Bolo Invertido de Liquidificador: Banana com Canela

Este bolo minha mãe fazia quando eu era pequena, quer dizer, criança, pois pequena eu ainda sou. Só que ela fazia mais o com abacaxi no lugar das bananas. Que também é delicioso. Qualquer dia eu faço aqui. Este eu fiz com umas bananas que estavam rolando por aqui e ninguém dava sinais de querer comê-las. Desse jeito, as bananas não duraram nem um dia. E viva a criatividade!

Veja como é fácil:

Bolo Invertido de Liquidificador: Banana com Canela

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite

3 ovos

1 xícara (de chá) de óleo quase cheia (menos 2 dedos)

1   ½ xícaras (de chá) de açúcar

3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 colher (de sopa) de fermento em pó

Canela em pó para polvilhar

4 bananas maduras cortadas em fatias

Calda

1 xícara (de chá) de açúcar

Modo de Preparo

Coloque o açúcar da calda em uma panela (eu usei a mesma forma que fiz o bolo) e leve ao fogo. Quando o açúcar estiver derretendo, mexa para não queimar. Assim que o açúcar estiver todo derretido e com a cor de guaraná, já está bom. Espalhe esta calda por toda a forma, inclusive as laterais. Arrume as fatias de bananas na forma, usando a calda para “colar”. Depois de pronta polvilhe canela em pó sobre as bananas e reserve.

Para a massa – Coloque todos os ingredientes (leite, ovos, óleo, açúcar e farinha de trigo) no liquidificador, exceto o fermento. Bata até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento e misture rapidamente. Despeje a massa sobre a forma forrada com as bananas e leve ao forno médio. Depois de mais ou menos 35 minutos, espete um palito, se ele sair limpo, o bolo já está bom. Se ele sair sujo, deixe o bolo assar um pouco mais.

Dica:

  • O segredo para desenformar este bolo e ele sair perfeito é desenformá-lo enquanto ele estiver quente.

Comments

  1. mylla says

    hummm que delicia!!adoro teu blog é tudo tão explicadinho!!parabens!ontem comprei abacaxi na feira q ta tão docinho fiquei com vontade de usa-lo pra fazer esse bolo pro lanche aqui em casa,gostaria de saber se só colocar as rodelas dele em cima calda ao inves da banana??desde já agradeço..bjos.
    mylla

  2. says

    Oi Patty!
    Amo bolo de banana… e o seu invertido ficou com carinha de fofinho…=)
    Está uma chuvinha bem fresquinha por aqui… pro lanche com café, coisa boa!
    Um bejim grande!

  3. says

    Nossa esse bolo também lembra minha infância, a minha mãe também fazia muito, mas com Banana mesmo…

    srrsrsrsr Acho que temos algo em comum, também sou baixinha!!rsrsrsrs
    Esse bolo é de arrasar.

    Bjs

    Lika

  4. says

    Humm que delícia.
    Será que as bananas daí são parentes das bananas daqui??? Aqui tem várias dando voltinhas e já sei pra onde vou manda-lás passear rsrs.
    Bjs e boa semana.

  5. Patty says

    Laura eu fiz com banana prata, mas dá para fazer com banana nanica tb. Agora com a banana da terra, acho que é melhor caramelizar ela separada, pois ela é mais dura.

  6. Patty says

    Luuh eu usei uma redonda de 25 cm de diâmetro. Porém dá para fazer em uma maior. Vc viu que o meu bolo ficou bem alto? Se fizer em uma maior e ele ficar mais baixo, tb fica bom.

  7. Juliana Dutra says

    Gente eu fiz ontem o bolo 11/10 fico dez hoje ele esta melhor ainda quem não fez pode fazer pois a receita é muito boa.

  8. Cláudia says

    Eu gostaria de saber se a forma deve ser untada com manteiga e farinha de trigo para fazer o bolo de Abacaxi. Obrigada

  9. says

    Patty adorei esse bolo de banana!fiquei impressionada como fikou fofinho, ainda mais pq eu ñ sou muito boa em fz bolos!! rsrsrs, da próxima vez vou tentar fz um de chocolate!! obrigada*-* bjss

  10. Ju Oliveira says

    Maravilhoso! Como adoro banana, coloquei 2 bananas para bater no liquidificador com os demais ingredientes.A massa ficou super fofa.
    Experimentei com banana maçã também e ficou divino.

  11. mara angela da silva oliveira says

    gostaria de saber como voce conseguiu fazer essa calda, nem colocou agua pra ela não endurecer. Fui fazer esse bolo uma vez e derreti o açucar como falado na receita, coloquei a massa por cima das bananas e assei, depois que esfriou fui cortar o bolo, a calda ficou dura como um pau, kkkkkkkk não deu certo e nunca mais tentei. adoro esse bolo e gostaria de saber como fazer pra não acontecer isso de novo beijossss

  12. Raquel Abrahão says

    Fiz e amei! O bolo ficou muito fofinho e a banana caramelizada deu o toque final! Vale a pena! Custo baixo e o bolo fica lindoooo!

  13. cristiane says

    Parabens eu sou loca por banana achei o blog certo com bastante receitas q eu adoro quero fazer todas porq adoro cozinhar .

  14. Maria Alice says

    Amo suas receitas, pois são práticas e dão certo ! E o seu jeito de explicar, é tudo de bom !!! Obrigada pelas dicas e ajuda.

  15. Christina says

    Fiz hoje este bolo. Procurei na rede pois estava com as bananas orgânicas estragando, ficou um espetáculo! Obrigada! Gostaria de ter mandado a foto com o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *