Como abrir massa quando não se tem um rolo

Dica de como abrir massa quando não se tem um rolo

Direto ao ponto

Essa é, mais uma das minhas dicas fáceis, muito fáceis, facílimas. Eu sei que muitas dicas são óbvias para quem já tem um certo traquejo na cozinha, mas para quem está aprendendo a cozinhar agora, são ótimas. E como tem muitas meninas e meninos que passam por aqui que estão nesta de aprender, eu não tenho dúvidas de publicar dicas assim.

Apesar de que, essa categoria é a que mais atrai comentários desaforados maldosos. Fico impressionada como tem gente que perde o seu tempo em ir em um blog, abrir os comentários e descer a lenha de graça no blogueiro. Ô falta do que fazer.

Eu sei que tem muita gente que acha que, porque tenho um blog de culinária não recebo muitos comentários assim, mas recebo. E cada um gente, que faria qualquer um arrepiar os cabelos com tanta agressividade gratuita. Na maioria das vezes deleto sem dó, nem piedade, não me abalo. Mas, tem alguns que são tão hostis, invasivos e ofensivos que me abalam. Mas, por outro lado tenho tantos outros comentários onde percebo que tenho ajudado tanta gente e outros tão cheios de carinho que toco a bola prá frente e continuo meu caminho. Portanto, se você acha que o que eu falo é óbvio demais, que as receitas que faço são ruins, que eu sou feia, boba e chata, não vem aqui, não perca seu tempo aqui, vai ler outros blogs, vai lavar uma pia cheia de louça suja, vai ser útil de alguma forma, simples assim.

Ufa desabafei.

Bem, voltando a nossa programação normal vou mostrar como eu faço para abrir uma massa, quando não tenho um rolo.

Veja que fácil:

Como Fazer:

Pegue uma garrafa que seja lisa, sem nervuras (eu usei de vinho), lave bem, polvilhe com farinha de trigo e use para abrir a massa normalmente como faria com um rolo comum.

Como tirar o rótulo:

Uma boa dica para tirar o rótulo da garrafa é derramar óleo de cozinha sobre ele, esfregar um pouquinho e deixar uns minutos. Depois com a ajuda de uma faca raspe o rótulo. Lave com uma bucha e detergente. Seque muito bem antes de usar.

84 respostas

  1. Oi Patty!

    Eu adoro tuas dicas, sempre me ajudam muito! Parabéns por continuar postando e por sempre pensar naqueles que não sabem.

    beijos

    Nara

  2. Paty, faltou acrescentar que o X de fechar a janela é serventia da casa! Rs. Certeza absoluta que as pessoas que gostam e acompanham seu blog são muito mais numerosas que os chatos de plantão. Continue trazendo essas dicas legais para os primeiros e ignore os segundos (se bem que educação e respeito não fazem mal a ninguém, né?). Um beijo!

  3. Adriana obrigada querida. Na maioria das vezes ignoro mesmo, mas tem dias que não dá.
    Mas, bola prá frente, né? Não é para eles que escrevo o blog mesmo, rs.
    Beijinhos

  4. Patty , sempre leio seu blog e acho extremamente importante todas as suas dicas, sempre se baseando em quem não sabe muito, como eu. Tenha certeza que voce dá informações valiosas , e muitas são seguidas e passam anônimas….Continue assim …porque garanto que voce tem público fiel…….nunca ache que tal coisa todo mundo sabe….muitas desconhecem…e é justamente esse seu jeito didático que me faz visita-la quase que diariamente…….adoro seu blog…um beijo Martha

  5. Ola! Tb adoro seu blog! Mto obrigada pelas dicas… Rs!!! E nao se preocupe com os malas da vida, eh pura inveja!! Bjs.

  6. Espero encontrá-la sempre por aqui. Obvio ou não, o que interessa á a partilha e o prazer que temos ao fazê-lo.
    Bjkas

  7. Patty nada contra as suas dicas, continue com elas são muito bem vindas. E quer saber um segredo, eu me adaptei melhor com a garrafa do que com o rolo, vai entender.
    bjo

  8. Parabéns pelo blog Patty, muito bem feitinho e continue assim. Dicas simples são importantes até para quem tem conhecimento. Você ajuda aos que estão iniciando compartilhando o que sabe, lembre-se que os problemas são com as pessoas e não com você. Mais uma observação, adoro dicas e receitas simples, muitas vezes são rápidas e fáceis. Um abraço e continue firme.

  9. Oi Patty, gostei do seu desabafo,estou começando agora nesse mundo virtual mas sei que tem muita gente maldosa e que como vc disse não têm uma pia cheia de louça para lavar e ficam destilando seu veneno no próximo…mas não ligue, ninguém joga pedra em árvore seca,vc só vê pessoas atirando pedra em árvore frutífera…valeu? Quanto a dica de hoje,via minha mãe abrir massa de pastel com garrafa quando eu era criança e confesso que já usei um copo desses bem compridinhos para abrir massa quando não tinha rolo kkkk,valeu por me lembrar disso…ficava olhando ela preparar e não via a hora de ficar pronto.Beijos.

  10. Oi Patty, gostei do seu desabafo,estou começando agora nesse mundo virtual mas sei que tem muita gente maldosa e que como vc disse não têm uma pia cheia de louça para lavar e ficam destilando seu veneno no próximo…mas não ligue, ninguém joga pedra em árvore seca,vc só vê pessoas atirando pedra em árvore frutífera…valeu?

  11. Fabiana é isso mesmo e também tô nem aí. As vezes fico chocada em ver até onde chega o ser humano, mas prefiro centrar em minha vida e deixar essas mesquinharias para lá.
    Beijinhos e muito obrigada por comentar.

  12. Ricardo você disse uma verdade ” os problemas são com as pessoas e não com você” é que as vezes nos esquecemos disto e as vezes me pego pensando o que eu fiz para estas pessoas destilarem este ódio. Mas deixa para lá, né? Vou seguir fazendo o que gosto e os incomodados que não venham aqui ou que durmam com isso.
    Beijos e obrigada por suas palavras

  13. Verdade? Eu na verdade tenho um rolo e uso ele. Mas, quando vou para a praia ou para outro lugar onde não tem rolo daí eu improviso com a garrafa.
    Beijinhos

  14. Pate obrigada por suas palavras e é isso mesmo, como dizia minha avó “os cães ladram e a caravana passa”, vixe que coisa antiga de se dizer, kkkk
    Beijinhos

  15. Martha do céu, com esse carinho vc me derruba. rs. É bom receber esse retorno de quem lê, as vezes escrevo e fico sem saber o que quem lê está pensando. Quando recebo comentários com dúvidas, perguntas ou apenas com algumas palavras me sinto recompensada.
    Beijinhos

  16. A dica é excelente amiga, e o desabafo melhor ainda, isso está engasgado na garganta de muitas nós.
    Parabéns pela dica e pelo puxão de orelhas a quem vestiu a carapuça…rsrsrs!
    Bjuss!!!

  17. Rachel querida a gente vai aguentando, mas chega uma hora que não dá mais, né?
    Mas vamos deixar esses espírito de porco prá lá e cuidar de nossas vidas. O que vale nessa blogosfera é contar com colegas como vc e vc sabe o quando eu gosto do Na Biroskinha, parabéns por seu trabalho querida.
    Beijinhos

  18. Acompanho seu blog ha pouco tempo mas adorei todas as receitas que vi e as dicas tambem, eu sou da turma que esta aprendendo a cozinhar agora, nao sei fazer muita coisa mas ja da pra matar a fome… rs….., gostei muito desta dica da garrafa e lembro quando era pequena que minh aavo usava um pedaço de cabo de vassoura para abrir as massas e dava super certo, ela tinha uma habilidade incrivel com o cabo de vassoura…..rs….., espero que essa dica tambem seja util! bjos e nao desanime com comentarios maldosos pois seu blog e otimo!!!!!!!

  19. oi, tudo bom. Não aguentei e tive que te escrever, rsrs
    Parabéns pelo desabafo mesmo porque, se não tem o que dizer, ou se for para falar mal, fica de boa calada não é mesmo.
    Além disso, ninguém nasce sabendo e muitas vezes dicas simples como essa ajudam e muito a nossa vida. Podem até ser óbvias para quem sabe, mas para que está começando nessa vida de cozinha é muito complicado. kkk
    Aproveitando a sua dica, vou te dizer o que faço, que também é simples e ajuda muito. Você pode testar e ver qual é a sua opinião. Além de fazer o que vc fez eu coloco um plástico sobre a massa – tanto em cima quanto em baixo – e sobre esse plástico eu uso a boa e velha garrafa de vinho, copo, vidro de leite de coco e tudo mais que possa ser usado para esticar a massa.
    O plástico facilita muito além de não agarrar massa na garrafa ou rolo.
    Espero que tenha ajudado com a minha dica também. E continue sempre, pois vc ajuda muito a todas que gostam de dicas para faciliar a vida. “Os incomodados que se mudem” … para outros blogs.
    bjs
    Micheli

  20. Prezada blogueira.Entendo perfeitamente o seu desabafo mas agradeço as dicas pois dividir conhecimento é uma das atitudes mais nobres que ainda nos resta neste mundo.Vá em frente e tenha muito sucesso.Obrigada pela dica.Att.Ana Lucia

  21. Patty

    Acho legal suas dicas, mesmo eu sendo uma geração antes da sua (tenho idade para ser sua mãe), tem coisas que eu não sei.”Tolo é aquele que pensa que sabe tudo”, continue firme na sua proposta os bons estarão te apoiando, o resto é resto.
    Beijos.

  22. Ola Patty, venho sempre ao seu blog mas, sempre com pressa atrás de uma receita prática acabo nunca postando nada. Porém depois deste desabafo seu, resolvi escrever para que você saiba que tem muito mais gente, como eu, que gosta muito do seu blog. Até coloquei entre os meus feeds de notícias. Quanto as dicas “óbvias”, saiba que, como diz um professor meu da faculdade: “O que nos parece óbvio, para os outros pode não ser e, não é.” Beijos querida.

  23. Sabe, Patty, passei por tantos dias difíceis ultimamente, que nem no forum tenho comentado muito sobre todos esses desaforos que as pessoas se prestam a digitar. Plágios, comentários ofensivos são muito desagradáveis. Sobra tempo para uns… E nós, que ficamos esticando nossas 24 horas, devemos tentar ficar imunes, né?
    Dicas sempre são válidas. Aliás, faço muitos cursos de culinária e o que acho mais importante neles são as dicas dos especialistas.
    Fique na paz!
    Bjs.

  24. Desculpe mas não entendi, sou completamente leiga e seus comentários são úteis para mim. Então vamos lá, quando abrir com a garrafa, se dissestes para abrir com as mãos na própria forma????

  25. Como eu disse no post “Pegue uma garrafa que seja lisa, sem nervuras (eu usei de vinho), lave bem, polvilhe com farinha de trigo e use para abrir a massa normalmente como faria com um rolo comum”.

  26. Que idéias ótimas e que mesmo sabendo, esquecemos… Mas vc vem com suas dicas ótimas e aprendemos ou relembramos.
    Eu já tinha mandado um email para vc agradecendo esse carinho faz muito tempo, mas hoje resolvi escrever aqui. Parabéns !

  27. Olá Paty!!!
    Isso minha mãe já fazia… rsrsrsrs(ela nunca teve um rolo)
    e sempre fazia bolinhos e bolachas assim.
    valeu a dica para quem não sabe, sempre é necessário compartilhar bjs ♥

  28. Minha querida Patty
    Vivemos dias difíceis no âmbito das relações humanas.Os noticiários se tornam cada vez mais chocantes. Parece que estamos nos acostumando à grosseria, falta de ética, falta de educação e nos casos mais agudos, que já são corriqueiros, uma violência desmedida, verbal ou não. É necessário reagir. QUEM NÃO ESTÁ ACOSTUMADO, ESTRANHA e …REAGE! É preciso desabafar, deletar, não aceitar!
    Muita gente, infelizmente, ainda não aprendeu a CONVIVER, não aprendeu, no mínimo, a importância do saber DAR E RECEBER. GENTILEZA GERA GENTILEZA!
    Sou muito grata a você pelas DICAS. Sempre atenciosa. Muito criativa na cozinha. Só tenho a agradecer.
    Quem sabe se essas pessoas não estão necessitando de chamar atenção de alguém? Carência?????…..
    Quem se propõe a colaborar, dar de si, merece, no mínimo, RESPEITO!
    Valeu o desabafo! Acabou, passou… Parabéns pelo trabalho!
    Zu

  29. Oi, é a primeira vez que acesso seu blog e acabo de ler sua dica sobre abrir a massa sem o rolo. Bom, nem tenho uma garrafa, terei de revirar a cozinha e achar outro utensílio.
    Mas, não desanime com esse cometários impróprios, sempre aparece pessoas que vão nos desanimar.
    Sucesso 🙂

  30. Oi Patty, eu achei o seu blog hoje e já olhei umas 15 páginas! Já olhei diversos blogs e sites de culinárias e simplesmente amei o seu! Adorei a forma didática com que vc ensina as receitas. Gostei pq vc tanto fala pra quem sabe muito e só quer a receita mesmo, quanto fala pra pessoas como eu que estão engatinhando na arte culinária. Anotei diversas dicas suas pra principiantes, por exemplo a de cozinhar várias beterrabas e depois congelá-las enroladas em papel alumínio, adorei, nunca ia pensar nisso sozinha. Vc escreve super bem, deixa tudo super fácil de entender devido às fotos e, principalmente devido às dicas para os iniciantes. As pessoas são realmente de uma grosseria sem tamanho e sem necessidade.
    Parabéns pelo blog e continue com seu ótimo trabalho! E que você possa mesmo nunca se abalar com as mensagens grosseiras.

  31. Puxa Regina amei suas palavras, são pessoas como você e comentários como o seu que me impulsionam a continuar a escrever o blog com todo o carinho e dedicação.
    Obrigada
    Beijos e bom feriado

  32. Boa dica! Como não tinha pensado nisto? Ás vezes as coisas estão tão óbvias e não cai a ficha. Gostei do seu blog, não dê bola pra esses otários que não têm mais o que fazer! Bjs 🙂

  33. Oi Patty, liga não pros comentários maldosos… na verdade, são pessoas que precisam de ajuda, são complexadas, têm medo e insegurança pra emitir suas opiniões ao vivo, cara a cara, e aqui na net estão com suas identidades protegidas, aí se arriscam a por para fora o que gostariam de dizer para o chefe, para o marido, para os colegas de serviço e não têm coragem… quando isso acontecer (e infelizmente, imagino que ainda vai ocorrer), faça uma prece simples pedindo para que aquela pessoa encontre paz no coração…

    Quanto a voce e ao seu blog, são indispensáveis para melhorar a nossa vida, portanto, continue com suas receitas e suas dicas para principiantes ou não… eu só aprendi a cozinhar depois que meu filho já tinha uns 5 anos, porque até ali minha mãe dizia que minha comida não prestava, que meu filho passava fome… é que minha comida é do tipo saudável, pouco sal, pouco tempero, ingredientes naturais, etc… minha situação era pior que a sua, porque os comentários maldosos vinham de uma pessoa que deveria me incentivar e não me censurar e desmerecer, não é mesmo?

    Um beijo, querida, fique com Deus e lembre-se: “os cães ladram e a caravana passa”!!!

    Milena

  34. Milena. Obrigada querida. Puxa que experiência ruim você teve com sua mãe. Enfrentar certos tipos de comentários é pau, né? Mas a gente tem que aprender. Vamos deixar essas coisas para lá, vamos ser feliz como somos e como podemos ser, não é mesmo.
    Beijos querida e bom fim de semana

  35. Muuuuuito obrigado, eu estou tendo que fazer meu próprio café da manhã e sem rolo de massa a comida ficava muito massuda, pesada. Você me salvou! <3

  36. Oi é meu primeiro acesso e achei deu blog por acaso e gostei, será que posso abrir pasta americana com uma garrafa também? Obrigada.

  37. Olá paty gostaria de saber se posso fazer o mesmo com a pasta americana pois não tenho rolo e estou querendo fazer o níver do meu amado e queria fazer o bolo de pasta americana te agradeço desde já .

  38. E u corto d+seu blog tenho foi varias receitas dele ‘mais esta dica de abri massa me deixou um pouco melancolica com minha infancia pois minha mae fazia muito isso para abri as massa de pastel para meus irmaos ai que saudade deste tempo

  39. Paraty, adorei a dica. Foi procurando essa dica na net q achei seu blog e vou virar fã. N ligue o comentários maldosos! Bj

  40. Eu também não tenho rolo e tenho visto que estão muito caros. Eu uso garrafa de cerveja mesmo. Funciona perfeitamente.

  41. Esplêndido! Ótima idéia… nunca isso passou pela minha cabeça, porém vendo agora, é uma coisa que está totalmente no nosso dia a dia. Adorei a dica. Obrigada. Agora poderei fazer diversas receitas que deixei de fazer por conta do rolo.

  42. Primeira vez que passo aqui, de cara já fui salva hehehehehe
    Vou colocar nos favoritos com certeza!
    Obrigada!

  43. Parabéns pelo serviço prestado.! A dica acima de usar uma garrafa com certeza irei usar amanhã para fazer pães de frios.! Rssss. Obrigado e continue firme. bjsss

  44. Nossa, por 10 anos usei garrafa de vinho, mas ontem ganhei um rolo da minha mãe. Hehehe. O fim de uma era.
    Quer uma dica? Eu lavo bem a garrafa, seco e envolvo em plástico filme. Assim não preciso me preocupar com o rótulo.
    Abraços!

  45. Adorei a idéia da garrafa como substituição do rolo de macarrão
    Mesmo sendo dona de casa à um bom tempo,nunca tive essa idéia .
    Parabéns pelo seu blog,ajuda mto.
    Bjss Débora

  46. Patty, entrei agora, pela primeira vez, no seu Blog e de cara já gostei!! Parabéns! Uma garrafa dessas aí é bom demais para servir como rolo de abrir massa!! Eu usei muito! Lá no sul, nas noite frigérrimas de inverno também usávamos a garrafa com água quente, embrulhada numa toalha, para aquecer a cama!!!! Mil e uma utilidades!!! Quanto aos comentários idiotas, nem esquente a cabeça! Não vale a pena!! Você já leu ou ouviu,por certo,um provérbio que diz:”enquanto os cães latem a carruagem passa!” Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *