Antepasto de Pimentão Vermelho

Antepasto de Pimentão Vermelho

 

Eu sou fã de antepasto, gosto de ter sempre um vidro com algum na geladeira, semana passada eu fiz esse Antepasto de Pimentão Vermelho e ficou uma delícia. Lembram que há um tempo atrás eu fiz o Antepasto de Pimentões usando pimentões verde, vermelho e amarelo? Esse também é muito bom. Qualquer um dos dois vale muito a pena.

Hoje estou em São Paulo, mas deixei esse post preparado para você aproveitar que o fim de semana está chegando, faz esse pimentão e deixa na geladeira em um vidro fechado, daí quando você quiser servir um belisquete é só apelar para ele.

Veja como eu fiz:

Antepasto de Pimentão Vermelho

Ingredientes

8 pimentões vermelhos (médios, ou 6 grandes)

5 dentes de alho

1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva

2 colheres (de sopa) de vinagre (usei o de maçã, mas pode ser o branco)

1/2 colher (de café) de pimenta do reino moída (ou a seu gosto)

1 pitada de sal (ou a seu gosto também)

Modo de Preparo

Retire a pele dos pimentões como falo abaixo e tire o miolo e as sementes. Lave bem e corte em fatias finas. Coloque metade do azeite em uma forma (ou refratário), espalhe o pimentão em fatias por cima, tempere com o restante do azeite, o alho (cortado em fatias), a pimenta do reino e o sal. Leve ao forno (deixei sem cobrir), mas o fogo estava bem baixo, uns 150 graus. Deixe até o pimentão secar um pouco, veja a última foto aqui em baixo. Se precisar, dê uma mexida nos pimentões no meio do processo. O meu ficou no forno cerca de 25 minutos.

Depois coloque em um vidro bem limpo, deixe esfriar, tampe e guarde na geladeira. Na hora está bem gostoso para comer, mas você vai ver que no dia seguinte estará melhor ainda.

Antepasto de Pimentão Vermelho

 

Como tirar a pele do pimentão

Lave e seque o pimentão (pode ser o verde, o vermelho ou o amarelo). Coloque cada um em uma boca do fogão e ligue o fogo. Isso mesmo, o pimentão vai ficar diretamente sobre o fogo. Deixe chamuscar toda a casca, vai ficar preta, como se tivesse queimado. Vá virando o pimentão para fazer isso de todos os lados. Retire do fogo e coloque o pimentão dentro de um saco plástico por uns 5, 10 minutos e feche. Isso vai fazer com que o pimentão comece a suar e solte mais facilmente a pele. Agora é só lavá-lo em água corente e ir esfregando que a pele sai toda.

Tem outras formas de tirar a pele do pimentão, mas eu gosto desse jeito, pois dá um certo sabor defumado e nesse antepasto esse sabor faz a diferença.

Dicas de como usar esse antepasto:

  • Você pode simplesmente servi-lo com torrada (como na minha primeira foto), ou mesmo com alguma bolacha salgada, tipo cream cracker;
  • Sirva uma salada de folhas variadas e coloque um pouco desse antepasto, vai dar outra vida;
  • Incremente uma pizza simplesinha com fatias desse pimentão. Se você colocar somente queijo e esse pimentão vai ficar ótimo, pode confiar;
  • Fica bom também como recheio de tortas e pães. Hum já pensou em um pão recheado com uma pasta de ricota e fatias finas desse pimentão, eita me deu até água na boca agora.

Ou seja, você pode usar de várias maneiras, use a imaginação.

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *