Bolo Pão de Mel

Receita de bolo pão de mel

Esses dias minha filha, que estuda fora, veio para casa. Não, ela não está de férias, tudo por conta das greves. É uma pena que cursos bons como o dela, sofra tanto com as greves nas Federais e olha que isso é desde os tempos que fiz faculdade. Quando eu fiz vestibular, passei na Católica e na Federal, comecei cursando a Católica porque a Federal logo entrou em greve. Assim que voltaram as aulas fui para a Federal onde o curso era melhor, mas depois de um tempo voltou a ter greve. Então, resolvi mudar para a UNESP, consegui entrar, mas perdi um ano do que já tinha estudado. Mas, você acredita que mesmo entrando um ano abaixo do que eu já estava na Federal, ainda me formei antes do que meus colegas da Federal que continuaram sofrendo com as greves? Um absurdo! E o pior é que continua até hoje. Vejo por minha filha. É uma pena que alunos de cursos bons, como muitos cursos das Federais, sofram tantos atrasos em suas vidas.

Mas, voltando ao assunto, como minha filha estava aqui em casa, resolvi fazer esse Bolo Pão de Mel, que é uma delícia e fica ótimo para servir no lanche da tarde.

Será que só eu acho que esse bolo combina com frio e com uma xícara de chá quente? Acho que é por conta do cheiro das especiarias que fica na casa quando o bolo está assando.

Esse bolo é praticamente um pão de mel gigante, o mesmo sabor e a cobertura de chocolate, tudinho.

Veja como fiz:

Bolo Pão de Mel

Classificação: 51

Tempo de Preparo: 10 minutes

Tempo de Cozimento: 40 minutes

Rendimento: 20 pedaços médios

Bolo Pão de Mel

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de mel
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga
  • 3 ovos
  • 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (de chá) de leite
  • 1 colher (de chá) de canela em pó
  • 1 colher (de chá) de cravo em pó
  • Uma pitada de noz moscada ralada na hora
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento (de bolo)
  • 1 colher (de sobremesa) de bicarbonato de sódio
  • Cobertura de chocolate
  • 200 g de chocolate (eu usei o meio amargo)
  • 100 g de creme de leite de caixinha ( metade da caixinha)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela coloque o mel, o açúcar, a manteiga e os ovos e misture bem até ficar homogêneo. Vá acrescentando a farinha de trigo, intercalando com o leite e misturando bem até ficar uma massa. Acrescente as especiarias (a canela, o cravo e a noz moscada). Por fim, acrescente o fermento e o bicarbonato de sódio e mexa delicadamente. Coloque em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido por uns 40 minutos mais ou menos. O forno deve estar no médio, uns 190 graus. O ideal é você espetar um palito no bolo e se ele sair limpo já está bom. Deixe esfriar para desenformar.
  2. Cobertura
  3. Aqueça o creme de leite (não deixe ferver) no fogão ou no micro-ondas e coloque o chocolate em pedaços pequenos ou ralado. Aguarde um minutinho e misture bem até o chocolate derreter completamente. Depois de bem homogêneo, despeje sobre o bolo e espalhe.

Dicas

Eu não bato o bolo na batedeira, nem no liquidificador, acho que não tem necessidade. Eu apenas bato levemente com um garfo ou um fouet, só o suficiente para incorporar bem os ingredientes.

Eu não desenformei o bolo, passei a cobertura, esperei um pouco e depois cortei em pedaços.

Eu gosto da cobertura mais macia e não tão dura, pois fica mais fácil de comer, mas se quiser mais dura, diminua a quantidade de creme de leite.

Se depois de pronto quiser cortar em quadrados como as pães de mel, prefira assar em uma forma retangular.

Se preferir servir inteiro, fica bonito em uma forma redonda.

Eu usei uma forma retangular de 25 X 35 cm.

Receita de Bolo Pão de Mel

 

Comments

  1. Morgana says

    Olá! Descobri seu blog hoje pois estava a procura de uma receita de bolo de limão. Fiz um que vc postou aqui e ficou maravilhoso! Amei! Aí resolvi passear pelo seu blog e queria te parabenizar. Estou me indentificando demais com sua forma de comentar o que faz e com as receitas… Já quero fazer todas! Kkkkk Abraços e mais uma vez, parabéns!

  2. Fabiana says

    Será que fica bom se substituir o açúcar mascavo pelo refinado?
    E se só colocar a canela? Tenho alergia a cravo e não queria comprar noz moscada só pra ele, pq quase não uso…
    Bjo

  3. Eliane says

    Ola Patty, fiz essa receita e o bolo ficou bem gostoso. Esta é a segunda receita de bolo que faço seguindo o que vc indica e realmente consigo excelentes resultados. Obrigada por esse excelente blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *