Brocolis no vapor em 2 minutos
Essa dica é especial para quem está comendo direitinho e vai chegar no verão mais sequinha e sobretudo mais saudável. Uhu #projetoverão2013. Ter brocolis cozido no vapor na geladeira nos salva. Porque basta um fio de azeite, um tiquinho de sal e pronto, para mim está ótimo.
Outra questão é que cozinhar no vapor preserva e muito os nutrientes. Se você tiver panela de cozinhar no vapor pode usar, mas hoje minha dica é fazer isto no micro-ondas. Em apenas 2 minutos.
Isto mesmo, use o micro-ondas para cozinhar e você vai economizar tempo e principalmente preservar os nutrientes.
O micro-ondas funciona fazendo com que as moléculas de água dos alimentos se movam rapidamente, fazendo com que esquente e cozinhe os alimentos. Eu sei que tem muita gente que tem receio em usar o micro-ondas por achar que podem causar problemas de saúde. Eu encontrei este artigo da Harvard Medical School falando sobre isto, se quiser ler é só clicar (está em inglês). Segundo o artigo é mais saudável cozinhar no micro-ondas do que em água, pois a maior parte dos nutrientes vão ficar na água que normalmente jogamos fora.
Vamos ver minha dica:
Cozinhando Brocolis no Micro-ondas
Você vai precisar de:
Brocolis
Recipiente de vidro (ou outro que vá no micro-ondas)
Prato
Como Fazer
Limpe o brocolis e separe os buquês. Lave bem e bem úmidos coloque dentro do recipiente de vidro, tampe com o prato. Coloque no micro-ondas por 2 a 4 minutos em potência alta (vai variar conforme o seu micro-ondas). No meu ficou 2 minutos. Se você não sabe ao certo o tempo para o seu, coloque dois minutos e depois vá colocando de 1 em 1 minuto até ficar pronto.
Observações:
- Isto é ótimo para conservar o brocolis. Eles ficam amarelos logo e se estragam. O meu mesmo, comprei no sábado, deixei na geladeira e na segunda já estavam assim querendo ficar amarelados. Cozidos no vapor, guardo na geladeira em um recipiente fechado e uso durante a semana.
- Fica ótimo e dá um diferencial se você picar o brocolis no vapor e misturar com o arroz depois de pronto, se for arroz integral melhor ainda.
- Outra questão é que com o brocolis no vapor você pode sempre enriquecer saladas, sopas, etc.. Ou comer puro.
*********************************
Como eu tinha falado no post sobre Filé de Frango na Churrasqueira de Fogão eu ia fazer um índice com as Receitas Saudáveis, Diet e Light. Eu fiz e vou colocar lá todas as receitas que nos ajudarão a arrasar no próximo verão. Coloquei uma fotinha, como esta abaixo na coluna da direita, assim fica fácil acessar o índice.
Para ir direto para o índice clique na imagem abaixo:
Tags: brocoli, Brocolis, cozinhando no vapor, micro-ondas, microondas





















29 de setembro de 2012 at 12:03
Nossa, amei a dica..vou fazer com certeza!
Uhu firme no #projetoverão2013 !
bjos paty, bom fds
Patty Martins respondeu:
Fica firme Jaque, mesmo dando umas escorregadinhas de vez enquando (eu dou, confeessei, rs), sigo em frente.
Beijos
30 de setembro de 2012 at 21:55
Parabéns Patty, ótima dica
Bjs.
Patty Martins respondeu:
Bom para não perder o brocoli que amarela tão rápido, né Sônia.
Beijos
3 de outubro de 2012 at 15:08
Oi querida! Amei a dica! Já fiz hoje mesmo e deu certíssimo! Além de ser mais saudável, fica pronto rapidinho e nem suja uma panela. Já fiz no mesmo refratário que usei para conservar na geladeira. DICA: pra acompanhar, fiz um arroz integral, purê de batatas com aipim e cenoura (cozinho tudo junto, amasso, coloco uma colherinha de margarina light e pronto). E um filé de peixe grelhado como ensinado nesse vídeo, que eu virei fã e todo mundo gosta! http://www.youtube.com/watch?v=K89Ubag_zEY Bjs
Patty Martins respondeu:
Hum que delícia Rebecca. Boa ideia o seu purê.
Beijos
11 de fevereiro de 2013 at 12:59
eu viciei no microondas… comprei uma panelinha que é uma espécie de panela de vapor, é furadinha e tem um recipiente embaixo que vc coloca água. É ótima para cozinhar os legumes, faço tudo ali, desde batata, até vagem, cenoura, brócolis…
REalmente é mais saudável, e até a apresentação fica melhor, não perde as cores, e fica mais tenrinho.
beijo querida, teu blog é uma delícia!!!
Patty Martins respondeu:
Ah eu sei que panela é essa, é ótima mesmo.
Fica melhor realmente e também fica pronta muito mais rápido né?
Beijos e bom fim de semana
4 de março de 2013 at 8:52
Tudo que que mais rápido e prático to dentro!!!
Patty Martins respondeu:
Eu também Pati. Vc é das minhas, hahaha
Beijos