27
nov
2012

Como cozinhar beterraba e fazer uma deliciosa salada com laranja

por: Patty Martins

Salada de BeterrabaCom laranja 5 Como cozinhar beterraba e fazer uma deliciosa salada com laranja

Eu sei que em algumas cidades do Brasil tem chovido bastante, tenho acompanhado pelos noticiários, mas aqui nessa região estamos com uma seca muito intensa e um calor tão intenso quanto. E esse calor me faz perder a fome (Oh Glória!). Por isso tenho feito muitas saladas, pelo menos é uma comida mais fresquinha e que dá gosto comer.

Salada de beterraba sempre tem aqui em casa, meu caçula gosta muito. Parece incrível que uma criança de cinco anos goste tanto de salada de beterraba quanto ele. No dia que fiz essa, ele disse: Mãe posso comer essa salada toda (eu juro) e eu tive que negociar com ele para que eu pudesse servir aos outros também senão ele comia todinha.

Normalmente fazia salada de beterraba simplesinha, mas há um tempo tenho visto em sites americanos essa mistura de beterraba com laranja, vi várias versões e aí resolvi criar a minha. Fica perfeito gente, o docinho da beterraba casa direitinho com o ácido da laranja e o resultado é uma salada bem refrescante. Veja como eu fiz:

Observação: Antes de começar a fazer a salada, que não tem segredos, vou mostrar como cozinho a beterraba.

Como cozinhar beterraba

Na panela de Pressão (ou comum)

Primeiro lave bem a beterraba e não tire a casca isso conserva a cor dela. Coloque em uma panela e cubra com água, coloque uma pitada de açúcar, isso vai intensificar a cor, mas se não quiser colocar não tem problema. Leve ao fogo,com a panela tampada. Se for na panela de pressão ela estará boa em 20 a 30 minutos. Na panela normal ela vai estar macia com mais ou menos 1 hora.

No micro-ondas

Lave a beterraba e coloque em um recipiente próprio para micro-ondas, coloque 1/4 de xícara de chá de água e tampe com a tampa para micro-ondas. Ligue na potência alta por 10 minutos, provavelmente esse tempo vai ser suficiente, se ela não estiver macia, coloque um pouco mais de tempo.

 

No forno

Lave as beterrabas e enrole em papel alumínio. Leve ao forno (200 graus) por mais ou menos uma hora. Espete com um garfo, se ainda não estiver macia, deixe mais um pouco. É ótimo você fazer isso quando estiver usando o forno para assar alguma receita, daí você aproveita e assa as beterrabas.

 

Salada de Beterraba Com Laranja

Ingredientes (4 porções)

2 beterrabas cozidas e já fria

2 laranjas

1 colher (de sopa) de vinagre de maçã

1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem

Sal a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe as beterrabas de uma das formas que eu mostrei acima (dessa vez fiz na panela de pressão), deixe esfriar, descasque e pique em pedaços não muito pequenos.

Descasque as laranjas, tirando a parte branca (que amarga) como mostrei na foto. Corte as laranjas, desprezando o miolo.

Em uma saladeira coloque a beterraba picada e tempere com o vinagre,  o azeite e o sal. Misture delicadamente a laranja picada. Não misture muito senão a beterraba vai tingir toda a laranja e fica visualmente feio. Deixe uns pedaços de laranja para enfeitar a salada. Deixe uns minutinhos a salada na geladeira antes de servir.

Salada+de+beterraba+com+laranja Como cozinhar beterraba e fazer uma deliciosa salada com laranja

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


Comentários Pelo facebook

15 Comentários

  1. Mónica disse:

    Boa tarde…

    Adorei o blog e passarei aki mais vezes para ver as novidades e “saboreá-las”!!!!

    Já sou tua seguidora..se quisers ser minha também, ficarei muito feliz….

    Voltarei em breve…

    Desejos de muito sucesso e muitas felicidades…

    Beijinhos e até breve…

  2. Que delíciaaaa, aqui quem ama beterraba é filho mais velho e desde pequeno. Vou seguir sua dica e colocar a laranja. Quanto ao cozimento da beterraba faço como minha mãe me ensinou….descasco ela e corto em tiras ou como preferir, coloco em uma panela com água o suficiente pra cobri-las e passar mais ou menos dois dedos e coloco duas colheres de açucar…cozinho em panela normal mesmo e acho super rápido…….antes colocava na panela de pressão o que demorava muito, hoje coloco ela pra cozinhar e depois vou fazendo o resto da comida e quando termino a beterraba já está cozida e pra esfriar rápido dou um banho de água gelada nela :).
    E deixa eu perguntar uma coisa: Patty tava me lembrando da brincadeira que vc mencionou a um tempinho atras sobre decorar vidros e colocar algo comestivel e presentear, lembra??? Já foi a brincadeira???
    E vc teria alguma receita de patê de cenoura??? Preciso para sábado agora 01/12.
    Bjs

    Patty Martins respondeu:

    Re eu não gosto muito de cozinhar a beterraba cortada, eu acho que ela perde muito em sabor e cor.
    Então, não fiz e nem sei se vou conseguir fazer as postagens sobre os presentes caseiros. Estou muiiiito cheia de trabalho e cansadíssimas. Mas, vou fazer um esforço. Agora se você fez alguma coisa me manda que eu posto.
    Hum, não tenho receita de patê de cenoura, sorry.
    Beijos

  3. Chris Ribeiro disse:

    Oi, Patty,

    Adorei a salada e já fiz. A mistura laranja e beterraba, que até então só tinha pintado por aqui em forma de suco, ficou uma delícia!
    By the way, eu sempre escolho as beterrabas menorzinhas e cozinho minhas beterrabas com casca e no vapor. Ficam beeeem vermelhinhas e com todo o sabor da beterraba mesmo! E nem demoram muto a cozinhar, viu.

    Obrigada por compartilhar.

    Beijos

    Patty Martins respondeu:

    Que interessante Chris. Mas, é na panela de vapor normal? Você coloca a beterraba inteira?

  4. Chris Ribeiro disse:

    Eu uso o meu escorredor de massa que veio no jogo de panelas inox pq ele encaixa direitinho dentro da panela. Daí ponho uns 2 ou 3 dedos de água na panela, arrumo as beterrabas lavadinhas e com casca no escorredor e tampo pra cozinhar em fogo médio. Em 20, 25 minutos estão macias e deliciosas as minhas beterrabas. Se forem orgânicas então, hummmm…
    Beijos, Patty

    Patty Martins respondeu:

    Eu não encontro beterrabas pequenas. Vou procurar na feira, se eu achar vou tentar.
    Beijos

    Patty Martins respondeu:

    Chris comprei beterraba orgânica na feira e fiz como você falou. Cozinhei no vapor, ficou ótima e não demorou tanto como eu pensei que demoraria. Valeu pela dica.
    Beijinhos

  5. Chris Ribeiro disse:

    Que bom que gostou, Patty!
    Desde que descobri que dava certo, nunca mais fiz de outro jeito. Elas ficam tão saborosas e roxinhas…

    Beijos e eu que agradeço pelas dicas valiosas e receitas deliciosas que vc compartilha por aqui!

    Fica com Deus e ótimas festas pra vc!

    Patty Martins respondeu:

    Agora descobri uma feirante que vende tudo orgânico e com preço justo, tô adorando, rs.
    Beijos

  6. lu disse:

    Iaí blz? Amei sua receita, mas c só esqueceu d falar se o fogo é alto ou baixo tanto pra panela de pressão ou p/panela simples…Obrigado!

  7. CRISTINA disse:

    amei o seu blog…receitas fáceis, gostosas e saudáveis….parabéns

  8. Mariza disse:

    Comi essa salada, hoje…..aqui na Australia, come- se muita beterraba…..em lata, é uma delícia……;)

  9. silvia disse:

    que dellicia

  10. cleo disse:

    saladinha boa, gostei

Deixe o seu comentário!