8
nov
2012

Dica: Como Fazer Polpa de Acerola em Casa

por: Patty Martins

Hoje é dia de feira aqui no meu bairro. Não é a maior da cidade, que acontece aos sábados. Mas, é uma feira bem boa. Confesso que quando eu vim morar aqui alguns anos atrás eu  tinha desacostumado de ir em feira, pois a mais de dez anos fazia minhas compras só em supermercado e sacolão. As primeiras vezes que fui na feira aqui em Garanhuns, fiquei meio tonta. Verdade gente, não estou brincando, nem exagerando. Era muita gente gritando, me oferecendo coisas, gente passando e todo tipo de coisa para vender (até galinha viva, como é costume aqui no Nordeste). Confesso que demorei a me acostumar, mas sabe que agora até gosto de ir. Qualquer dia vou fazer uns posts sobre as feiras daqui para você que não é daqui saber do que estou falando.

Uma coisa que acho super engraçado na feira daqui é que quando você passa o feirante grita “banana 3 reais, mas eu faço por 2″, kkk, alô??? Eu não pedi desconto (ainda). Mas, por aqui é assim mesmo, eles já oferecem desconto sem nem mesmo você pedir. E a banana se compra por dúzia e não por peso como nos supermercados.

O que eu gosto de comprar em feira são frutas e vegetais da estação. Agora mesmo, já estão aparecendo acerola para comprar, e estão lindas. Umas bitelas bem vermelhas e suculentas. Eu comprei essa quantidade da foto na semana passada por 2 reais, preço bom né gente?

E muitas vezes para aproveitar os produtos da estação, eu compro bastante e congelo. Neste caso, congelei a polpa da acerola. Então durante um bom tempo vou ter polpa de acerola no freezer para fazer suco, mousse ou o que eu quiser. Veja como eu fiz:

Como Fazer Polpa de Acerola

Você vai precisar de:

Acerolas maduras

Água filtrada

Liquidificador

Peneira

Recipiente próprio para congelamento ou saquinhos

Etiqueta

Modo de Fazer

Coloque no liquidificador a acerola e a água. Para cada xícara (de chá) cheia de acerola, coloque meia xícara de água filtrada. Bata bem. Passe por uma peneira fina. Coloque em recipientes ou sacos próprios para congelamento, feche e coloque uma etiqueta com o nome do que tem ali dentro e a data que você fez (as vezes coloco também a data de validade). Coloque no freezer e deixe congelar.

 

Observação: Se você seguir as técnicas de congelamento certinhas (o ideal é você fazer um curso sobre isso), as polpas sem adição de açúcar duram de 3 a 6 meses no freezer. Eu já fiz curso de congelamento há muito tempo atrás, mas mesmo assim e do jeito que eu mostrei para vocês, prefiro deixar no freezer por apenas 1 mês.

Dicas:

  • Quanto menos água, mais concentrada a polpa fica, mas cuidado para não forçar o liquidificador.
  • Congele em recipientes pequenos, para descongelar somente a porção que você vai usar.
  • Nunca recongele a polpa, ela perde muito de suas propriedades.
  • Para fazer o suco depois de congelada, é só bater a polpa congelada com água e açúcar. Não precisa descongelar e nem peneirar.
  • Eu não deixo muito tempo a polpa congelada. Procuro ir usando. Quanto mais tempo ela fica no freezer, mais ela perde os nutrientes.
  • Quando congelar procure tirar o ar do recipiente ou do saquinho.
  • No congelador as polpas duram muiiito menos, pois a temperatura não atinge o ideal para uma melhor conservação.
*******************************************

P.S. Eu sei que vocês estão doidas para ver mais sobre a viagem para Belém. Obrigada pelos comentários e pelos emails que recebi. Assim como vocês, eu também estou louca para ver os posts no blog. Claro que eu já vi as fotos e ouvi o relato, mas nada como ver aqui na minha frente, no blog. A coisa toda toma outra dimensão. Pelo menos para mim.

Mas vamos ter que ter um pouquinho de paciência, a Karis está num ano bem atarefado, o terceiro ano do ensino médio. Então é Enem, simulado, estudar para vestibular e outras coisitas que vocês podem imaginar. E como é ela que está fazendo tudo (tudo leia-se editando foto, fazendo as montagens e escrevendo o texto) vai demorar um tiquinho. Mas, nada que não siva para aumentar ainda mais a nossa curiosidade.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


Comentários Pelo facebook

14 Comentários

  1. Lais disse:

    Patty, sempre soube que bater a semente junto deixa gosto amargo. Como vc faz? Não deixa bater muito, é isso? Obrigada!

  2. jb disse:

    legau

    Patty Martins respondeu:

    Aproveite a dica!
    Beijos
    Patty

  3. amalia disse:

    sempre soube que a semente de acerola batida junto, fica um gosto amargo. como faco? (polpa de acerola)

  4. Sou apaixonada por suco de acerola.

    Patty Martins respondeu:

    É uma delícia mesmo.
    Abraço

  5. Bom aqui em casa eu faço a polpa de acerola sem usar o linquidificado e não acrescento água, ou seja, a polpa fica pura. Uso apenas uma peneira bem fina, basta ir amassando as acerolas na peneira. O resultado é uma polpa pura e sem vestígio de sementes.

    Patty Martins respondeu:

    Hum assim fica muito boa, né? Mas a acerola tem que estar bem madura para conseguir fazer.
    Beijo
    Patty

  6. maria socorro disse:

    amei sua dica, pois temos uma chacara com bastante pe de frutas hoje colhi uns 4kg de acerola e ñ sabia congelar. obrigada! bjs

  7. Adelaide disse:

    Hola,tbm como vc adoro acerola,mas nunca gostei do pozinho da semente que fica no suco.Tenho uma amiga que mora em Goias,la tem muita acerola nos quintais.Aprendi com ela uma dica muito boa que passa longe de bater a acerola no liquidificador.Você pega a acerola tira os cabinhos lava bem e deixa ela de molho numa bacia por umas 5 horas,pode ser na geladeira,depois vc pega uma peneirinha de bambu dessas que vende em mercadão,coloca sobre uma outra bacia do mesmo tamanho da peneira e espreme a polpa se solta toda e as sementes ficam todas inteiras e o suco terá somente a polpa nenhum resquicio do pozinho da semente,quando fiz da 1 vez achei uma maravilha.ok bjssssssssss

  8. Rafael disse:

    Muito obrigado! Eu estava precisando destas informação e dicas de como fazer polpa de acerola pois a minha mãe ganhou dois sacos cheios de acerola e me deu um saco de acerola e elas já estão querendo começar a apodrecer . Como eu não queria acabar com estas acerolas de uma só vez ,achei a solução de fazer polpa de acerola uma excelente ideia pois eu queira tomar suco de laranja com acerola todos os dias pela manhã, pois eu estou necessitando de bastante vitamina C e a acerola é uma excelente fonte de vitamina C e outras vitaminas .

    Obs.Quem perguntou que a semente da acerola amarga o suco . Pode bater com tudo semente e tudo( eu já até fiz com o talo da acerola ) e não amarga e fica um suco super gostoso .

  9. maria lucia sato kobayashi disse:

    Hj cheguei com um pote cheio de acerolas lá de casa para os colegas aqui do Postode Saude onde trabalho e todos queriam saber como fazer a polpa se com semente ou sem…adorei as dicas. E outra dica: coloque a polpa em forminhas de gelo e depois é só colocar no copo com um pouco dágua e adoçar à gosto…é mais prático na correria do posto.

  10. Wilson disse:

    Há 30 anos plantei um pé de acerola no meu quintal, só que agora o pé tem proporções enormes, necessito de uma escada de bombeiro para extrair a fruta. O que devo fazer, ranca-lo até com a raiz e plantar outro pé ou de que forma eu aproveito o mesmo pé?.

  11. Marcos Andrade disse:

    Faço espremendo na peneira. Vou experimentar no liquidificador

Deixe o seu comentário!

cache control3