Arroz de Bacalhau

Esta foi a primeira vez que fiz esta receita. Aqui em casa achamos deliciosa, só não sei se esta é a receita original ou já é uma adaptação. Já nem sei de onde tirei ela. O fato é que fazia tempo que queria experimentá-la e agora tive a oportunidade. O pessoal de Portugal é quem sempre faz esta receita, então gente se aí vocês fazem diferente, diz aí nos comentários.

Olha esta é uma excelente receita para o arroz da suas ceias de fim de ano, então anota aí:

Arroz de Bacalhau

Ingredientes

250g de arroz parboilizado (1/4 do pacote de 1 kg)

400g de bacalhau cozido e desfiado

750ml da água que cozinhou o bacalhau

150g de azeitonas sem caroço

1 lata de ervilhas

½ cebola picada

2 dentes de alho amassados

½ xícara (de chá) de azeite de oliva

2 tomates picados

½ maço de salsa ou coentro picado

3 ovos cozidos para decorar

 

Modo de Preparo

Eu comprei bacalhau congelado. Acho que fica melhor com o salgado, pois o congelado não tem o sabor muito pronunciado, mas também fica bom. Eu fiz assim: Fervi o bacalhau por 3 minutos, depois tirei a pele e as espinhas e desfiei grosseiramente. Reserve o bacalhau desfiado e 750 ml da água que cozinhou.

Frite a cebola e o alho em metade do azeite até ficar transparente, não deixe fritar muito. Acrescente o arroz e frite um pouco mais. Junte a água do bacalhau e deixe o arroz cozinhar. Se precisar de mais água para amolecer o arroz, vá pingando água quente. Quando o arroz já tiver quase cozido acrescente o tomate, o bacalhau e por fim a ervilha. Deixe cozinhar um pouco mais. Não deixe o arroz muito seco. O ideal é que ele fique com um caldinho cremoso. Quando estiver quase no ponto acrescente as azeitonas e a salsa picada. Despeje em uma travessa e enfeite com os ovos cozidos e fatiados e regue com o restante do azeite.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

Dica:

Este prato dá 8 porções.

 

Comments

  1. shirlene says

    oi,amei a receita gostaria de saber com o que eu posso acompanhar esse arroz e pra qts pessoas da essa receita.obg bjs

  2. says

    Olha Shirlene acho que dá umas 8 a 10 porções. Este arroz pode ser o prato principal ou apenas um acompanhamento. sirva com salada, peixe assado, farofa de cenoura (é só uma sugestão, tem muitas possibilidades)
    Beijos

  3. says

    bom dia a todos! olha eu fiz esse esscelente arroz de bacalhau, pra minha familia,é uma delicia!! faça vc mesmo vale a pena,eu recebie muitos elogios!muito obrigado patty martins! seu blog realmente é uma delicia!!!!!!!!!

  4. says

    Fiz essa gostosura de arroz no Natal. Apenas substitui as azeitonas verdes pelas pretas peruanas. Frescurinhas
    familiares… Essa receita é muito boa.
    UM ANO NOVO DE LUZ para todos,especialmente para você Patty.
    Muito Obrigada por tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *