5
out
2010

Campanha Contra o Câncer de Mama #OutubroRosa

por: Patty Martins

Este ano fui convidada pela Sam e por outras blogueiras para participar do Outubro Rosa. O que é o Outubro Rosa? É um mês inteirinho dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama. Durante todo este mês serão feitas ações, chamando às mulheres para se cuidar.

Mulher é um bicho esquisito (já disseram isto, né?), ela cuida de todo mundo e fica sempre se deixando para segundo plano. Então o Outubro Rosa tem este objetivo, avisar que chegou a hora de se cuidar, que chegou a hora dos exames. Se você tem parentes com câncer de mama a partir de 30 anos, comece a fazer mamografia e se não tiver, comece a fazer a partir dos 40 anos. O auto-exame, este sim, não tem idade, faça sempre. Abra um espacinho na sua agenda para se cuidar.

Fiquei estarrecida com esta informação que vi no site Mulher Consciente: Só 10% dos casos de câncer de mama são hereditários, os outros 90% são causados por fatores ambientais e comportamentais, como alimentação, estilo de vida, ingestão de álcool, excesso de peso, etc… Então, pode acontecer com qualquer um de nós.

E ainda, no mundo 8 milhões de pessoas  por ano recebem diagnóstico de câncer de mama. Em cada três mulheres, uma tem, teve ou terá algum tipo de câncer em sua vida e, destas, uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. É de impressionar, né?

Com um diagnóstico precoce e com tratamento adequado muitas pessoas são curadas. Então aproveite, este mês e procure seu médico, faça os exames e se cuide.

Podemos reduzir, e muito, os riscos de ter câncer de mama, fazendo exercícios regularmente, tendo uma alimentação saudável, se mantendo em um peso adequado, diminuindo o consumo de bebida alcoólica.

Para mais informações veja o site da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama)

Este post faz parte de uma blogagem coletiva

Leia outros posts muito bons:

Se quiser acompanhar a blogagem coletiva vá no A Vida Como A Vida Quer, da Sam Shiraishi.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


5 Comentários

  1. Patty
    muito obrigada por abrir espaço na sua querida cozinha e participar da blogagem coletiva.
    :)
    Realmente os dados são estarrecedores e eles é que nos dão força e ânimo para tocar no assunto sempre. Sabe que vivemos uma história emocionante entre 2008 e 2009? Uma blogueira que participou da blogagem coletiva de 2008 se preocupou, fez mamografia (mesmo sendo jovem para o tal exame) e em julho do ano seguinte retirou um nódulo! Na volta da cirurgia ela nos procurou para agradecer e nós pudemos festejar sua recuperação juntas em outubro de 2009. Tudo aconteceu em um ano e com saldo positivo graças à informação.

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook