24
dez
2012

Rosca de Frutas

por: Patty Martins

Rosca+de+frutas 2 Rosca de Frutas

Essa Rosca de Frutas é facílima de fazer. Quem é iniciante na cozinha pode ver ela assim tão bonita e achar que é complicada, mas não é verdade. Se você olhar as fotos vai ver que tenho razão. A única coisa que vai precisar é de um pouco de paciência, porque como todo pão, ela tem que ter um tempo de descanso para a massa fermentar e aumentar de tamanho.

Como recheio eu usei frutas cristalizadas, passas e ameixas, mas você pode usar também, figo e pêssego em calda, cerejas ao marasquinho, nozes, castanha ou o que sua imaginação mandar. Viu como é uma receita que nos dá mil e uma possibilidades.

Agora veja como fiz:

Rosca de Frutas

Ingredientes

500 g de farinha de trigo

1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)

100 g de açúcar

100 g de manteiga

1 colher (de chá) de sal

2 ovos

1/2 xícara (de chá) de leite morno

150 g de frutas cristalizadas

50 g de uva passas sem semente

50 g de ameixa seca sem caroço

1 colher (de sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

 

Modo de Preparo

Coloque em uma tigelinha o fermento, 2 colheres (de sopa) da farinha de trigo, 1/2 colher (de sopa) de açúcar e 1/2 xícara (de chá) de leite morno. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos.

Em uma tigela maior misture o açúcar com a manteiga e depois os ovos. Depois acrescente a mistura de fermento. Vá juntando a farinha de trigo e o sal. Misture bem até ter uma massa (não muito seca). Se for preciso acrescente um pouquinho de farinha ou de leite para chegar no ponto. Para mim não foi preciso, mas isto vai variar dos seus ingredientes (por exemplo os ovos podem ser menores ou maiores do que os que eu usei). Deixe a massa dentro do forno desligado por 1 hora.

Depois polvilhe uma mesa com farinha de trigo e abra a massa usando um rolo ou uma garrafa de vinho. Espalhe as frutas por cima da massa e enrole como um rocambole. Corte pedaços de rocambole de 4 dedos de largura e arrume, com as frutas viradas para cima, em uma forma de buraco no meio que esteja untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Coloque no forno desligado e deixe descansar mais 1 hora. Agora leve para assar em forno médio por mais ou menos por 30 minutos.

Depois de morna desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima da rosca.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


Comentários Pelo facebook

5 Comentários

  1. Cuca disse:

    Patty, que rosca deliciosa!!! Que bom aspecto!

    Beijinhos e um óptimo Natal para ti e para a tua família

    Patty Martins respondeu:

    Para você também Cuca. Que todos os seus desejos se realizem.
    Beijos

  2. jaque disse:

    Nossa que delicia ehehh… Gostei da receita e vou preparar para o fim de ano, já que as visitas começa a chegar nessa época!

  3. MARIA disse:

    NOSSA QUE RECEITA MAIS LINDA!!! ME DEU AGUA NA BOCA!!!

  4. eli disse:

    Que delicia, eu vou preparar no fim de semana

Deixe o seu comentário!