5 Dicas Para Mantermos uma Alimentação Saudável no Inverno

alimentação inverno

O inverno é uma estação ideal para reunir a família e preparar deliciosos pratos quentes no aconchego do lar.

Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, principalmente no que se refere ao consumo de frutas, legumes e verduras. Esses alimentos são nossos aliados, pois fornecem vitaminas, minerais, água, antioxidantes e fibras; além de melhorar a resistência do organismo contra infecções, gripes e resfriados, que podem ocorrer nesse período de baixas temperaturas.

No inverno o nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Para tirar proveito disso, precisamos manter uma alimentação saudável associada a prática de exercícios físicos regulares, o que contribuirá para que o nosso metabolismo fique mais acelerado, aumentando assim o gasto calórico.

Seguem algumas dicas que considero preciosas para usufruirmos dessa estação, sem abrir mão de uma alimentação equilibrada e do prazer de comer bem:

Alimentação frio

  1. Os chás são muito bem vindos pois são pouco calóricos e possuem propriedades calmantes, digestivas, anti-inflamatórias. Porém devem ser adoçados com moderação. Pacientes hipertensos devem evitar o chá de gengibre, que pode alterar a pressão arterial;
  2. O mingau de aveia é uma ótima opção para o café da manhã. As fibras presentes na aveia contribuem para a saciedade. Você pode incrementar o mingau adoçando com mel, agave, açúcar orgânico ou adoçante. Pode-se acrescentar também frutas picadas;
  3. O leite com cacau e canela também é uma opção deliciosa e menos calórica que o chocolate quente. O cacau possui polifenóis e flavonóides, que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares. A canela é um alimento termogênico (acelera o metabolismo) aumentando o gasto calórico;
  4. Para almoço e jantar podemos usar os legumes e verduras em diversas preparações: sopa de legumes e legumes com carnes variadas, sopas creme (batidas no liquidificador), caldos, legumes assados com ervas aromáticas, purês, tortas de legumes, lasanhas de legumes com carnes variadas (bovina, frango, peixes), risotos, panquecas e tapiocas doces e salgadas, suflês e etc.
  5. Para as sobremesas podemos usar as frutas assadas com especiarias (banana, maçã ou pera com canela, cravo, anis estrelado, erva doce).

Bom, espero que esse inverno seja farto de calor humano e de pratos deliciosos e saudáveis.

Até breve!

Por Fernanda Zanovello

Nutricionista colaboradora do AquiNaCozinha

CRN9 02100272

Facebook: Fernanda Zanovello 

E-mail: fernandabz2009@gmail.com

****************************

A Fernanda Zanovello deu muitas dicas nos posts sobre a  minha detox no início do ano e agora ela irá colaborar com o blog de forma mais consistente.

Se você quiser falar com ela, tirar dúvidas, ou mesmo dar sugestões pode comentar nos posts, mandar email para o contato@aquinacozinha.com, ou para o email dela que está acima.

Beijinhos

Patty Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>