AQUI NA COZINHA EM BELÉM DO PARÁ- Fábrica da SOCOCO

 

 

por Karis Martins

 

Olá pessoal!

Voltei para contar um pouco mais das minhas aventuras em Belém do Pará, hoje vamos fazer uma visita pela fábrica da SOCOCO, e ver a produção do coco ralado e da água de coco. Fomos muito bem recebidos e aprendemos todos os detalhes, agradecimentos especiais a Rosa Helena que nos guiou por cada processo!

Os cocos colhidos na fazenda de Mojú são levados até a fábrica (foto 1) onde toda a sua fibra é retirada (foto 2) sobrando apenas aquele miolo, igual ao quando compramos coco seco no supermercado. Quando está só o “miolo” o coco é cortado ao meio (foto 3), retirada a água, cozido, e após a polpa é retirada, a mesma é limpa, e fica totalmente branca (foto 4).

Os cocos também tomam banho, haha, isso acontece após a limpeza, depois são ralados, secos e embalados, a finalização do produto é feita em Alagoas, onde o coco pode ser umedecido e saborizado. São produzidas 50 toneladas de coco (desidratado, ou seja, mais leve) por dia!!!

O processo da água de coco é mais simples, eles misturam a água do coco verde e a água do coco seco e corrigem o sabor com até no máximo 1% de sacarose, apenas para tentar manter o sabor padronizado, já que os cocos não tem sabores iguais. Não é adicionado nenhum conservante, a durabilidade é por conta da pasteurização.

Toda água utilizada é tratada e limpa, as cascas dos cocos são transformadas em adubo, ração e energia, o processo é todo autossustentável!

Pra fechar o post, os companheiros de viagem, Dani, Alceu, Marina e Andrea, todos devidamente vestidos para a visita à fábrica.

Da próxima venho contar um pouco sobre o mercado Ver o Peso, não demorarei dessa vez, minhas provas acabaram e não estou em recuperação, hahaha.

Até breve!

 

A primeira parte da viagem está aqui:

AQUI NA COZINHA EM BELÉM DO PARÁ – Fazenda da SOCOCO

 

Comments

  1. says

    E eu com a máquina que não funcionou!! hehehehe Boas lembranças, a viagem deixou saudades! Só vou publicar em janeiro.
    bjs para a Karis também

  2. maria durce oliveira f says

    Gostaria muito de trabalhar nessa empresa lutei varias vezes nessa dr moju e nunca conseguir agora estou tentando nessa de ananideua por favo me der uma chance

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *