Filé de Merluza Gratinado
Muita gente me pede aqui sugestões para fazer com filé de Merluza, eu já dei duas sugestões:
Filé de Merluza com Leite de Coco
Moqueca de Filé de Merluza
Hoje fiz mais uma opção e vou dividir com vocês.
Filé de Merluza é muito prático e rápido de ser feito e você encontra em quase todo supermercado para comprar. O problema é que na maioria das vezes ele vem congelado e com mais água do que peixe, aí ninguém merece, temos que nos virar nos 30 para fazer alguma coisa gostosa com ele. Essa semana fiz ele gratinado com molho branco no forno, mas fiz de uma forma mais prática. Eu não fritei o peixe antes. Veja como fiz:
Filé de Merluza Gratinado
Ingredientes (6 porções)
1 kg de filé de Merluza
3 dentes de alho amassados
Suco de 1/2 limão
1 colher (de chá) de sal
5 batatas cortadas em rodelas finas
1 receita de molho branco (veja aqui: Receita de Molho Branco)
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de Preparo
Deixe o peixe descongelar, lave, escorra e dê uma leve espremida para tirar o excesso de água. Tempere com o alho, o sal e o limão e deixe descansado neste tempero por 1/2 hora mais ou menos (se quiser deixe de um dia para o outro tampado na geladeira). Unte um refratário com óleo e arrume as rodelas de batata. Por cima coloque os filés de peixe e leve ao forno. O forno deve estar alto para secar o excesso de água. Fica no forno cerca de 10 minutos. Ele vai soltar muita água, então quando ele tiver com apenas um pouco de água, retire do forno para colocar o molho branco. Não deixe dourar ( veja a foto 6). Aproveite quando o peixe estiver no forno para fazer o molho branco, siga esta receita: Receita de Molho Branco. Quando tirar do forno espalhe o molho branco por cima e polvilhe o queijo ralado. Volte ao forno apenas para gratinar (dourar). No meu forno ficou 25 minutos.
Clique nas imagens para ver em tamanho maior
Dicas:
- Uma sugestão é servir com arroz branco e uma salada de folhas.
- Se quiser pode substituir o queijo parmesão por muçarela ralada, fica ótimo.
Tags: carne, filé de peixe, merluza, Molho Branco, peixe, prato principal
























12 de outubro de 2012 at 17:02
a batata pode ser pre cozida…ou não precisa?
13 de outubro de 2012 at 1:40
Fiz a receita, e apesar de demorada (por conta do tempo que leva para a água do peixe secar no forno) é MUITO BOA. todos em casa adoraram. Fica uma DELÍCIA mesmo!!
7 de novembro de 2012 at 23:39
Onde entra o leite de coco que está no título? Obrigada!
Patty Martins respondeu:
Carol você está olhando a receita errada. Essa é o Filé Gratinado
8 de janeiro de 2013 at 20:22
Carol, o filé de merluza com leite de coco é de outra receita, se vc clicar, vai ver que será direcionada a outro link, ou seja o link da receita de filé de merluza com LEITE DE COCO.
Patty Martins respondeu:
Isso mesmo Patricia.
Obrigada por dizer a ela.
Beijos
22 de fevereiro de 2013 at 12:30
Como deixar a merluza mais sequinha, ou seja, tirar o excesso de água.
Patty Martins respondeu:
Almir descongele bem e depois dê uma espremidinha.
Abraços
28 de fevereiro de 2013 at 12:00
as batatas são cruas????
Patty Martins respondeu:
Sim Nelsa são cruas.
Beijos e bom fim de semana
18 de março de 2013 at 12:53
Gente…..eu fiz esta receita ontém…simplismente deliciosa…amei!!!
31 de março de 2013 at 15:22
Adorei!fiz a primeira vez com merluza e ficou uma delícia,agora estou tentando com postas de cação,espero que fique tão bom quanto!
Patty Martins respondeu:
Quero saber se deu certo Raquel!
Beijos
Patty
17 de abril de 2013 at 19:04
Pode ser feita com Polaca do Alasca???Vou tentar…
Patty Martins respondeu:
Eu acredito que sim Miriam.
Beijos
Patty