Como desfiar frango usando a panela de pressão

O título é meio estranho, mas é isto mesmo, você vai desfiar peito de frango usando a panela de pressão. Nada de garfo ou mesmo de liquidificador.

Parece mágica.

Vapt e vupt e você terá frango desfiado rapidinho. Eu amo fazer isto. Aliás é sempre bom ter um pouco de frango desfiado no freezer para te salvar das horas difíceis.

Eu aproveitei uma boa promoção que teve em um supermercado daqui, o preço estava ótimo para aqueles pacotes de 1 kg de sassami (aquela parte mais tenra do peito), então cozinhei, defiei e congelei o frango.

 Minhas sugestões

 Aqui em casa faço frango de todo jeito e para várias ocasiões. Faço assado, cozido, grelhado, mas raramente faço frito (quando estou com vontade vou comer fora, ninguém merece sujar a cozinha toda para fazer frango frito, além de não ser lá muito saudável, então acho mais fácil e prático, quando a vontade é muita, ir num restaurante).

Com frango desfiado dá para fazer inúmeras receitas, tanto para refeições como para lanches. Acho muito versátil. E já ter prontinho, peito desfiado no freezer, é uma mão na roda. Veja algumas sugestões de receitas:

Panqueca com recheio de frango

Frango Desfiado Com Creme de Milho

Torta Suflê de Frango

Empadinha de Frango

Veja como é fácil desfiar:

Como desfiar frango usando a panela de pressão

Ingredientes

1 kg de frango sem osso

1 cebola picada

1 tomate picado

3 dentes de alho amassados

Cheiro verde à vontade

1 colher (de chá) de sal

2 colheres (de sopa) de óleo

½ xícara (de chá) de água

Modo de Preparo

Coloque o óleo na panela de pressão e depois acrescente o alho e a cebola, deixe fritar um pouquinho. Acrescente o tomate, frite um pouco mais. Junte o cheiro verde e o frango, misture bem. Acrescente a água e o sal. Tampe a panela e deixe ferver. Assim que começar a chiar, marque 15 minutos. Depois que acabar o tempo, retire a pressão (coloque embaixo da torneira até acabar o barulho/chiado ou retire a pressão do jeito que você está acostumado). Abra a panela, retire o caldo. Feche a panela novamente, ainda quente. Agora você vai chacoalhar a panela. Força no muque. Segure a panela no cabo e na outra extremidade e balance, mas balance com força, como se sua vida dependesse disto. O bom é que você já malha, nem precisa malhar braço na academia no dia que for fazer frango desfiado, hahahaha.

Abra a panela e você vai ver que o frango já está praticamente todo desfiado. Se não tiver todo desfiado, com o auxílio de uma colher grande mexa o frango dentro da panela, você vai ver que ele vai desfiando, na medida em que você passa a colher.

Dica:

Não jogue o caldo do frango que você retirar da panela, fora. Use. Corte uns legumes e faça uma sopinha, tome puro como um caldo de frango ou ele também é ótimo para colocar na massa da coxinha, fica uma massa divina.

O que você costuma fazer com frango desfiado?

Aqui comemos muito frango, bem mais que carne vermelha. Faço muita coisa com eles. Mas queria pedir sugestões a vocês do que fazer com frango desfiado.

Qual a sua sugestão?

Comments

  1. says

    Que dica maravilhosa, peço tua permissão para postar no meu blog, com os devidos créditos, claro.
    Sou tua seguidora e adoro teu blog, é maravilhoso. Parabéns!!!

  2. Daiane says

    Oi, a pergunta é, esse seu método aí deixa o frango com cheiro de pena? (eu não sei como descrever isso, mas se o frango não for bem assado/frito/refogado, fica com aquele cheiro de granja, de galinha molhada, ou, como minha mãe fala, de “fresquim”.

    Eu acho um pecado mortal desfiar sasami, mas isso porque eu adoro um filezinho de frango bem fritinho, e o preço é muito mais caro, né?

    O que eu faço (concordo com vc, tenho sempre frango desfiado no freezer) é comprar peito com osso, e cozinhar MUITO. Quando tiro ele ainda meio morno da panela de pressão ele desfia só de olhar, daí é desfiar com as mãos mesmo, e em 5 minutos 2 peitos estão desfiados. Só aí eu vou refogar as coisas e temperar (e refogar MUITO BEM REFOGADO) o desfiado.

    Bom, eu tenho uma coisa com frango cheirando pena, eu esturrico mesmo porque não suporto cheiro de pena no frango.

    Lá em casa a gente chama esse frango desfiado e temperado congelado de “recheio de torta”. E faço de tudo com ele! Desde torta até lanche, escondidinho ou acrescento milho/ervilha e fica como mistura num dia de aperto. O difícil é eu conseguir congelar, porque meu marido sempre pede para eu deixar na geladeria para já poder comer…..

    E lá vai pra cucuia minha organização

  3. Air says

    Amei a dica, essa eu não conhecia. Sempre desfiei na batedeira. Trabalhoso e muitas vezes ficava desfiado demais. Obrigado por compartilhar. Na primeira oportunidade irei testar .Bjos

  4. Betão/ Cuiabá says

    Nossa, para que tanto trabalho, basta cozinhar o frango da mesma forma, retirar da pressão e bater na batedeira “com o batedor de claras”, é muito mais fácil e sai bem fininho…..

  5. says

    hahahaha Daiane, estes maridos sempre colocam a baixo nosso planejamento, né? Sei bem o que é isso. Mas, o que a gente não faz para agradá-los?
    Menina só desfiei o sassami porque o preço estava realmente muito bom, pois eu tb gosto muito dele grelhado.
    Quanto ao gosto de “pena” acho que a solução é mesmo refogar com um temperinho bem gostoso.
    Beijinhos

  6. says

    Olá Patty,
    Adoro seu Blog.
    Maravilhoso! Parabéns!
    A dica é muito boa. Obrigada. Também uso muito frango desfiado.
    O que eu costumo fazer sempre é o Fricassê de frango,
    você conhece?
    Bjs

    Ps. Tenho muita vontade de conhecer Garanhuns…leio tudo que vc posta sobre a cidade…nasci em Natal/RN, moro em Brasília há muitos anos…mas na primeira oportunidade, irei conhecer a nossa Suiça brasileira, e quem sabe, você?

  7. says

    Oba vem sim Dircinha. Vem no Festival de Inverno que você vai adorar.
    Conheço Fricassê sim, só nunca fiz no blog. Minha m~ãe tem uma amiga que faz um delicioso.
    Beijinhos

  8. laercio oliveira de freitas says

    PERGUNTAR NÃO OFENDE: PODEREI EMBUTIR LINGUIÇAS DE FRANGO DESFIADO?…E DEIXÁ-LAS NO FREEZER?

  9. Fernanda Nunes says

    Oi PAty. Costumo faezr escondidinho de frango com purê de aipim (aipim amassado, requeijão cremoso e creme de leite), com um indispensável queijo coalho pra gratinar. Valeu pela dica!
    Beijo
    :-)

  10. Fernanda Nunes says

    Fica sim Paty… É o diferencial. Ao menos eu acho. Beijo, agora vou continuar garimpando algum milagre aqui no site para o filé de frango de amanhã e que me aguarda ali em cima da pia… rs
    Beijo!

  11. says

    Oi!!!
    Ontem já utilizei a sua dica, ficou perfeito, bem desfiadinho, só coloquei um pouquinho de vinagre para não ficar com cheiro de frango

    Fiz Escondidinho de Batata com Frango e catupiry, nossa economizou muito meu tempo, sem falar que achei muito mais higiênico não ter que desfiar com garfo.

    Pessoal podem fazer que dá certo…

    Beijos e obrigada pela dica, quando tiver outras dicas preciosas como essas é só nos enviar…
    Beijos…

  12. laercio oliveira de freitas says

    Querida Patty Martins, não precisa ajuda dos universitários…kkkkk, Isto mesmo, posso embutir linguiças com carne de frango desfiada?…as dicas de fazer linguiças artesanais serão muito, mas, muito mesmo benvindas!!! Aguardo-vos! TKS.

  13. Carol says

    Faço salada de macarrão!

    Junto o frango desfiado com macarrão parafuso, presunto, queijo prato, ervilha, milho, brócolis bem cortadinho, tomate sem casca e caroçoe maionese temperada…
    Misturo um pouco do caldo do frango com maionese, cheiro verde, sal, azeite e pimenta do reino.

    Sucesso total aqui em casa!

  14. says

    Faço praticamente isso também para desfiar o frango, mas dependendo do que vou fazer como gosto dele bem desfiadinho ponho um pouco no processador.
    A minha dica para fazer com frango é o “Frango Diferente” depois que descobri essa receita já é tradicional na família. http://vivendoavidaadois.blogspot.com.br/2010/07/frango-diferente_08.html
    E esse escondidinho de abóbora fiz a pouco tempo e adorei! http://vivendoavidaadois.blogspot.com.br/2012/03/escondidinho-de-abobora.html
    Beijos!!!

  15. says

    Hum Salada de Macarrão é muiiito bom. Adoro fazer quando vou passar uma temporada na praia. Deixo preparada na geladeira e quando chegamos varados de fome, ela tá lá nos esperando. Delicia. Obrigada por compartilhar sua dica Carol.
    Beijinhos

  16. regina says

    amada ñ precisa tudo isso; é so cozinhar bem o frango, depois vem amassando com um socador de feijão, em segundos vc amassa + de 2quilos de frango. exp essa dica,

  17. Kelly says

    Fiquei só com dúvida em relação à quantidade de água: só 1/2 xícara mesmo? Fiquei com medo e coloquei um pouco a mais. A receita de balançar a panela é o máximo! Ninguém acredita, mas deu super certo!!! Obrigada pela dica; as recém-casadas agradecem!!!

  18. Maria alice marmar says

    adorei !!! parabéns. beijos e já passei p/ a minha pagina no face . Idéia maravilhosa.

  19. Fran Rodrigues says

    Adorei a dica… como tem um bebê de um ano faço as coisas sempre na correria…Obrigada!!!

  20. Ygor says

    Ótima receita, rapido de fazer e após tirar a água da panela e desfiar o frango, eu coloco uma colher de azeite e um pouco de orégano e levo ao fogo por 2 minutos, só para dar um gostinho diferente!

  21. Vini says

    Olá!!

    Excelente dica!! Homem morando sozinho precisa de praticidade se não acaba não fazendo! eheheheh

    Essa dica ajudou bastante!

    Obrigado e parabéns pelo blog!

  22. Angélica says

    Uau!!!!

    Amei esta matéria!!!!

    Sou recem casada, e um fiasco na cozinha….rsrss
    Acabei de desfiar o frango na panela e, quase chorei de emoção….rsrs

    Perfeito!!!!!!

    To me sentindo uma expert na cozinha, esta minha mãe nao sabia, ela vai amar qd eu contar…hausuhauha…

  23. says

    Ola, minha irmã Isabel Cristina, a Ninha e expert na cozinha, nao no trivial, gosta de fazer coisas que seduzem só de olhar e ela me contou e mostrou essa novidade de desfiar o frango e me mandou o link,, adorei , fiz e também dei conta e amei, que legal que voce mostrou e repassou , valeu!

  24. Rogério says

    Olá Patty, parabéns pela dica. Por favor não leve a mal, mas é só 1/2 xícara mesmo? Obrigado.

  25. Kiki says

    PARABÉNS!!!!!
    Melhor dica do ano!!!! Pelo menos até agora!rs (e ja estamos em setembro!)
    Cheguei no seu blog super sem querer e ja nao vejo a hora de poder ficar lendo página por página.
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Ja sou sua fã!

    Pessoal dá muito certo!
    Bjs

  26. Mírian Guedes says

    acabei de experimentar desfiar o frango gente é verdade, rápido e fácil. obrigada pela dica, como facilitou minha vida, vou passar adiante. bjs

  27. thaynara says

    hahahah Patty vc vai nem acreditar só tenho 12 anos e cozinho melhor q muita gente por aai qndo tenho q fazer comida de improviso logo apelo pro escondidinho de frango mas axo q fazer ele sempre enjoa ai fiz frango desfiado com creme de milho…meninaaa olha teve gente q comeu agradecendo a Deus por eu ter feito uma comida tão boa..minha mãe disse q se eu continuar assim ela vai me dar uns trocados hahahah

    Mas acho q ainda não contei meu segredo: ‘-‘
    tudo q eu faço eu vejo aaquui no http://www.aquinacozinha.com
    awwwwwwwwyyyeeeaah fui descoberta bjooos (:

  28. thaynara says

    Patty lendo sua história eeeu te adoreeeei bemq podiamos ser amigas(eu sou introsada assim msmo) ameei o sitee :)

  29. Eve says

    Menina! Minha vida nunca mais será a mesma! Eu morrrrro de preguiça de desfiar frango, quando eu faço é batido, devagarinho, no liquidificador (até fica bom, mas não fica igual ao desfiadinho de “garfo”) e desse seu jeito? Fica!!! Muito mara! Já viu né, esse mês lá em casa vai ter de tudo com frango desfiado… hahahahaha! Beijocas! Excelente blog!

  30. rosilda says

    adorei a ideia de desfiar frango na panela de preçao ja que vc gosta muito de frango como eu vc ja comeu ele feito com açucar e uma delicia

  31. Tainá Arruda says

    Maravilhaaaa! Salvou minha vida! Eu adoro cozinhar, mas não tenho o menor jeito! kkkkk Espero que teu blog me ajude! Beijosss! :)

  32. Renata says

    Que Dica MARAVILHOSA!!!!! Desfiava na batedeira, mas na panela de pressão, suja bem menos as coisas na cozinha rs…rs… bem mais prático. Fiz e deu super certo. Amei! Obrigada, beijos.

  33. Hudimila says

    Gente foi a descoberta do ano para mim, eu amei. Caraca vou fazer sempre. o frango fica desfiadinho é ótimo e prático! Só que coloquei mas água do que estava escrito pois fiquei com medo, de ser pouca. Eu fiz panqueca de frango com ele. Valeu pela dica

  34. Francielly says

    Muito obrigada pela dica! muito simples e fácil achei qie nem conseguiria pois nao sou boa cozinheira kk
    mas amei e foi um sucesso, obrigada!!

  35. Ana says

    Gente, que diga TUDO! Vou fazer amanhã pra colocar num FRICASSÉ, e essa receita é ótima pq o frango já vem temperadinho. Espero que dê certo, ainda não lidei com a panela de pressão. rss Valeu! 😀

  36. Ana says

    Gente, que dica TUDO! Vou fazer amanhã pra colocar num FRICASSÉ, e essa receita é ótima pq o frango já vem temperadinho. Espero que dê certo, ainda não lidei com a panela de pressão. rss Valeu! 😀

  37. Marly says

    HahHaha, adorei sua frase…. Como se sua vida dependesse disso…. Meu frango esta na pressao, vou testar sua dica hj mesmo. Bjeijinho e obrigada.

  38. Marly says

    Deu tão certo que estou dando a dica pra todo mundo … sempre com sua frase: “mexa a panela como se sua vida dependesse disso”
    Muito obrigada, desfiar frango na mão, nunca mais.

  39. Taís says

    Muito legal. sempre faço receitas com frango e realmente facilita muito. Ficou bem desfiado muito melhor que no garfo e bem mais simples e rapido… minha irma e minha mae adoraram a dica. Beijos e continue nos dando boas dicas!!!

  40. Adriana says

    Achei muito bacana a técnica. Vou testar.

    Só não gostei muito da dica para tirar pressão da panela na torneira. Esse gasto de água não é muito ecológico, né? Eu levanto cuidadosamente a válvula com um garfo e espero.

    Agora é torcer para que o sassami entrar em promoção mais vezes, pq lá qm casa só entre peito de frango com osso…. hihihihihihihihihihi

  41. David says

    Madame, fiz com umas modificações:

    1. Meu refogado foi com 2 tomates, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 2 cenouras cruas descascadas e cortadas em rodelas, azeite;
    2. Deixei até a cebola e o tomate murcharem;
    3. Adicionei 1 kg de frango, mas deixei na pressão por 20 min;
    4. O caldo que se formou, não removi;
    5. Com a panela aberta, usei uma colher não metálica – pau ou silicone – para não arranhá-la; misturei bem;
    6. Como boa parte dos pedaços que usei estavam grandes, à medida que misturava com a colher, o frango desfiava e absorvia o caldo.

    Assim o frango não ficou ressecado e ficou perfeito para outras receitas.
    Usei naquela sua de escondidinho de frango. O frango ficou com o sabor do refogado e bem úmido.

    Deveras prático desfiar na pressão! Merci!

    Testarei fazendo uma torta de frango na próxima! 😉

  42. Gaby says

    Patty, essa dica salva a vida de qualquer dona de casa! rsrs
    É muito rápido e prático de fazer, casei a pouco tempo e estou aprendendo a cozinhar agora. Com suas dicas recebo vários elogios do maridão.
    Mas confesso que fiquei perdida quando o blog ficou fora do ar para mudar o layout! rsrs
    Que bom que voltou, ficou perfeito!
    Ah, eu uso essa dica do frango desfiado pra fazer fricassé.

  43. Angela says

    Patty,
    depois que vi essa sua dica no blog, nunca mais desfiei frango na unha!!!
    Hoje mesmo cozinhei um franguinho na pressão ( com osso e tudo – rsrs) pra fazer uma canja (nada melhor pra esse friozinho que está fazendo aqui em Campinas) e meu único trabalho foi separar os ossinhos que ficaram, mas perto do tempo que eu perdia desfiando o dito cujo …. separar os ossos não foi nada!!!

  44. Tuanny says

    Gente achei que fosse mais difícil e exigisse muito mais força mas é muito rápido e prático, tudo de bom! Quanto ao comentário da Daiane sobre o cheiro de “pena” pra mim o segredo é colocar limão durante o cozimento e depois que desfiar colocar um pouco de vinagre de alcool e misturar. Não fica absolutamente cheiro nenhum, não se percebe gosto do vinagre nem do limão. Eu não costumo cozinhar muito pq se não o frango fica ressecado não gosto, acho que uns 15 a 20 min na pressão é perfeito.

  45. Anamaria says

    Patty, essa dica é maravilhosa!!! Acabei de fazer e deu super certo. O frango, além de ficar desfiadinho, fica molinho e o tempero…… Humm!!! Nem se fala! Obrigada por nos ensinar tanta coisa boa e pratica! Bjs.

  46. Eliane Evelyn Kraus Peres says

    Gostei bastante da sugestão !!! Faço uma carne desfiada pra lanche de festa que fica ótimo : com Coxão Duro em cubos grandes sem gordura,tempero com cebola cortada em quatro alho inteiro tomates vermelhinhos tbm cortados em quatro,bastante cheiro verde,sal,pimenta dedo de moça,óleo,louro….deixe curtindo neste tempero de um dia para o outro; panela de pressão quente azeite ; coloque toda a carne com temperos frite um pouco coloque 1 colher generosa de extrato de tomate e água fervendo…tampe e deixe cozinhar até ficar molinha a carne,abra a panela volte ao fogo e deixe fervendo e vá amassando com 1 colher de pau os pedaços de carne contra a parede da panela,vai desfiando toda,experimente o tempero se quiser no fim ainda coloque um pouco de azeite e salsinha picada…fica um lanche maravilhoso !!!!! Até mais abraços….

  47. LUIZ CARLOS SOUZA RIBEIRO says

    GOSTEI DA DICA, MÁS AQUI EM CASA DESFIAMOS COM A BATEDEIRA É MUITO SIMPLE E PRÁTICO UM ABRAÇO.

  48. Silvia says

    Não acreditei muito mas apostei e deu muito certo. Acrescentei uma pimentinha malagueta picadinha e o caldo ficou uma delícia. Geladeira para separar o excesso de gordura (por ser peito de frango até que tinha bastante) e depois aproveitei o caldinho de frango. Vou tentar fazer com sobrecoxa desossada, depois dou o retorno.

  49. christiane de souza cardoso says

    Tenho bastante peito de frango na geladeira so tirava pra fazer lasanha e mais nada.

  50. PIERINA says

    Obrigada pelas dicas, são valiosíssimas! Bom eu costumo desfiar e depois refogar, fica ótimo!

  51. Silvia Azevedo says

    O título desse post deveria ser “milagre”! Adoro frango desfiado, mas a preguiça não deixava fazer. Meus problemas acabaram! hahahahahaha

  52. VANI says

    AKI EM CASA EU APRENDIR A DESFIA O FRANGO NA BATEDEIRA, E SUPE PRATICO. AGORA O PEITO TEM QUE TA QUENTE.

  53. Elenice Ribeiro da Silva says

    Eu faço fricasse, arroz de forno, e um molho com milho verde e ervilha comemos com batata palha arroz fresquinho e uma saladinha

  54. Rita Bloise says

    Olá Patty, voltei com novas postagens no blog, e a acompanhar os blogs amigos.
    Achei esta ideia maravilhosa! Podemos fazer tanta coisa com o frango desfiado, como empadão, arroz de forno, recheios de salgados… e, poder desfiar assim!
    Dica maravilhosa. Parabéns!

  55. Francisca Toledo says

    Tinha no mercado uma oferta de peito de frango, comprei alguns kilos, agora vou desfiar na panela de pressão, e congelar nos saquinhos, para usar em receitas que faço nas festas de fim de ano…obrigada

  56. Milena Gomes da Silva says

    Eu tinha aprendido a desfiar na batedeira mais na panela é super prático. E o melhor é que não fica muitos utensílios sujo!

  57. Camila Guimarães says

    Eu amei a dica!!! <3
    Uma tia já havia me falado disto mas não lembrava direito como fazia!!!
    Hoje me deu uma vontade de comer empadão, e lembrei… como minha tia mora em outro estado não consegui falar… foi mais fácil pesquisar… e o site onde explica da melhor forma é o seu!!!
    Parabéns!!!
    Já vi que tem receitas maravilhosas por aqui!!!
    Fui preparar o empadão!!!
    Beijossss

  58. Matheus says

    Dica massa! Fiz em menos de 20 minutos e ficou delicioso! Para quem mora só é estuda a maior parte do tempo, a dica é ainda mais útil!

  59. Bruno Marques dos Santos says

    Eis uma sugestao pratica de frango!! O que fazer? Rechear pasteis assados ou fritos, pasteloes, coxinhas, risoles, tortas, empadoes, empadinhas, escondidinhos, arroz de forno, bolos salgados, cuscuz, lasanhas, macarroes, ravioles, canelones, capeletes, ravioles, pizzas, calzones, esfihas, saladas de macarrao, salada de arroz, salada de feijao, faze lo como salada, salpicao, nhocao, rechea lo no pao tipo “buraco quente” com molho de tomate ou ate igual a mistura do dia dia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>