AQUI NA COZINHA EM BELÉM DO PARÁ – Onde comer?
Bem aqui está o último post sobre a viagem a Belém do Pará que o blog foi convidado a fazer. Quem foi representando o blog como vocês já sabem, foi minha filha Karis. Se você não leu os outros dois posts que ela escreveu, veja aqui:
- AQUI NA COZINHA EM BELÉM DO PARÁ – Fazenda da SOCOCO
- AQUI NA COZINHA EM BELÉM DO PARÁ- Fábrica da SOCOCO
Agora ela vai mostrar o que andou comendo por lá e boas opções para quem for a Belém. Eu particularmente, gosto muito da comida da Região Norte do Brasil. Já morei em Porto Velho, Rondônia, quando eu era adolescente e vendo esse post e as fotos fiquei doida para tomar um Tacacá.
Bem, segue o relato da Karis, que agora é uma universitária. Isso mesmo gente, ela passou no vestibular, Uhu!
Estou de volta, para falar sobre a viagem que fiz à Belém do Pará! E hoje o assunto é a culinária incrível desta cidade.
Nossa primeira refeição foi o almoço no Restaurante Lá em Casa, na Estação das Docas de frente para o rio, uma paisagem linda e uma comida maravilhosa. De entrada Camarões Empanados no Coco, o prato principal foi Arroz de Coco e Pirarucu ao Molho de Coco e a sobremesa foi uma Queijadinha também de coco. Todos os pratos tinham coco em razão da nossa visita à fazenda da SOCOCO.
O Lá em Casa é um restaurante que usa muito os ingredientes locais e também os pratos típicos, como o Pato no Tucupi, Maniçoba e o Vatapá Paraense. A variedade de Caipirinha é enorme e com todas as frutas paraenses que você imaginar, de cupuaçu a açaí.
De noite fui comer Tacacá como uma boa paraense, haha É uma delícia essa mistura de camarões, goma e tucupi. Para arrematar a noite um sorvete da Cairu, se você for para Belém NÃO PODE deixar de experimentar os sorvetes de lá, experimentei vários, mas os meus escolhidos foram o Paraense (açaí+tapioca) e o de araçá, fruta típica.
Não podia deixar de experimentar o Açaí com Peixe, a mais tradicional refeição paraense. Fui ao Point do Açaí e comi uma variedade de peixes empanados e fritos juntos com salada, o açaí e aquela tapioca mais grossa, beeeeeeem paraense mesmo! Não gostei muito do açaí puro, mas com açúcar fica muito bom, você pode comê-lo junto ou separado do peixe.
Andréa (Aromas e Sabores), Chef Sérgio Leão, Dani e Alceu (Cozinha Travessa) e eu
O último jantar foi no Restaurante Benjamin, incrível o ambiente e a comida. O chef Sérgio Leão é uma simpatia e enquanto comíamos ele nos dava uma aula de geografia, culinária e cultura. Ele nos serviu um Consomê de Abóbora, Leite de Coco e Gengibre, depois foi o momento da Arraia no Pirão Picante, o terceiro prato foi Purê de Pupunha e Camarões, em seguida para fechar os pratos salgados veio o Magret de Pato com Arroz de Tucupi e Jambo, delicioso! Já estava satisfeita, mas as Cocadas de Maracujá e Cupuaçu estavam incríveis e não pude recusar.
Se você for a Belém não deixe de visitar pelo menos um dos lugares citados acima, todos aprovados!
Beijos
Karis Martins
P.S. Quero agradecer a Andrea, do Aromas e Sabores por me permitir usar as fotos dela do Restaurante Benjamin.
Tags: Belém, gastronomia, lugar, Pará, viagem



















24 de janeiro de 2013 at 12:17
menina, pense no que vc causou agora!?
estou morando há 22 anos em teresina,
mas, minha raiz gastronomica,nunca perdi.
e hoje me deparo com essas iguarias que são
especialmente da minha terra, ou melhor, da nossa terra!
amei a reportagem, é claro que bateu saudades e é
obvio,um pouquinho de inveja. o tacaca,hummm, esse nem se fala.
o açai, ai ai . não aquento mais nem olhar.
grande abraço
valkia gomes
Patty Martins respondeu:
rsrs. Só comida boa né Valkia.
Beijos
27 de janeiro de 2013 at 13:12
Nossa! Eu só descobri teu site hoje! E depois que o Rainhas do Lar fechou a cozinha, acho que esse foi o único que me encantou completamente. AMEI as tuas receitas de chá. Sou de Fortaleza mas moro em Floripa, então quando o inverno chegar já tenho receitinhas de chás para todas as noites frias. Parabéns pelo site, pelos posts e pela linda história de vida. Já assinei o feed e agora serei mais uma leitora assídua. Ah, conheço Garanhuns… Já passei findi em Gravatá…É muito legal. Tudo de bom pra vcs!
Patty Martins respondeu:
Nara puxa que bom que você gostou do blog. Faço com muito carinho e gosto de receber feedback como o seu. Obrigada.
Menina você foi para longe hein.
Hum você conhece Garanhuns, veio no Festival de Inverno aqui?
Beijos
8 de fevereiro de 2013 at 22:42
De nada Patty!! É um prazer ver minhas fotos no seu blog!
Bjs
Patty Martins respondeu:
<3