A Dona da Cozinha

Eu, eu mesma.

Sou gente boa, sangue bom. Pelo menos é o que dizem.

Nasci no século passado (meu Deus que frase), precisamente em 13 de abril de 1969. Portanto, apesar de ser uma pessoa de época, não sou tão velha assim.
Sou baiana, o que foi muito importante para minha formação. Porque para o baiano tudo é festa, a gente acontece e faz acontecer. Ser baiano é ser retado, é ser porreta, é ser, como podem ver, modesto.
Nasci no interior, Senhor do Bonfim, a melhor festa junina da Bahia. Passei praticamente todas as férias na capital da alegria, curtindo Buraquinho, Ipitanga, Itaparica e nadando no Porto da Barra e na Bacia das Moças, na Pituba.

Sou louca por doces. Doce de jaca em compota é o meu preferido. Nunca gostei de café, mas agora estou me convertendo ao seu consumo. O frapê de café com chantilly é T-U-D-O.
Gosto demais de cozinhar e de inventar na cozinha. Faço um escondidinho de charque que é divino.

Gosto também de cheiros. Os meus preferidos são: de terra molhada pela chuva, de alho com bacon fritando, de caderno novo, de banho tomado e de carro 0 km. Acho que são estes. Agora, cheiro forte demais é uó. Cheiro tem que ser na medida certa.
O que me incomoda é vento. Tô falando de vento e não de brisa. Nada mais irritante do que o vento batendo em minhas orelhas.
Irritante também é gente que fala assim: fulano é pra lá de animado, é pra lá de convencido (prá lá? Como assim?) ou que fala assim: vou estar confirmando (não é mais simples, vou confirmar), vai estar sendo debitada (vai ser debitada). Sei lá porque, mas me irrita profundamente.

Sou chorona. Já fui mais. Sou do tipo que chora até vendo comercial de margarina na TV.
Agora, se quiser me agradar, me dê presentes. Sou que nem criança. Aliás, tem coisa melhor do que ganhar presentes? Até tem, mas deixa para lá.

Nunca tive um time do coração e nunca fui à Fonte Nova. Já fui ao Maracanã, mas não em dia de jogo. Muitas vezes torcia pelo Vitória, mas com certeza pulei muitos carnavais ao som de Bahia, Bahia, Bahia, hino do Bahia.
Eu era tímida, mas daquelas que enfrentam a timidez por isso a timidez não me atrapalhou em nada, só me deu um charme a mais (que metida que eu sou). Como vêem, agora sou mais saidinha.
Enfrentando a timidez, desde pequena, nas festas, me vestia de palhaço e sempre estava às voltas envolvida com alguma peça de teatro. Muitas vezes fui atriz, outras tantas diretora.

Quanto a escrever, pensando agora, acho que sempre escrevi e gostei de escrever. Escrevia no jornal da escola, ganhei concurso de redação e tudo o mais. Até ganhei uma viagem de quinze dias para a Itália por vencer um concurso de monografias.

Quando era pré adolescente, meus pais resolveram morar em Porto Velho, Rondônia. Uma experiência riquíssima. Novos costumes, novos ambientes. Tudo muito diferente. Foi lá, ainda uma menina, que eu conheci Deus mais profundamente e desde então é Ele quem rege minha vida.
Dois anos depois estávamos de volta.
Aos dezesseis, mudei do interior para a capital, Salvador. Nova vida. Faculdade, namorado, namorado que conservo até hoje. Só de casamento já se vão mais de vinte anos.
Procurando estudar em uma das melhores faculdades do país, fui com um ano de casamento para São Paulo, mais precisamente Rio Claro. Lá me formei, fiz mestrado e resolvi dar uma guinada.
Formada em Geografia e com mestrado na área, percebi que havia deixado para trás um sonho de menina. Escrever, atuar, apresentar. Dei a tal da guinada. Não foi fácil, foi doloroso, muito por causa de uma madrasta má: minha autocrítica. Mas arregacei as mangas e comecei praticamente do zero. Com uma filha pequena me formei em Radialismo, Locução e Apresentação de Programas de Rádio e TV e fui à luta, trabalhei em uma produtora de vídeo. O bonito da vida é isto: Sempre é tempo.
Mudando para Araraquara, ainda em São Paulo, também comecei a trabalhar em jornal. Consegui meu registro de jornalista e continuei em frente. Foi em Araraquara que tive meu segundo filho. Trabalhava em jornal e era colaboradora de sites da internet.
Dezesseis anos depois, cá estou eu de volta ao Nordeste, estou morando em Garanhuns, Pernambuco. A Suíça pernambucana. Vocês podem não acreditar, mas uma cidade nordestina e fria. Fria mesmo. No inverno, em alguns pontos da cidade, o termômetro chega a marcar 8 graus. Aqui fui editora de uma revista, escrevi uma página em um jornal por mais de 1 ano e também escrevi para revistas de circulação nacional. Neste meio tempo nasceu meu terceiro filho, em Recife.

Sempre pari e criei, não tive filho para os outros cuidarem. Faço questão de estar ali pertinho quando nasce o primeiro dente, quando ele diz a primeira palavra, quando leva o primeiro tombo e quando tenho que virar a noite por causa de uma febre que teima em não passar.
Foi para acompanhar bem de perto o nascimento de meu filho que deixei a revista e o jornal e fiquei só escrevendo para alguns sites. Tive três blogs anteriormente, até que resolvi escrever este: Aqui na Cozinha. Juntei o útil ao agradável.

Escrevo, não só isso, escrevo, cozinho e escrevo sobre cozinha. Agora só falta o resto do sonho, mas quem sabe qualquer dia você não topa comigo nas ondas do rádio ou na telinha da tv, eitcha.
Como vêem, desde sempre, levo a vida como disse um dia Léo Buscaglia: Vivendo, Amando e Aprendendo.
Pois bem, esta sou eu.

Se quiser saber mais sobre o blog, CLIQUE AQUI.

Beijo,

 

Comentários

  1. PATTY,adorei tudo da apresentação do blog ao presente, kit bem caprichado, desejo muita felicidade, sucesso e que possamos nos cruzar, (essa é boa), seja bem vinda conte comigo, não sei se posso te ajudar em algo, acho que você é quem vai me ajudar e muito, pois, não sei se quer fritar um ovo e sou analfabyte, tenho fome e sede de vencer, abraços, fiquei surpreso e muito feliz…. Se puder visite o meu blog acho que é:garanhunsdetudo1pouco.blogstpot.com .. Valeu beijos FERNANDINHO DJ UM SONHADOR.

  2. Paty. Adorei o seu blog, a abertura e conhecer vc um pouquinho.
    Parabens pelo o lindo trabalho e pela pessoa q vc é. Bjs.

  3. Henrique Braga

    Paty minha querida irmã, amei esta apresentação, conheci uma pessôa que ainda não sabia, espero que vc tenha muito sucesso neste novo momento seu e que o nosso Deus te abençoe muito.

    26/03/2010

  4. Aiiiiii que mulher maravilhosa!
    Que exemplo de vida,de luta e uma super mae!
    Me identifiquei muito com vc Patty.
    Estou morando em Pisa na Itàlia e agora que encontrei seu blog,nao saio mais daqui é uma forma de estar mais pertinho do meu Brasil e da nossa Bahia,afinal!sou bahiana e arretada tbem viu?
    Obrigada Deus!por fazer existir pessoas como a Patty.
    Beijooo..Sucesso!
    Adoro vc!

  5. Muito bem, mocinha!!! Acabo de te conhecer, entrei como seguidora, acabei de colocar um link do SOS PE no meu blog, e prazer enorme estar aqui!!!
    Te convido para me visitar no Tutto Dolci, pode entrar que a casa é nossa!!!
    Amei sua história!!! De tudo o que vivemos e sofremos o que vale é a experiência que fica, e crescer sempre, essa é a minha lei!
    Parabéns por tudo, pelo blog, pela história de vida e pela garra em ajudar aquilo que é necessário para diminuir o sofrimento alheio!!!
    Prazer enorme!!!
    Beijos no coração!

  6. Patty,adorei sua estoria de vida!! Qq dia te conto a minha..Mora em itatiba e trabalho em um Buffet porisso sou viciada em receitas..rsrsrs,
    Adoraria te conhecer,quem sabe um dia?/
    Que Deus te ilumine.
    Bjs
    Sandra

  7. Oi Patty, achei seu blog por um acaso, quando estva procurando receita de biscoito pra fazer com minha filhinha de 3 anos. Fiquei encantada…rs Meu nome é Meire, tenho 43 anos e moro em Campinas , São Paulo,sou pedagoga mas agora sou mãe tempo integral, minha filhinha foi meu presente de 40 anos, só tenho ela.Gosto muito de cozinhas, de trico e patchwork e principalmente de fazer novas amizades. Sinto que desse maneira nossa vida ganha um sentido especial. Conhecer pessoas novas, de lugares diferentes, enriquece nossa vida de uma forma única , espero que possamos desenvolver uma grande amizade. Tb sou do dia 13 dó que de outubro…rs coincidência de dia…rs Ainda não consegui montar um blog direito pra mim…mas vou aprender..Um grande abraço desde já.Vou enviar uma mensagem pra seu orkut tb.

  8. Oi Patty amei seu blog, temos algo um pouco em comum, morei em Senhor do Bonfim, por mais de 20 anos da minha vida, agora me enconto aqui em Salvador, e estou gostando muito, antes te vir pra cá ainda passei alguns anos em São Paulo e depois em Camaçari. Muito bom te conhecer!beijos!

  9. Parabéns !!!

    Eu sou pernambucana mas moro em São Paulo há 34 anos, tenho 56 anos, tenho dois grandes amores na vida o meu filho e o meu marido, também amo a cozinha, e toda a alquimia do preparo dos alimentos. A sua historia de vida é muito linda e é isto que te faz especial, sei fazer algumas delicias e fico a disposição se precisar de alguma receita.
    Beijos ,

    Conceição

  10. Oi Paty !!!

    Moro em Botucatu, tenho 50 anos sou auxiliar odontológica e meu patrão é formado em Araraquara .

    Adoro cozinhar e amei seu Blog.

    Parabéns.
    bjosss

  11. Parabéns Paty!

    Sou sua seguidora!

    bjus

    elialucena.blogspot.com/b/layout-preview?token=EcAdlS8BAAA.JUYX3UHG0-7YHL0LTXKXpQ.grdZl2AvzjpS2uQX5Fv5iw&blogID=8672988015047017385

  12. Oi Paty
    Eu sou girlene prima de wilma caldas gostei muito do seu blog.Que DEUS TE ABENÇOE e lhe faça mais feliz do que vc já é.
    Bjs
    Girlene ou girl

  13. Bom dia Patty!
    Gostei muito do seu blog.Parabéns!
    Mnha filha, Dani e eu, estamos realizando um antigo sonho…montamos um pequeno atelier de doces.Estamos no início e batalhando para que nosso sonho seja uma feliz realidade cheia de sucesso.
    A família de minha mãe e de meu pai são de Garanhuns, terra muito querida.Bj no coração.Flávia
    Visite o nosso blog.Ficaremos muito feliz em trocar idéias.Bjs mil

  14. Parabéns pelo blog. Bem organizado e bonito. Vamos entrar sempre e comentar suas receitas. E é claro, pra te ajudar vamos clicar nos banners de propaganda !

    Sucesso pra ti !

    Abs,

  15. Prazer imenso ser seguidora de seu blog,muito bem escrito e organizado.Ao iniciar a leitura fui notando o quanto nasceu interativa e dedicada ao que queria ser.Continuando notei que é jornalista e escritora,afinal a linguagem demonstra a sua capacidade.Aproveito muitas receitas postadas aqui.Parabens pelo esforço e sucesso!!

  16. Fico feliz por saber que és baiana como eu. Já provei uma cocada deliciosa aqui na Bahia e a sua parte interna é bem molinha e a externa é dura, você tem alguma receita desse tipo? Abs.
    Ana Paula – Jaguaquara/Ba

  17. Oi Patty! Gostei muito do seu site tb sou apaixonada por cozinha,amo aprender receitas novas,dizem que cozinho muito bem rsrsrs…sou téc de nutrição e pretendo ingressar na gastronomia pois acho que levo jeito prá coisa.Te desejo muito sucesso,
    Abraço!

  18. Patty, descobri o seu site num dia em que não sabia o que fazer aqui em casa para o almoço! Mas só meus filhos e marido estão curtindo, pois fiz uma gastroplastia dia 20 de dezembro de 2011 e só poderei comer realmente, em fevereiro… tá pertinho…risos
    Mas não posso abusar, sei disso.
    Parabéns pelo site, está maravilhoso.

    Beijos

    Andrea/SP, Capital

  19. Olá… amoooooooo esse seu blog.. entro todos os dias, faço as receitas.. A-DO-RO.
    Minha vida é bem coarrida, pois sempre encontro algo novo, bom gostoso e pratico; beijokas.. tudo de bom pra tí. abraços.. lucia

  20. Muito legal, tua iniciativa e tua história pessoal, com este sonho exposto no teu site!! É isso que faz renovar a alma: fazer o que se gosta! Rende em tudo na vida; traz prosperidade, pois deixa-se a inveja e a murmuração; traz paz de espírito, pois dá e recebe alegria de criar e produzir da própria mente e coração… Parabéns por colaborar com que outras pessoas creiam que podem ser felizes.

  21. Oi Patty achei seu blog por acaso tbm, estava procurando uma informação sobre Tirar gosto ruim de panela de barro ai acabei caindo aqui rsrsrrs. Mas sua estoria de vida é muito linda, e ainda mais quando vc falou q conehceu Deus mais profundamente. Graças a ela eu tbm O conheci e O conheço, Deus é maravilhoso. Eu sou frissurada em receitas, não consigo entrar na net sem ver receitas todos os dias, amo fazer de tudo de comer na cozinha, faço tortas, bolos, bombons, trufas, pães de mel e agora como estamos na pascoa até Ovos de Pascoa pra ajudar na renda familiar rsrsr. Parabens e vou ser sua seguidora tbm. Grande abç e bjs.

  22. um dia vou ter uma cozinha bem sofisticada uns materias necessarias para fazer muitas coisas gostosas que vi no seu site que Deus continue te abençoando grandemente e que esse dom maracvilhoso que deus tre deu popssacada dia mais te surpreender mil bjs fica na paz do senhor jesus

  23. Moro em Belo Horizonte, adorei o seu site gostaria de receber receitas e noticias do seu site atraves do meu e-mail.
    Bjs
    Cleude

  24. Olá Patty
    “Descobri”, hoje o seu blog e AMEI.
    Muito obrigada pela partilha de dicas tão boas.
    Uma abraço do tamanho do mar que nos separa.
    Bom fim-de-semana.
    Beijo

    ___________
    Fátima – Avis/Alentejo – Portugal

  25. Procurando onde comprar maçarico para flambar descobri seu blog e, apesar de não ter tido muito tempo para percorrer tudo, achei muuuito bom.
    Parabéns!!
    Abraço

  26. Olá Patty descobri o seu blog numa das minhas pesquisas ao acaso e, foi amor á primeira vista.Gosto muito do seu jeito de apresentar os posts.O meu nome é Ana e sou de Portugal . Vivo no arquipélago dos Açores que é um paraíso na terra!Lamento o que aconteceu com o seu blog mas tenha força e continue que cá estarei para seguir suas receitas. Beijinho grande e até sempre.

  27. Olá Patty,adorei seu blog e achei por acaso porque estou sempre procurando receitas,e
    também pq minha nora fez um blog sobre cursos e tb faz cupcakes.O nome do blog dela é
    Munch’s cupcakes e o nome é michelebap@brturbo.com.br.Ela é muito esforçada e gosto dela
    não só por ser minha nora,mas como pessoa.Um abraço

  28. Nossa Patty quanta energia boa vc tem!
    Adorei conhecer um pouquinho mais de vc!
    Tem fotos dos filhos?
    Eu ainda não tenho filhos, tenho só uma filhota peluda que amo muito.
    e amo cozinhar ( algo em comum) rsrsrsrsrs
    Muito saber um pouco mais de vc flor!!
    Sucesso viu!! BJussss

  29. Eu imaginei flor que fosse por esse motivo mesmo.
    Mas achei muito linda a sua história e sua família tb.
    Vi a receita de morango sim, achei eles muito fofos.E gostam de cozinhar tb. rsrsrs
    Parabéns mais uma vez pela bela família!
    Bjus

  30. olá

    hoje encontrei seu blog ao procurar por blogs de culinária …….
    sou paulistana, descendente de portugueses de espanhões e de italianos ……. povos que adoram cozinhar rs rs rs rs ………

    e encontrei muitas receitas e assuntos interessantes em seu blog …….. até anotei seu endereço no meu caderno de blogs ……

    cristina

  31. Oi Patty,
    Seu site é maravilhoso!
    Quantas receitas maravilhosas!
    Sou de Biguaçu, Santa Catarina..
    E acesso seu site sempre que posso!
    E me apaixonei por cada receita postada nele!
    Aprendi muitas receitas novas que com certeza fazem sucesso aqui!
    Até assinei a newsletter para ficar atenta a qualquer novidade :)
    Parabéns pelo site, pela iniciativa!
    Sucesso sempre!
    Beijos,

    Raquel

  32. Tava procurando apenas uma receita de panqueca de cenoura quando abri seu blog e não consegui parar de ler.
    Sou do Tocantins, moro em Belo Horizonte onde sou conhecida como baiana, ta no sangue sabe, família toda retada. Tbm tenho 3 filhos que fico por conta e adoro cozinhar pra eles. Me identifiquei um pouco com sua história e estou torcendo por vc…Grande beijo e mto Sucesso.

  33. Oi, Patty!!! Adorei a apresentação do blog, sua história, enfim, tudo… Também sou baiana, quase vizinha, da cidade de Campo Formoso. Moro há mais de 25 anos no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Pelotas, cidade do doce (aqui faz frio, tchê!!!!!) e morro de saudades das comidas baianas. Entrei no blog para ver como se faz carne de sol e não resisti. Visitei tudo!!!! Grande beijo e muito sucesso!

  34. Patty, simplesmente amei seu site, sua história é linda, semelhante a minha, embora gaúcha, casada com Baiano de Lauro de Freitas, mãe de 1 menino, morando no RJ kkk vou acompanhar mais suas receitas flor, amo cozinha!!!! Beijos

  35. oi patty,amei conhecer seu site,é linda sua historia! parabens por esse dom lindo q vc tem na cozinha! recebo receitas todos os dias em meu e-mail,cada uma mais legal q outra!!! abraço kerida :)

  36. Meu Deus! Você existe mesmo Patty? Seu blog é maravilhoso. Já faz algum tempinho que te acompanho e nunca havia deixado um recadinho, mas dessa vez resolvi parar pra te agradecer por tantos conhecimentos, tenho aprendido muito com você. OBRIGADA! E que Deus te abençoe. Beijos

  37. Nossa, amei esse cantnho, as receitas são práticas e o ingredientes fáceis de encontrar, odeio blog q pede ingrediente q nunca oui falar q nem sei onde compra!
    Gosto de coisa simples e caprichada!
    Grande beijo, sucesso fique com Deus!

  38. Hi, Patty Martina, How are You? Hope fine and have a nice day. Assume you are owner of this organitation. Which item you are doing. Could you please let me know ? This will be highly appreciated. have possibility to talk with you? if yes, please let me know you cell number. Tks Mizan

  39. Meu bem adorei a receita da Lasanha….vou fazer hoje….gostei demais do seu blog e venho visitá-la todos os dias para saber das novas…bjs

  40. Adorei seu blog, sua maneira simples e muito bem explicadinha de colocar as receitas com fotos do passo a passo! Vc é muito simpática, não é atoa que é bahiana!!!!! Bjs e muito obrigada!!!!!Deus te abençoe sempre! Amém!!!!

  41. simplesmente tornasse uma amiga de muitos anos sem almenos conhece-la isso resume vc patty….parabéns pelo blog parabéns pela humildade e modéstia nas postagens parabéns pela profissional mãe e dona de casa ….obrigada por compartilhar conosco todo o seu conhecimento ….amei 😉

  42. Oi, Patty! Que prazer ler o seu blog. Que mulher dinâmica e simpática. Temos algo em comum, também sou geógrafa. Moro em Ipatinga-MG e me formei na PUC, em Belo Horizonte. Atualmente, sou professora na rede pública de Ipatinga. Já gostei muito de cozinha, mas ando com preguiça de cozinha. Entretanto, sua energia e sabedoria na cozinha, estão me estimulando a tomar gosto novamente por esta arte, que é cozinha. Adorei sua história. Muito bacana mesmo. Gosto muito dos baianos. São alegres e despojados. Transmitem uma energia boa. Que Deus continue te abençoando muito e sempre. Beijos.

  43. Bom-dia,como vai?
    Gostaria de te pedir uma dica;será que se eu usar o fermento de bolo, a receita ficará boa? Obrigada

  44. Ola Patty lendo seu blog fiquei emocionado como a internet ajuda muitas pessoas Patty venho aqui pedir uma ajuda ja tive um restaurante de pequeno porte mais alguns e percalços me levaram a desistir aluguel carro fluxo de clientela enfim mais eu nunca desisto sou cozinheiro profissional só que agente sempre trabalhando pra terceiro as vezes demora pra conseguir os objetivos então venho por aqui te pedir ajuda eu no meu restaurante no passado vendi FRANGO ASSADO DESOSSADO E RECHEADO vendia medianamente bem agora eu te pergunto voce pode me ajudar a remontar essa idéia pois moro num bairro acho que pode vender bem sei desossar,tenho um tempeiro basico mas voce pode me ajudar indicando outros vi também que voce ja morou na bahia pra mim isso é um orgulho mais uma baiana srsrrsrsr atualmente estou desempregado então deixo meu apelo que Deus te abeçoe.

  45. Oi, Patty! Amei o seu blog, principalmente porque temos muito em comum! Assim como você, sou baiana, porém de Ilhéus, mas também já morei em Salvador e atualmente moro em Rondônia, contudo, na cidade de Cacoal, que é bem próxima de PVH. Foi aqui em RO que eu e minha família também conhecemos a Cristo. Nossa região (digo “nossa” pois me senti muito bem acolhida por aqui) é ricamente abençoada e ainda que possua defeitos, podemos ver e sentir a presença e o cuidado de Deus por Rondônia, bem como por sua vida.
    Eu amo de paixão cozinhar, embora tenha 16 anos, me arrisco bem na cozinha, algumas vezes a receita dá errado, mas faz parte da busca pela perfeição. Espero aprender muito com você, pois acompanhando seu blog, dá pra ver que você é arretada mesmo na cozinha! kkkkk
    Tenho certeza que Deus é contigo e sempre será.
    Um abraço,

    Beatriz Machado.

  46. Oi Paty!!! Simplismente maravilhoso seu blog, sem contar que me quebrou um galhão hoje!!! Essa receita da lasanha é muito pratica, super rápida de fazer.
    Sou baiana também!!! Moro em Santa Luz, não muito longe de Sr. do Bomfim! Parabéns, seu trabalho é muito gratificante… embora não lide muito bem com cozinha, ficou fácil com sua receita.
    Parabéns.
    Jesus te abençoe de uma forma especial.

  47. Oiii sou de garanhuns e moro em caruaru ameiii seu blog Parabéns e obrigada pela dica da farinha de amêndoas coloca mais receitas com ela adoroooo e não tem gluten

  48. Olá vizinha, como está de São João aí, esse mês o bicho pega por aí né?
    Por nada. eu só não coloco mais porque não acho amêndoa tão facilmente por aqui.
    Beijos
    Patty

  49. Olá Pat Martins, tambem sou do século passado, voce nasceu, eu deveria ter uns sete a oito anos. Nas festa juninas, mamãe costumava, mamãe fazia bolos de milho verde, de batata doce, de macaxeira e uma bebida chamada ALUÁ.Só em falar, eu volto a época dos folguedos, sem esquecer as cocadas marrons e brancas, milho verde ,cozido e assado,muncuzá, canjica…a lista é lomga. Mas gostaria muito de saber se voce tem a receita do ALUÁ, esta bebida é como uns bolinhos descrito pelo escritor frances, Aubet PROST, no romance “A PROCURA DO TEMPO PERDIDO”, do qual ele relembra as férias, quando crinaça, passava em Chambray, França, na fazenda de sua avóele, sentia o aroma dos bolinhos chamado MADELEINE (Madalena). E eu sinto o sabor do ALUÁ`que minha mãe fazia no mes de junho, festa juninas. Se voce tem esta deliciosa receita, não deixe de postar no seu, Bloco ou me enviar via e-mail Já pedi as miinhas amigas da minha idade, primas e minha mãe não está mais comigo, ela esta junto a Deus e minhas tias, vovos também. Lembroe que ela fazia de milho ou pão d’agua, o hoje Carioquinha. Nunca imajinei que esta deliciosa receita desaparecesse dos costumes das receitas juninhas do nosso Nordete. Se caso voce guardou esta receita a sete chaves, por favor, publique-a ficareirei eternamente grata a voce. Sou de de Fortaleza – Ce -sua vizinha. Minhas felicitações para uma mamãe super dinamica. guerreir e batalhador para está onde está hoje, realizado em tudo que sonhou, Com todo o meu carinho e estimação, da sua nova admiradora. Dina

  50. boa noite por favor envie para mim a receita do Molho de Queijo pois quero rechear e cobrir onde tem a receita não está abrindo.Meu emaill : Muito obrigado.

  51. ola boua noite como vai tudo bem por favor si posivel mada para mi algumas
    reseitas de bolos der de ja li agra deso

  52. adorei suas dicas de bolo , faço bolo para todos aniversariantes da família e adorei suas dicas , por favor me mande dicas de bolo com musse de limão , maracuja ,bolo gelado e umas coberturas com bem faceis……muito obrigada…

  53. Olá Patty,
    Sou maranhense do interior do estado,tenho 51 anos (Grajaú), mas há oito anos moro na capital, São Luis. Sou funcionário público e nas horas vagas, fins de semana, feriados, enfim, adoro cozinhar. Sou casado e pai de três rapazes. Acho que não sou muito ruim na culinária não, porque Larissa (minha esposa), meus filhos e amigos, adoram as guloseimas que faço. Adoro doce de caju e já fiz aqui em casa, seguindo algumas de suas receitas, não só as doces, como também as salgadas. Posso enviar uma receita de um pão doce pra você, que é muito fácil de fazer e super econômico? Adoro suas receitas e também a Bahia.
    Obrigado e abraços.
    Raimundo Alberto (Bebé)

  54. Olá Raimundo
    Manda sim, fiquei muito curiosa. eu gosto muito de fazer pães.
    Sou doida para conhecer o Maranhão. Tenho alguns amigos aí, mas nunca deu certo.
    Abraços
    Patty

  55. Oi, Patty! Amei tudo que li no seu blog. Realmente, vc entende de cozinhar e o faz com paixão e amor! Lendo sobre vc, vi que estudou nas Sacramentinas, em Senhor do Bonfim, e tenho uma tia freira, Ir. Terezinha do Menino Jesus, que morava nesse colégio. Tenho tb uma grande amiga, Suzana, que é de lá, e por sinal cozinha muito bem. Será que esse dom é genético dos moradores de lá? Parabéns, e vc ganhou mais uma fã. Bjs!

  56. Aí vai, a receita do “PÃO DE LIQUIDIFICADOR” ou “PÃO ITALIANO”.

    1 Kg de farinha de trigo
    4 ovos
    3 copos, tipo americano de leite (morno)
    1 e 1/2 copo, tipo americano de óleo
    8 colheres de açúcar
    1 colher de sopa de sal
    1 envelope de fermento seco, ou (3 colheres de sopa)

    * MODO DE PREPARO.

    Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo. Em uma tigela ou bacia, misture o liquidificado com a farinha sem amassar, (com uma colher). Misture até que a massa solte. Se necessário, acrescente farinha de trigo com fermento aos poucos. Modele ou ponha a massa em uma fôrma só (untada). Cubra com uma toalha, deixando crescer até dobrar de volume. Levar ao forno pre-aquecido por 30 a 40 min. ou até que doure bem.

    Espero que goste e lembre-se que adoro suas receitas, principalmente os doces.

    Saúde e paz à você e toda sua família.

  57. ola patty adorei suas receitas…gostaria de te perguntar…qd for fazer carne assada, posso usar margarina ao inves de manteiga?fica bom…bjs.fatima.

  58. Olá Patty. Adoramos o seu muffin de laranja, mas gostaria que ele ficasse mais molhadinho. Você tem alguma sugestão a acrescentar na massa ou depois do bolinho já assado? Obrigada! Beijinhos

  59. OLÁ EU ESTOU COM UM PROBLEMA EU NÃO CONSIGO SABER A QUANTIDADE QUE É 3/2 ESCLAREÇA PARA MIM OBRIGADO

  60. Querida Patty
    Sou o Custodio, e moro no sul de portugal, tenho um restaurante e dedico-me á comida tradicional montanhosa,
    por sinal em portugal ninguem come carne de bode, por cheirar a dizem cabrum. Será que a senhora deita algum produto para tirar o cheiro? e não leva muito tempo para cozer? Gostaria de falar com a senhora no facebook será pussivel? Obrigado Custodio Guerreiro ou iguarias da serra.

  61. Patty,
    Achei seu blog pela internet, preciso de um help, por favor, moro em Garanhuns faz 02 meses, e não acho lugar bom para comprar carne de vaca. Me ajuda! Ahhh e em nenhum supermercado vi tomate pelado. Bjos de uma paulistana desesperada.

  62. Laura realmente tomate pelado eu também nunca encontrei por aqui. Carne eu costumo comprar no Assaí e no Adelson Carnes, em Heliópolis. Espero ter te ajudado. Qualquer coisa conte comigo, rs. Beijão

  63. Amei te conhecer,embora virtualmente.Sou carioca mas filha de nordestino.Adoro a cozinha baiana.Sei que vou aprender muito com você,o que me deixa feliz.Beijo em teu coração e muito obrigada.

  64. Descubri seu blog procurando receita de massa de pizza e acabei vendo outras receitas inclusive as dicas e truques. achei muito intreressante,estou começando a fazer biscoito para fora, mas gostaria que me tirasse uma dúvisa se eu fizer biscoitinhos com um pouco de maisena, a massa vai ficar mais leve, macia.mesmo se a receita não estiver pedindo maisena mas eu colocar por minha conta. Agraddeço e aguardo resposta.