23
nov
2010

Bate papo com César Santos durante o Concurso Gastronômico

por: Patty Martins

Cesar santos Bate papo com César Santos durante o Concurso Gastronômico

Quem esteve presente durante o primeiro dia do Concurso Gastronômico, no Festival Sabores de Garanhuns, foi o chef César Santos, que é considerado o Embaixador da Gastronomia Pernambucana.

Claro que eu aproveitei e fui lá bater um papo com ele, vocês lembram que eu contei aqui que o conheci durante o Nordeste Culinária, em Recife?

Vou contar aqui o que conversamos.

Ele me disse que nasceu no bairro de Casa Amarela, no Recife e hoje vive em Olinda, onde tem o seu restaurante o Oficina do Sabor. O Oficina do Sabor completou este mês 18 anos. Me contou que a vida toda esteve envolvido com culinária e logo cedo aprendeu a cozinhar com sua mãe. Com 21 anos ele foi para o SENAC e se formou com 23 anos e aos 27 deu o ponta pé inicial no que é hoje o seu premiadíssimo Oficina do Sabor.

Sem dúvida nenhuma César Santos inovou ao agregar frutas típicas e ingredientes usados nas casas pernambucanas em conjunto com técnicas européias em pratos sofisticados. Não é à toa que ele é considerado embaixador desta terrinha (título dado, segundo ele, por Marcos Vilaça).

Nesta oportunidade, aqui em garanhuns, ele aproveitou para divulgar omais novo filme (documentário) que ele apresenta: “Coalho, um queijo pernambucano”.

Na verdade  o que se quer é obter o Certificado de Origem, atestando que o queijo coalho é um produto de origem pernambucana. Como o Parmesão, que é de Parma.

Não tenho o vídeo sobre o queijo coalho, mas achei o “Que coisa é esta?”, vale super a pena assistir para conhecer um pouquinho mais de César Santos e da culinária pernambucana.

que COISA é essa? from Oficina do Sabor on Vimeo.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


Comentários Pelo facebook

1 Comentário

  1. Parabéns Patty, beleza de vídeo. Matei um pouco da saudade de Pernambuco. Vendo o Cesar Santos falar, dá mais orgulho de ser pernambucano. Deve ter sido um papo bem agradável. Abraços!

Deixe o seu comentário!