se servi na mesa principal e comer com o prato na mão (serviço franco-americano), se se servem e sentam na mesa para comer (serviço americano), se os convidados são servidos pelos garçons com pratos prontos (serviço à inglesa) ou se os garçons servem os convidados em suas mesas (serviço à francesa). Depois vou fazer um outro post sobre os tipos de festas e as sugestões de receitas. Leve em conta também o tamanho da festa, se é apenas uma pequena reunião entre amigos ou se é uma grande comemoração.
  2. Duração da festa – Para a elaboração do cardápio pense também na duração da festa. Se for só um coffee break de alguns minutos ou se é uma comemoração que vai entrar pela noite a dentro.
  3. Clima – Leve em conta também a variação do tempo. Nada de servir sopas fumegantes e bebidas quentes em pleno calor, prefira saladas, mousses, bebidas geladas. A mesma coisa no frio, nada de gelatinas, saladas cruas, etc… Prefira entradas quentes, por exemplo.
  4. Diferenças regionais – Algumas vezes queremos inovar e acabamos errando. Nada de servir um almoço tipicamente baiano para descendentes de italianos ou alemães, você pode ter pouca aceitação. Tudo bem fazer um prato ou outro, assim você vai agradar mais. A mesma coisa é servir só pescados e frutos do mar em um lugar, no campo, por exemplo, onde as pessoas não estão acostumadas com estas comidas. Tenha cuidado com isto. 
Bem, estas são minhas dicas, acho que não esqueci nada, mas se esqueci e você lembrou, deixa a sua dica aí nos comentários, vai ser bem proveitoso para todo mundo.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF

Tags


Comentários Pelo facebook

8 Comentários

  1. adorei a dica e twittei!
    bjos

  2. Verena disse:

    Patty, realmente um cardápio pensado com carinho faz toda a diferença! Adorei as dicas!
    Um beijo grande e ótimo final de semana!

  3. POST MUITO BOM SEMPRE PRECISAMOS DE IDEIAS!!!

  4. welze disse:

    adorei cada detalhe, é para se guardar e usar

  5. geraldo de oliveira disse:

    boa noite sei tudo isso que foi dito,mas quero saber mais exemplo
    cardapio para casamento,15 anos,coffe-break coquetel ,e todo tipo de comida de festa ,porque estou montando um buffet em cuiabá-mt,e não sei fazer um cardapio com nomes de comidas chiqui,como falo aqui,sei tudo de etiqueta,modalidade de serviço de servi,ja ministrei cursos de garçom,maitre hotel mas quero ter uma vriedades de cardapio pra todo tipo de festa festa, sou não tenho muitos recursos pra montar esse buffet vou começar de baixo.porisso precisso de tudo material,tipo copos,pratos talheres,tudo de buffet então vou comprando aos poucos sera que vcs poderia me ajudar,me fornecedo variedade de cardapio ou dicas.
    obrigado
    geraldo.

    Patty Martins respondeu:

    Geraldo eu não sou profissional da área então não tenho como te ajudar.
    Abraços

  6. Veronica disse:

    olá Patty Martins, suas dicas foram excelentes, más, quero saber se vc pode me dá mais uma dica? Quero oferecer um jantar de anversário em casa mesmo, para alguns amigos intimos e uns familiares . Pensei num cardáipo : arroz branco, bife ao molho madeira, strogonoff de carne ou frango, creme de galinha, salpicão, e uma salada (peço a sua sujestão) não tenho muito dinheiro e por isso meu orçamento é apertado. sobremesa delicia de abacaxi e musse de limão. bebidas refrigerantes e vinho ou cerveja. o que vc acha? devo acrescentar algo ou retirar? se possivel me responda para o abraços

Deixe o seu comentário!