Bolo Invertido de Abacaxi

 

Minha mãe costumava fazer este Bolo de Abacaxi quando eu era pequena, na época não me lembro de chamá-lo de Bolo Invertido, para nós era apenas Bolo de Abacaxi. Me lembra a infância. Até já fiz aqui no blog, só que de Banana e Canela, veja o link no final do post.

O de abacaxi é feito praticamente do mesmo jeito, veja:

 

Bolo Invertido de Abacaxi

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (de chá) de óleo quase cheia (menos 2 dedos)

1   ½ xícaras (de chá) de açúcar

3 ovos

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de chá) de essência de baunilha

1 colher (de sopa) de fermento em pó

1 abacaxi sem casca e sem miolo, cortado em rodelas

Calda

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Primeiro descasque o abacaxi, corte em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura e retire o miolo. Faça a calda: Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, deixe o açúcar derreter e caramelar. Despeje na forma, inclusive nas laterais, arrume as rodelas de abacaxi e reserve.

No liquidificador coloque o leite, o óleo, os ovos e o açúcar e bata. Despeje em uma tigela e vá agregando a farinha de trigo aos poucos. Misture até obter uma massa lisa, não precisa bater. Acrescente a baunilha e misture. Junte o fermento e delicadamente incorpore à massa. Despeje a massa na forma com o abacaxi e leve ao forno médio por mais ou menos 35 minutos. Espete um palito, se ele sair limpo, o bolo está bom. Se o palito sair sujo, deixe assar um pouco mais.

Desenforme o bolo ainda quente.

Dicas:

  • Você pode colocar uma ameixa ou uma cereja em calda no lugar onde ficava o miolo do abacaxi, minha mãe colocava e fica lindo.
  • Desta vez  fiz a receita duplicada, por isso meu bolo está maior, mas normalmente faço nas quantidades que coloquei nos ingredientes e uso uma forma de 30 cm de diâmetro para assar. Se quiser fazer um bolão, como eu fiz, basta multiplicar a quantidade dos ingredientes por dois.
  • Cuidado na hora de desenformar o bolo, ele vai estar quente e pode lhe queimar. Todo o cuidado é pouco.

O de banana que falei acima está aqui:

Bolo Invertido de Liquidificador: Banana com Canela

Comments

  1. rita de cassia says

    patty,mais uma das muitas vezes te parabenizo,olha eu sempre erro no ponto da calda,mas vou tentar fazer pra ver se eu acerto,esta receita é fantástica ,bjsssssssssssssssss

  2. says

    Rita
    Se tiver dúvida com relação a calda, tire sempre que começar a mudar de cor, ela vai ficar mais clarinha, mas fica gostosa. Agora, se você deixar com a cor muito forte, corre o risco de amargar.
    Beijos
    Patty

  3. mara says

    querida to começando aquela lanchonete que te falei aos pouco chego la amei este, mara salvador bjs

  4. Matilde P de Andrade says

    vou fazer amanha ai falo para vc se acertei tá nossa imagino que deve ser delisioso.

  5. Magda says

    Olá…. posso adicionar leite condensado na massa….?? uma vez fiz mas ñ me lembro passo-a-passo da receita lembro que ficou gostosa e comi morninha,,,

  6. says

    Rafaela para receber por email é só colocar seu email no campo da coluna da direita do blog, onde está escrito “digite seu email e receba por email”
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>