31
out
2012

Como cozinhar macarrão

por: Patty Martins

Esse post é daqueles básicos para quem não sabe cozinhar. Eu separei várias dicas de como cozinhar macarrão. Se você é iniciante na cozinha, pode fazer que dá certinho. Agora, se você já tem experiência, divide conosco suas dicas. Deixa nos comentários do post como você faz e suas dicas.

Vamos lá:

Como cozinhar macarrão

Você vai precisar de:

Panela grande

Colher grande

Escorredor de macarrão (se não estiver usando espagueteira)

Água

Sal

Macarrão (usei espaguete, mas pode ser qualquer outra)

Modo de Preparo

Coloque a água na panela, use cerca de 1 litro de água para cada 100 g de macarrão, isto vai evitar que o macarrão grude, quanto mais água melhor. Deixe a água ferver. Só adicione o sal quando a água ferver. Se você colocar o sal antes, vai demorar mais para ferver (não me perguntem porque, rs). Depois que a água ferver e você colocar o sal, coloque o macarrão. Não quebre as massas longas, fica ruim para comer. Coloque o macarrão como na foto 2, bem espalhadas. Logo elas começam a baixar (foto 3) daí, com a colher você mexe separando o macarrão, para eles não grudarem. Leia a embalagem e veja a quantidade de tempo que o fabricante recomenda (normalmente é de 8 a 12 minutos). Antes de chegar no tempo recomendado experimente e veja se já está “al dente” (veja abaixo o que é). Se já estiver macio, mas com alguma resistência, já está bom. Retire do fogo, se estiver usando uma espagueteira (eu usei) é só escorrer ou então você pode despejar no escorredor de macarrão. Depois que toda a água foi escorrida, coloque o molho de sua preferência.

Dicas:

  • Não lave o macarrão depois de cozido, vai tirar o sabor. Só lave se for para esfriar para fazer uma salada de macarrão, por exemplo.
  • Use o macarrão logo que terminar de cozinhar, se você deixar ele lá esperando, ele vai esfriar e grudar todo. Se quiser deixar o macarrão cozido para usar depois, misture um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. Ou também você pode colocar um pouquinho de molho e misturar bem.
  • Para esquentar o macarrão pronto que você guardou, você pode cobrir com papel alumínio e levar ao forno ou esquentar no micro-ondas (sem o papel alumínio). Pode também colocar a travessa no banho-maria para esquentar.
  • Não precisa colocar um fio de azeite na água do cozimento. Mas, se quiser colocar também não tem problema.
  • Se for usar macarrão na sopa, coloque quando a sopa já estiver quase pronta para ele não cozinhar demais e ficar se desmanchando

O que é macarrão “Al dente”?

É o melhor ponto de cozimento do macarrão. Quando o macarrão está “al dente” significa que ele não está mole demais. Que quando você morde ele está firme e consistente. Para ver se o macarrão que você está cozinhando já está “al dente”, você tem que tirar um e experimentar. Morda, se estiver macio, mas com certa resistência está bom.

Como Calcular a quantidade de macarrão por pessoa?

Se for salada de macarrão calcule de 40 a 50 g de massa crua por pessoa.

Se for prato único, calcule cerca de 250 g por pessoa de massa crua.

Se for acompanhamento calcule  de 80 a 100 g de massa crua por pessoa.

Obs: Se você não tiver balança ou medidor de massa use o olhômetro, pense sempre que a massa mais que duplica depois de cozida e que um pacote (normalmente com 500 g) tem 5 porções de 100 g.

Quais molhos usar no macarrão?

Para calcular a quantidade de molho para o macarrão: Use cerca de 250 ml de molho por pessoa.

Macarrões longos (como espaguete, talharim) – Use molhos mais líquidos, como ao sugo, alho e óleo, shoyu, etc…

Macarrões mais curtos (como penne, fusilli) – Use molhos mais cremosos, viscosos ou pedaçudos, com carne, queijo, vegetais.

 Formatos de Macarrão

Se você quiser ver os formatos mais comuns de macarrão eu fiz um post, é só clicar aqui:

Formatos mais comuns de macarrão

Você tem alguma dúvida? Você tem mais alguma dica?

Deixa aqui em baixo nos comentários.

 

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


11 Comentários

  1. Amei as dicas!
    beijos
    Adriana

  2. Ótimo post.
    Abraços,

  3. Cristiane Bachmann disse:

    Ótimas dicas gostei bastante.
    Com relação ao sal na água depois da fervura, lembro vagamente quando estudava no ensino médio de ter ouvido que é porque o tempo de ebulição (fervura) da água pura é um e quando se acrescenta algo ela deixa de ser pura e então muda o tempo de ebulição. É mais ou menos isso kkkkkkk

  4. Flávia disse:

    Adorei!

    Sobre o sal, o ponto de ebulição do sal é mais alto do que o da água, por isso a demora pra ferver, porém chega a temperatura mais elevada, assim cozinha mais rápido. Só que acho que a quantidade de sal é pouca, para cozinhar mais rápido acho que seria necessário mais, mas ficaria muito salgado… rs Complexo!

  5. analú disse:

    Sou dona de casa a 24 anos e até hoje meu macarraão nunca foi legal acho que agora vai dar certo.Valeu a dica.

    Patty Martins respondeu:

    Espero ter ajudado!
    Beijos
    Patty

  6. miguel disse:

    gostei das dicas …..

    so achei que é muito molho por pessoa……..é tudo isto ?????? nunca tinha reparado, pois gosto de bastante molho.

    Patty Martins respondeu:

    Sim Miguel. Para não ficar aquele macarrão secão. Mas, vai do seu gosto.
    Beijos e bom fim de semana

  7. adriana disse:

    criativo

  8. ana maria disse:

    Amei tudo de bom

  9. joão Vitor Braido De Oliveira disse:

    como fazer macarão poe 1 agua no fogo sal azeite oregano e poe o macarão

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook