Brigadeiro Para Cobrir Bolo

Para mim, este brigadeiro foi um achado. Não é aquela receita clássica de brigadeiro, é bem diferente.  Mas o sabor é o mesmo e a qualidade melhorada. Aprendi em um curso que fiz com o Álvaro Rodrigues. Ele rende bastante, não é excessivamente doce e não açucara, o que permite que você faça até 3 dias antes e deixe na geladeira até a hora de usar.

Eu fiz para cobrir o bolo de aniversário dos meninos que foi mês passado, mas estou fazendo sempre ele aqui em casa. Acho bom mesmo. Fica muito bom também, para servir em copinhos, como Brigadeiro de Colher.

Com esta receita eu recheio e cubro um bolo de 30X20 cm, depois coloco granulado por cima. Mas para o aniversário eu cobri com saco de confeitar, então usei uma receita e meia deste brigadeiro.

Brigadeiro para Cobrir Bolo

Ingredientes

2 latas de leite condensado

2 colheres (de sopa) de farinha de trigo (colher rasa)

5 colheres (de sopa) de chocolate em pó (uso o da Nestlé, do padre)

2 colheres (de sopa) de manteiga (colher rasa)

1 lata de creme de leite sem o soro

Modo de Preparo

Em uma tigela funda de vidro coloque a farinha de trigo, o chocolate e o creme de leite e misture bem até dissolver todas as bolinhas. Acrescente os outros ingredientes e misture mais até ficar homogêneo. Leve ao micro-ondas (usa-se o hífen de acordo com a Reforma Ortógráfica) em potência alta por 2 minutos, pare e mexa. Faça isto algumas vezes até você ver que engrossou (isto depende da potência do seu micro-ondas). Lembre-se que quando esfriar ele vai engrossar mais, então tire um ponto antes.

Se quiser fazer no fogão, coloque os ingredientes da mesma forma em uma panela e leve ao fogo. Deixe em fogo baixo e mexa bem para não empelotar.

Clique nas fotos para ver maior

Dicas:

  • Usei o bico de confeitar “pitanga”, ele faz as pitanguinhas de cima e a lateral.
  • Usei confeitos de chocolate colorido.
  • Não fica com gosto de farinha e nem com sabor diferente do brigadeiro tradicional.
  • Para tirar o soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira e depois de gelada abra dois furinhos. Vire que o soro sai todo. Não jogue o soro fora, eu uso no arroz, em molhos, etc… Dá um toque bem legal.

***************************************************

Vocês viram que dei uma sumida né gente? Algumas pessoas sabem que meus dois filhos pequenos adoeceram ao mesmo tempo, tomaram 10 dias de antibiótico e graças a Deus agora estão bem, mas em seguida eu também fiquei mal. Acho que eu estava muito cansada e isto baixou meu sistema imunológico e aí já viu, né? Mas estou me recuperando e daqui a pouco já estarei 100%.

Comentários

  1. Sempre faço minhas coberturas com brigadeiro, adooooro, mas eu não coloco trigo nem creme de leite, e sim um pouco de leite pra ficar mais mole. Mas adorei essa dica e vou tenta da próxima vez!

    abraço
    Gra

  2. Tenho uma versao parecida dessa cobertura e é uma delícia…só nunca testei cobrir o bolo com o bico, pois não tenho essas “habilidades”.

    Melhoras, Patty!!!!

  3. Brigadeiro para forrar… não p cobrir. Forrar meu estômago! Que vontade de comer tudooooooo! Não vou nem fazer q não quero mais 20kl de brinde na gravidez.
    E os filhotes, melhores?

    Bjks da Mi, a D. Diiirce

  4. Adorei a receita , diferente ,senti sua falta , melhoras a vc e a seus filhos!!! Beijocas no coração!!!

  5. Amiga Patty, sei bem o que é isso amiga, também estou me recuperando de uns piripaques…rs!
    Mas força na peruca que logo logo você estará nos trinques de novo, ok?!

    Adorei a receita desse brigadeiro, a consistência me parece excelente e se não açucara é ideal para fazer com antecedência, né?!
    Ótima dica , vou anotar aqui!
    Bjuss e ótima semana!!!

  6. Que bolo lindo!!!!!!
    Nossa, brigadeiro assim tão prático, já quero fazer!

    Patty, vc tá melhor? Que vc teve? Te esperamos em breve por aqui, viu moça! Bjus!!!

  7. Obrigado pela receita, pelas dicas importantes,vou fazer se eu acertar eu te falo.Deus te abençoe,um grande beijo.

  8. Oi Patty! :)
    Parabéns pela receita, adoro!
    Tenho uma dúvida: faço cupcakes e minha cobertura de brigadeiro fica deliciosa, porém molenga, mesmo usando bico de confeitar não fica desenhadinha em cima do cupcake!
    A farinha de trigo vai deixar minha cobertura mais consistente?
    Beijo querida

  9. Se você colocar a farinha de trigo na receita tradicional vai ficar MUITO ruim. A farinha só deve ser adicionada nessa receita que passei, pois aí vc nem vai notar que tem farinha.

  10. Patty, tô ak de novo! Receita aprovada. Fiz no bolo de aniversário do filho e foi sucesso. Fica com uma consistência ótima de se trabalhar e sem perder o sabor.
    Jokas da Mi diiirce

  11. Olá,estava procurando uma cobertura de chocolate para fazer um bolo,agora acho que achei,gostaria de saber se esta receita pode ficar fora da geladeira,deixar o bolo esposto na mesa,em uma festa,e se colocar chocolate meio amargo,serar que fica bom?Atenciosamente obrigada.

  12. oi, se pode ficar exposto, quer dizer que não derrete então, não é? eu quero cobrir meus cupcakes com este brigadeiro, vc acha que fica legal, e tem alguma maneira de deixar ele mais escurinho?

  13. ADOREI ESSE BOLO!!! É EXATAMENTE O Q EU PROCURAVA PRO ANIVERSARIO DA MINHA FILHA DE 9 ANOS ELA SÓ GOSTA DE BOLO DE CHOCOLATE….ESSE É PERFEITO….AMEI E TENHO CERTEZA Q ELA VAI ADORAR…

  14. eu estava procurando uma boua reseita de cocertura q desse pra fazer boco
    amei essa i vou fazer deus continui abençoando vcs

  15. eu tava querendo muito uma reseita saborosa q desse prafazer boco
    amei essa vou fazer DEUS CONTINUI ABENÇOANDO TODOS VCS

  16. Posso fazer sem o chocolate? Preciso de uma cobertura branca para fazer com os bicos de confeitar…
    Obrigada

  17. Ola , gostaria de saber se esta cobertura coloca ainda quente no bolo? Ou tenho que esperar a calda esfriar um pouco?

    obrigada

  18. Amei, fiz este bolo para um aniversario, a massa é simplesmeste deliciosa, super fofinha. Que Deus continue te capacitando a ser canal de bençãos na vida de todos que precisarem de você.

  19. Delicia esta sua receita adorei ter encontrado com voçe neste meio de comunicação
    ate a proxima e muito obrigado.

  20. Ola querida fiz o bolo com essa cobertura para o niver do meu filho e agora farei p o dia dos pais,fantastico,muito bom mesmo!!!
    bjinhos e obrigado por compartilhar!

  21. Olá fror, adorei a receita pela praticidade..mas gostaria de saber se essa receita cobre um bolo grande, ou se tenho q duplicar a receita??
    Desde ja obrigada…
    Lindo seu site..com mtas delicias…
    beijosssssss

  22. maravilha, vamos fazer para o bolo da minha neta Vitória, a turma da escola vai adorarrrrrrrrrrrrrrrrrrr, ela já sabe e disse vou querer separado para depois comer de colher, bjs obrigada

  23. adorei faço bolos pra festa apredi essa receita agora todo bolo que pede recheio de brigadeiro e esta obrigado grande abraços bel.

  24. essas receitas de brigadeiro, costumam usar muitos ingredientes. atualmente as pessoas deveriam optar por doces menos caloricos, que usasem menos ingredientes emais economicos.

  25. Oi amiga.
    Eu estava procurando uma receita de brigadeiro pra cobrir bolo …quando achei a sua ….adorei vou fazer agorinha mesmo ….depois te conto como ficou…..adorei sua pagina ….parabéns ……bjsssss

  26. Olá adorei o seu canal!!Parabéns!!eu gostaria de saber se eu posso rechear crepes com esse brigadeiro.Obrigada!!Bjs

  27. Cara, eu te agradeço MUITO por ter postado essa receita.. Já faz um tempão que faço ela para os cupcakes que vendo, todo mundo gosta ^^ Eu nunca acertava o ponto com os outros brigadeiros, agora com esse.. cara, obrigada *-*

  28. Que bom que achei essa receita!!! \o/

    Faço cupcakes pra vender com cobertura de brigadeiro e eles ficam muuuuuuito moles!!! :/
    Irei testa-los domingo! Queria saber qual o ponto deste brigadeiro, é até despregar da panela, como os convencionais? E qntos dias ele dura?

    Obrigada

  29. Parece ser mt bm,vou tentar fazer p o aniversario da minha filha.Dps d confeitado o bolo pode ficar fora da geladeira?

  30. adoro suas receita surpe pratica e facio de faser a voce e sua familia desejo melhoras um abraço fica com deus….

  31. Muito obg por compartilhar essa receita maravilhosa. Tive alguns stress por conta dopo to do brigadeiro para cobertura do cupcake, mas essa receita e perfeita! Parabéns

  32. Adorei a receita. Ela é perfeita. Fácil de trabalhar. Quebrei muito a cabeça pra achar o ponto da cobertura de brigadeiro para cupcake. Obg e parabéns.

  33. Oi, Patty, fiquei com uma dúvida: antes de aplicar esse brigadeiro com bico de confeiteiro, é preciso aplicar uma camada de algum tipo de cobertura ou posso usá-lo diretamente sobre a massa do bolo?
    Obrigada por partilhar suas experiências conosco. bjs

  34. amiga li sobre seus filho , e me lembrei dos meus quando elas eram pequenos era da mesma forma ate um dia eu encontrar uma medica que realmente me ajudou ! e nunca mais meus filhos adoeceram dessa forma eles tinha de um tudo sempre eu tinha que medica-los com antibiótico faça gelatinas com a metade da água recomendada e ofereça a eles avontade ela alimenta e faz bem sempre o maior remedio que eu pude ver para uma criança diarreia,febre,gastoenteriti e etc…. e para vc xarope de beterraba faça uma calda e na hora de por a agua vc ponha beterrabas finas abaixe o fogo e tampe por alguns segundos e pronto 3x ao dia!

  35. Patty, estou encantada com suas receitas tenho certeza que foi aprender muito contigo. Obrigada querida.