Receita de Molho Branco
Molho branco é um coringa na cozinha. Dá para usar com macarrão, com panquecas, com carne, com legumes. É excelente para gratinar e dá um up em muitas receitas. E são muitas as receitas de molho branco, tem o clássico Bechamel, tem com creme de leite e tem o simples, vou fazer hoje o com creme de leite. É uma receita bem caseira, sem pretensão nenhuma, mas que é muito gostosa e dá para você usar em muitas outras receitas.
Se você quiser fazer ele mais grossinho diminua a quantidade de leite usada e se quiser deixá-lo mais rico acrescente queijo ralado (pode ser parmesão ou muçarela), principalmente se você for usar o molho para gratinar. Veja como fiz o meu.
Receita de Molho Branco
Ingredientes
2 colheres (de sopa) de manteiga
2 e 1/2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
Uma pitada de noz moscada
1/2 colher (de chá) de sal
1/2 lata de creme de leite
Modo de Preparo
Coloque a manteiga em uma penela e leve ao fogo até derreter. Acrescente a farinha de trigo, mexa a farinha para cozinhar um pouco. Junte um pouco de leite quente e mexa mais. Vai formar uma massinha. Continue acrescentando o leite e mexendo. Quando começar a engrossar, tire do fogo e mexa vigorosamente, isto dissolve eventuais bolotas que tenham se formado. Volte ao fogo, deixe ferver por uns 2 minutos. Agora acrescente a noz moscada, o sal e o creme de leite. Misture e desligue o fogo.
Dicas:
- Eu gosto de ralar a noz moscada na hora, por isso compro a noz moscada (no supermercado ela fica perto da canela em pau, do cravo, etc…) e na hora ralo na parte fina do ralador.
- Se mesmo tendo todo cuidado, seu molho empelotar (as vezes acontece mesmo) coloque no liquidificador, bata e volte para a panela, ele vai ficar lisinho.
- Se for usar o molho só depois que ele esfriar, então use a minha dica (clique abaixo) para não criar uma camada grossa por cima:
Dica para quando você fizer creme branco
Tags: molho, Molho Branco




















20 de setembro de 2012 at 12:06
Patty realmente molho branca salva e dá um up em muito pratos.
Adorei as dicas.
bjo
20 de setembro de 2012 at 12:32
Olá, venha fazer parte do movimento # POR UMA COZINHA MAIS DIVERTIDA!
20 de setembro de 2012 at 13:05
Adoroooooo molho branco.
Arrasou no post =)))
20 de setembro de 2012 at 17:25
Adorei a receita e mais ainda as dicas!
Bjinho
Patty Martins respondeu:
Obrigada Ana. Que bom.
Beijos
21 de setembro de 2012 at 18:16
Oi Patty também ja postei molho branco em meu blog, mas é sempre muito bom novas postagens.Molho branco é maravilhoso para vários pratos, mas muita gente acha que é dificil de preparar.Adorei sua receita com o passo a passo.Parabéns querida.Beijos e bom final de semana.
Patty Martins respondeu:
Vanderleia eu sei que tem muita que acha difícil fazer mesmo, por isso é bom ter várias dicas, né?
Beijos
26 de outubro de 2012 at 12:40
amei este molho. ele e mais pratico vou fazer obrigada
19 de dezembro de 2012 at 17:11
Adorei as dicas! Sempre quis aprender a fazer um bom molho.
Patty Martins respondeu:
Ábia e esse é fácil e fica muito saboroso.
Abraços