Bolo de Fubá Cozido

Bolo de fubá

Minha mãe fazia esse bolo de fubá quando eu era criança e adolescente. Eu fiz poucas vezes ele. Desde que mudei para Garanhuns, eu acho que eu não tinha feito. Então essa semana, remexendo uns cadernos de receitas antigos, me topei com essa receita. Sim cadernos de receita, meu povo. Para o pessoal mais novinho, era assim que a gente guardava as receitas, antes dos blogs e do Facebook, antes dos “food nerds” kkkk.

Então resolvi fazê-lo. Veja que delícia de bolo, bem úmido.

Bolo de Fubá Cozido

Ingredientes

4 ovos

2 xícaras (de chá) de leite

1/2 xícara (de chá) de óleo

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

2 xícaras (de chá) de fubá

2 colheres (de sopa) de manteiga

1 colher (de sopa) de fermento para bolo

Modo de Preparo

Coloque em uma panela o fubá, o açúcar, o leite e o óleo. Misture muito bem para dissolver todo o fubá. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Se você achar que empelotou um pouco, retire do fogo e mexa vigorosamente até dissolver. Volte para o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos, sem deixar de mexer. Retire do fogo, acrescente a manteiga e misture muito bem. Deixe a panela sobre a pia para esfriar um pouco (uns 15 minutos).

Enquanto isto, unte uma forma com óleo ou manteiga e polvilhe com fubá. Bata as claras em neve e reserve.

Depois que a massa esfriar um pouco adicione as gemas, misturando bem. Depois acrescente as claras em neve, o fermento e misture delicadamente (de baixo para cima) até incorporar tudo. Despeje na forma e leve ao forno médio. Depois de 30 minutos, dê uma olhada. Estará bom quando você enfiar um palito e ele sair limpo. Deixe ficar morno ou frio para desenformar.

Dica:

  • Se quiser acrescente uma colher de sobremesa de erva doce seca, fica muito bom.

Comments

  1. Sonia says

    Patty, este é o verdadeiro bolo de fubá, feito pelas nossas avós e depois pelas nossas mães, é delicioso, é bom de vez em quando buscar lá no fundo do baú as delicias que elas faziam com tanta simplicidade e para nós era uma festa.

    Bjs

  2. Simone says

    Olá Patty. Essa receita é um espetáculo. Minha mãe chamava de “Bolo de angú” rsrsrsrsrs. Muito bom mesmo. Fica ótimo com erva-doce, coco ralado, cravo e/ou canela.

  3. MaiaCícera da R.de Castro says

    Só de vê, perceb-se este bolo ficou uma delicia. Parece bolo de vô. Parabens para quem executou.

  4. Denise says

    Olá, notei que no preparo vc não cita as gemas e elas aparecem nas fotos, depois da manteiga… queria saber se coloca ainda quente ou depois do intervalo de 15 minutos. obrigada, bjs!

  5. Maria aparecida Barbosa says

    Acabei de fazer o bolo de fuba cozido ficou uma delícia tds amaram,sim coloquei erva doce…td de bommmmmm

  6. valeria says

    amo culinaria ,pela priemira vez entro aqui ,estou gostando se vcs tivesse o livro gostaria muito de recebe_lo parabens um abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>