18
mai
2010

Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua – DIY.

por: Patty Martins

Carne+do+sol Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua   DIY.

Como boa nordestina gosto demais de Carne do Sol, quando morei no Estado de São Paulo eu não encontrava muito fácil para comprar, então todas as vezes que minha mãe ia me visitar ela fazia para deixar lá para a gente. Eu nunca tinha feito, mas como tem sempre gente que me pergunta como faz, resolvi fazer para colocar no blog. É facílimo!!!
Agora quem gosta de Carne do Sol e mora no exterior ou em Estados onde não encontra para comprar, agora já pode fazer a sua própria Carne do Sol. Quem sabe você até se torna uma fornecedora de Carne do Sol para os amigos e conhecidos aí na sua cidade, já pensou um din din extra no fim do mês.

Primeira pergunta:
Qual carne usar?
Tem que ser uma carne de boa qualidade. Pode ser por exemplo: maminha, picanha, contra-filé, coxão-mole, alcatra, até com lagarto eu soube de gente que fez e ficou bom.

Segunda pergunta:
Qual o sal que devo usar? O fino ou o grosso?
Eu prefiro o fino, pois ele penetra melhor na carne tornando o processo mais rápido.

Terceira pregunta:
Quanto de sal vai usar?
Tanto eu quanto minha mãe colocamos no olhômetro, isto é, não temos medida, mas não economize. O sal é usado para desidratar a carne então coloque bastante. Quem já fez receitas com carne do sol sabe que ela é bem salgada (tipo o bacalhau) e que antes de prepará-la temos que dessagá-la.

Quarta pergunta:
Fica muito tempo no sol?
Ela chama-se Carne do Sol, mas não vai no sol e sim no sereno.

Vamos fazer então?

Escolha uma carne de boa qualidade e abra em mantas com aproximadamente 3 a 4 cm de espessura. Coloque a manta de carne em um recipiente e  espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Agora coloque um varal à sombra,  pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas. Se puder deixar no sereno melhor ainda. Eu coloquei um varal entre a cozinha e a despensa (onde tem uma janela), no quintal não ia rolar, pois ia ser um banquete para os gatos da vizinhança, hahaha.
Durante a noite eu deixei a carne descoberta, mas durante o dia eu cobri com um paninho por conta das moscas, poeira, estas coisas.
Depois de pronta é só conservar na geladeira.

como fazer carne de sol Como Fazer Carne de Sol Com a Carne Crua   DIY.
Obs. Depois de pronta a carne muda de cor. Você vai ver que ela fica mais escura que a carne crua.

Dicas
  1. Quando for usar a carne, lave muito bem para retirar o excesso de sal. Depois deixe de molho no leite que além de tirar o resto do sal, vai deixar a carne bem mais macia.
  2. Quando fritar a Carne do Sol, não deixe muito no fogo, pois ela fica dura. O sal já faz uma espécie de pré-cozimento na carne, então quando dourar um pouquinho já retire do fogo.

 

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


Comentários Pelo facebook

146 Comentários

  1. Roque disse:

    Gostei muito do seu blog.
    ha muito tempo estava procurando informação sobre este assunto e cofesso que vc matou minha curiosidade.
    Obrigado!
    Felicidades.
    Na PAZ!!!

    Patty Martins respondeu:

    Obrigada Roque.
    Que bom que vc gostou.
    Abraço

  2. rick disse:

    caramba! paty muito bom suas dicas. a tempos q procurava por isso…sou do maranhão e como bom nordestino adoro carne de sol, mas não sabia fazer, e graças a vc agora sei.. agora tenho q ir porq tô com um negocio muito gostoso na frigideira. rsrs….beijos obrigado.

    Patty Martins respondeu:

    hahaha o negócio gostoso ficou pronto?
    Abraço

  3. welton disse:

    queria saber uma boa dica para tirar o sal da carne, ouvi falar em deixar de molho na agua gelada, isso realmente funciona? se nao, qual a dica que vc me da, obrigado!

    Patty Martins respondeu:

    Sim Welton, deixar na água gelada é uma boa dica.
    Abraço

  4. andré szanto disse:

    Olá Patty fiz 2,5 kg com coxão duro, e consumi a metade. Uma dúvida: como posso armazenar ? devo guardar na geladeira em saco plástico ou em saco de pão (papel)? ou devo aferventar em cubos e guardar no freezer?
    obrigado

    Patty Martins respondeu:

    Guarde na geladeira ou no freezer André. Não deixe em temperatura ambiente.
    Abraço e bom fim de semana

  5. antonio carlos disse:

    PATY, nas primeiras 12 horas(após o salgamento), não seria necessario ficar virando a carne? ou pode deixá-la de um jeito só até completar as 12 horas?

  6. antonio carlos disse:

    outra coisa, no lugar do sal puro, poderia-se temperar com arisco completo?

  7. nilda silva barbosa disse:

    eu sempre costei mais agora eu vou fazer a ninha carme de sol isso e de mais obrigado por esta grande dica

  8. Luís Cláudio disse:

    Patty, o sucesso dessa suculenta receita se reflete pelo tempo e pelo número de comentários respectivos. Faço há vários anos e sempre fico sem; nunca sobra. Porque será??? rsrss. Particularmente, utilizo sal grosso na proporção já relatada, qual sela, 1 colher raza de sopa por kg. de carne. Uma dica para provocar o olfato e o paladar é aromatizar o sal com ervas desidratadas, principalmente o alecrim. Um pouquinho (e só um pouquinho, para não sabotar o sabor do assado) deixa a carne extremamente deliciosa.

    Patty Martins respondeu:

    Boa sugestão Luis, um tiquinho de alecrim deve ficar bom mesmo. Abraços

  9. Aldenora disse:

    Caraca estou aqui babando,Patty vc sabe provocar mesmo né?,, sou sergipana bixinha mas ja vivo a mais de 36 anos imajine vendo estas coisas boas aqui fiquei de beico caido rsrsss, fiquei muito curiosa com estas dicas vou tentar Fazer e que Deus me escute. Moro na Suécia e aqui é inverno agora com uma tal temperatura abaixo dos 20..na minha casa temos um (porao) em cima e la é bem ventilado vc acha que ficaria bem la? Agradeco de coracao .. vc é nota 10000!!! beijos — aaah; pode congelar ne?

  10. marcelo xavier disse:

    Sou baiano apreciador de uma boa carne de sol, experimentei sua receita num belo contra filé e realmente nada difere dos servidos nos restaurantes. Parabéns, que delícia!!!!

  11. silvio almeida disse:

    Sempre compro, mas agora vou fazer, ganhei uma caixa para deixar a carne a noite no sereno..

  12. Maria Ramos disse:

    Amei a receita da carne de sol.. Muito obrigada..Beijos!!

  13. Marcos Toledo disse:

    Primeiro parabéns pelo seu Blog, sei que dá trabalho ficar postando as dicas. Gostaria de colaborar com este tema dizendo que aprendi uma forma de ser mais fácil, limpo e rápido para fazer Carne de Sol, também chamada de carne seca. Para quem não tem um lugar ideal para deixar a carne curar, depois de fazer a manta e salgar, coloca-se em uma travessa com um paninho por cima na geladeira. A baixa temperatura da geladeira vai acelerar o processo e em três dias a carne está pronta. Tire a água que sai da carne e adicione sal novo pelo menos uma vez por dia. Fica muito 10. Lembrem de não ter nada na geladeira que esteja com cheiro forte para não passar para a carne. Aproveitem

    Patty Martins respondeu:

    Obrigada Marcos. Obrigada por compartilhar essa dica. Abraços

  14. joao batista disse:

    vou fazer

  15. creuza disse:

    adorei a receitinha obg vc esta de parabéns agora vou comer essa delicia a qui em sp deus a bençoe

Deixe o seu comentário!