22
mai
2012

Como abrir massa quando não se tem um rolo

por: Patty Martins

Essa é, mais uma das minhas dicas fáceis, muito fáceis, facílimas. Eu sei que muitas dicas são óbvias para quem já tem um certo traquejo na cozinha, mas para quem está aprendendo a cozinhar agora, são ótimas. E como tem muitas meninas e meninos que passam por aqui que estão nesta de aprender, eu não tenho dúvidas de publicar dicas assim.

Apesar de que, essa categoria é a que mais atrai comentários desaforados maldosos. Fico impressionada como tem gente que perde o seu tempo em ir em um blog, abrir os comentários e descer a lenha de graça no blogueiro. Ô falta do que fazer.

Eu sei que tem muita gente que acha que, porque tenho um blog de culinária não recebo muitos comentários assim, mas recebo. E cada um gente, que faria qualquer um arrepiar os cabelos com tanta agressividade gratuita. Na maioria das vezes deleto sem dó, nem piedade, não me abalo. Mas, tem alguns que são tão hostis, invasivos e ofensivos que me abalam. Mas, por outro lado tenho tantos outros comentários onde percebo que tenho ajudado tanta gente e outros tão cheios de carinho que toco a bola prá frente e continuo meu caminho. Portanto, se você acha que o que eu falo é óbvio demais, que as receitas que faço são ruins, que eu sou feia, boba e chata, não vem aqui, não perca seu tempo aqui, vai ler outros blogs, vai lavar uma pia cheia de louça suja, vai ser útil de alguma forma, simples assim.

Ufa desabafei.

Bem, voltando a nossa programação normal vou mostrar como eu faço para abrir uma massa, quando não tenho um rolo.

Veja que fácil:

Como Fazer:

Pegue uma garrafa que seja lisa, sem nervuras (eu usei de vinho), lave bem, polvilhe com farinha de trigo e use para abrir a massa normalmente como faria com um rolo comum.

Como tirar o rótulo:

Uma boa dica para tirar o rótulo da garrafa é derramar óleo de cozinha sobre ele, esfregar um pouquinho e deixar uns minutos. Depois com a ajuda de uma faca raspe o rótulo. Lave com uma bucha e detergente. Seque muito bem antes de usar.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


61 Comentários

  1. Gina disse:

    Sabe, Patty, passei por tantos dias difíceis ultimamente, que nem no forum tenho comentado muito sobre todos esses desaforos que as pessoas se prestam a digitar. Plágios, comentários ofensivos são muito desagradáveis. Sobra tempo para uns… E nós, que ficamos esticando nossas 24 horas, devemos tentar ficar imunes, né?
    Dicas sempre são válidas. Aliás, faço muitos cursos de culinária e o que acho mais importante neles são as dicas dos especialistas.
    Fique na paz!
    Bjs.

  2. Denise disse:

    Desculpe mas não entendi, sou completamente leiga e seus comentários são úteis para mim. Então vamos lá, quando abrir com a garrafa, se dissestes para abrir com as mãos na própria forma????

    Patty Martins respondeu:

    Como eu disse no post “Pegue uma garrafa que seja lisa, sem nervuras (eu usei de vinho), lave bem, polvilhe com farinha de trigo e use para abrir a massa normalmente como faria com um rolo comum”.

  3. Jaidete disse:

    Olá Patty, Passando só pra agradecer por todas as dicas. Bjo.

  4. Silvana disse:

    Que idéias ótimas e que mesmo sabendo, esquecemos… Mas vc vem com suas dicas ótimas e aprendemos ou relembramos.
    Eu já tinha mandado um email para vc agradecendo esse carinho faz muito tempo, mas hoje resolvi escrever aqui. Parabéns !

  5. ♥Mary♥ disse:

    Olá Paty!!!
    Isso minha mãe já fazia… rsrsrsrs(ela nunca teve um rolo)
    e sempre fazia bolinhos e bolachas assim.
    valeu a dica para quem não sabe, sempre é necessário compartilhar bjs ♥

  6. Zuila Querino disse:

    Minha querida Patty
    Vivemos dias difíceis no âmbito das relações humanas.Os noticiários se tornam cada vez mais chocantes. Parece que estamos nos acostumando à grosseria, falta de ética, falta de educação e nos casos mais agudos, que já são corriqueiros, uma violência desmedida, verbal ou não. É necessário reagir. QUEM NÃO ESTÁ ACOSTUMADO, ESTRANHA e …REAGE! É preciso desabafar, deletar, não aceitar!
    Muita gente, infelizmente, ainda não aprendeu a CONVIVER, não aprendeu, no mínimo, a importância do saber DAR E RECEBER. GENTILEZA GERA GENTILEZA!
    Sou muito grata a você pelas DICAS. Sempre atenciosa. Muito criativa na cozinha. Só tenho a agradecer.
    Quem sabe se essas pessoas não estão necessitando de chamar atenção de alguém? Carência?????…..
    Quem se propõe a colaborar, dar de si, merece, no mínimo, RESPEITO!
    Valeu o desabafo! Acabou, passou… Parabéns pelo trabalho!
    Zu

    Patty Martins respondeu:

    rs, você é ótima Zuila.
    Obrigada pelo desabafo.
    Assino embaixo de tudo o que vc disse.
    Beijos querida

  7. Deise silva disse:

    Oi, é a primeira vez que acesso seu blog e acabo de ler sua dica sobre abrir a massa sem o rolo. Bom, nem tenho uma garrafa, terei de revirar a cozinha e achar outro utensílio.
    Mas, não desanime com esse cometários impróprios, sempre aparece pessoas que vão nos desanimar.
    Sucesso :)

  8. Evania Dorna disse:

    Achei seu blog por acaso,amei tanto,tanto,estou curtindo tudo,entro todos os dias….parabéns !!!

  9. Adriana Almeida disse:

    Olá cheguei por aqui na última sexta-feira (30-11-12) por acaso,e estou adorando!!!Parabéns!!!

    Patty Martins respondeu:

    Seja bem vinda Adriana.
    Sinta-de à vontade.
    Beijos

  10. Regina disse:

    Oi Patty, eu achei o seu blog hoje e já olhei umas 15 páginas! Já olhei diversos blogs e sites de culinárias e simplesmente amei o seu! Adorei a forma didática com que vc ensina as receitas. Gostei pq vc tanto fala pra quem sabe muito e só quer a receita mesmo, quanto fala pra pessoas como eu que estão engatinhando na arte culinária. Anotei diversas dicas suas pra principiantes, por exemplo a de cozinhar várias beterrabas e depois congelá-las enroladas em papel alumínio, adorei, nunca ia pensar nisso sozinha. Vc escreve super bem, deixa tudo super fácil de entender devido às fotos e, principalmente devido às dicas para os iniciantes. As pessoas são realmente de uma grosseria sem tamanho e sem necessidade.
    Parabéns pelo blog e continue com seu ótimo trabalho! E que você possa mesmo nunca se abalar com as mensagens grosseiras.

    Patty Martins respondeu:

    Puxa Regina amei suas palavras, são pessoas como você e comentários como o seu que me impulsionam a continuar a escrever o blog com todo o carinho e dedicação.
    Obrigada
    Beijos e bom feriado

  11. Frances disse:

    Boa dica! Como não tinha pensado nisto? Ás vezes as coisas estão tão óbvias e não cai a ficha. Gostei do seu blog, não dê bola pra esses otários que não têm mais o que fazer! Bjs :-)

  12. jorge santos disse:

    Eu tenho rolo ,mas quando estou fora muitas vezes utilizo garrafa de vinho.
    Felicidades

    Patty Martins respondeu:

    Bem prático né Jorge?
    Abraços

  13. Milena disse:

    Oi Patty, liga não pros comentários maldosos… na verdade, são pessoas que precisam de ajuda, são complexadas, têm medo e insegurança pra emitir suas opiniões ao vivo, cara a cara, e aqui na net estão com suas identidades protegidas, aí se arriscam a por para fora o que gostariam de dizer para o chefe, para o marido, para os colegas de serviço e não têm coragem… quando isso acontecer (e infelizmente, imagino que ainda vai ocorrer), faça uma prece simples pedindo para que aquela pessoa encontre paz no coração…

    Quanto a voce e ao seu blog, são indispensáveis para melhorar a nossa vida, portanto, continue com suas receitas e suas dicas para principiantes ou não… eu só aprendi a cozinhar depois que meu filho já tinha uns 5 anos, porque até ali minha mãe dizia que minha comida não prestava, que meu filho passava fome… é que minha comida é do tipo saudável, pouco sal, pouco tempero, ingredientes naturais, etc… minha situação era pior que a sua, porque os comentários maldosos vinham de uma pessoa que deveria me incentivar e não me censurar e desmerecer, não é mesmo?

    Um beijo, querida, fique com Deus e lembre-se: “os cães ladram e a caravana passa”!!!

    Milena

    Patty Martins respondeu:

    Milena. Obrigada querida. Puxa que experiência ruim você teve com sua mãe. Enfrentar certos tipos de comentários é pau, né? Mas a gente tem que aprender. Vamos deixar essas coisas para lá, vamos ser feliz como somos e como podemos ser, não é mesmo.
    Beijos querida e bom fim de semana

  14. João disse:

    Muuuuuito obrigado, eu estou tendo que fazer meu próprio café da manhã e sem rolo de massa a comida ficava muito massuda, pesada. Você me salvou! <3

  15. sara de mello disse:

    Oi é meu primeiro acesso e achei deu blog por acaso e gostei, será que posso abrir pasta americana com uma garrafa também? Obrigada.

  16. thaccy disse:

    Olá paty gostaria de saber se posso fazer o mesmo com a pasta americana pois não tenho rolo e estou querendo fazer o níver do meu amado e queria fazer o bolo de pasta americana te agradeço desde já .

  17. thaccy disse:

    Oiiiii

  18. valdilene brederodes chaves disse:

    E u corto d+seu blog tenho foi varias receitas dele ‘mais esta dica de abri massa me deixou um pouco melancolica com minha infancia pois minha mae fazia muito isso para abri as massa de pastel para meus irmaos ai que saudade deste tempo

    Patty Martins respondeu:

    É verdade, antigamente se fazia muito isso né, minha mãe e minha avó faziam também.
    Beijo
    Patty

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook