12
dez
2012

Como dessalgar e desfiar bacalhau

por: Patty Martins

Neste período de fim de ano muita gente faz receitas usando bacalhau, não é mesmo? Então, resolvi fazer um post aqui no blog mostrando como dessalgar bacalhau, para aquelas pessoas que querem fazer uma receita, mas não sabem como tirar o sal desse peixe.

Eu usei esse bacalhau para fazer uma salada, depois eu mostro para vocês. Mas, já fiz outras receitas com bacalhau aqui no blog:

Bacalhau Gratinado

Escondidinho de Bacalhau

Arroz de Bacalhau

Mas, antes de fazer qualquer uma dessas receitas é preciso dessalgar o bacalhau, então vamos ver como fazer:

Como dessalgar bacalhau

Modo de Fazer

A primeira coisa é lavar o bacalhau em água corrente para tirar todo o sal que fica por cima dele. Se precisar corte o bacalhau em pedaços menores. Depois coloque em um recipiente. Coloque gelo e água gelada até cobrir o bacalhau. Leve o recipiente à geladeira. Troque a água a cada 4 horas.

O tempo que vai levar para dessalgar, vai depender do tamanho e da espessura dos pedaços. Se for lascas ele vai dessalgar bem mais rápido do que se ele estiver em pedaços ou se for o lombo.

Então, minha dica é, deixe na geladeira, imerso em água gelada, troque a água a cada 4 horas e experimente o peixe a cada 12 horas. Isto mesmo tire uma lasquinha do peixe e experimente. Quando você perceber que ele está com muito pouco sal, estará bom.

Como desfiar o bacalhau

Agora que o bacalhau está dessalgado, você provavelmente quer tirar a pele, as espinhas e desfiar o peixe para usar em alguma receita, não é?

Bem, é simples. Você vai colocar o bacalhau já dessalgado em uma panela com água e levar ao fogo. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Depois, espere esfriar e comece, com as mãos, retirando a pele e as espinhas. Depois é só desfiar a carne. Ele vai ficar como na primeira foto. Daí é só usar na receita que você escolheu.

Dica:

  • Não deixe o bacalhau totalmente sem sal, senão ele vai perder o sabor.
  • No mercado já existe bacalhau que já vem sem o sal, é bem mais prático.
  • Se você quer dessalgar o bacalhau, mas não tem tempo, você pode lavar ele, colocar os pedaços em uma panela, cobrir com água e deixar ferver. Depois escorra a água, coloque água limpa novamente e deixe ferver de novo. Faça isso até você experimentar e ele estar com pouco sal.

Observação: Esse meu ficou 24 horas de molho.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


13 Comentários

  1. Andrezza disse:

    Paaaaatyyy, sabe como eu dessalgo bacalhau ou carne seca?!?!?!?! Com água morna e vinagre!!!

    Eu coloco umas três ou quatro vezes… agua morna e aperto o vinagre (branco). Ai deixo uns minutinhos, jogo essa água fora, ponho outro tanto de água morna e vinagre. Umas três ou quatro vezes é suficiente meeesmo pra dessalgar tudiinho!!! e é mto rapído!! Garanto que em 20 minutos vc ja tem a carne ou o bacalhau sem sal!

    beeeijos

    Patty Martins respondeu:

    Já fiz com água morna quando estou com pressa (do jeito que falei no post), mas nunca usei vinagre. Não muda o sabor Andrezza?

  2. Andrezza disse:

    Patyyyy, não muda não! Por isso mesmo é que eu uso o vinagre branco , que é mais suave!!!!

    Pode fazer! confia em mim e seee joooga!

    Beijinho

    Patty Martins respondeu:

    Dá próxima vez vou tentar.
    Obrigada pela dica
    Beijo e boa semana

  3. Olá, Patty!
    Como sempre, dica muito útil e prática
    Gracias,
    Zu

    Patty Martins respondeu:

    Obrigada Zu.
    Beijos querida

  4. Ewelly disse:

    Andrezza eu estava desesperada, pois tenho que fazer uma receita de bacalhau hj e não tinha noção de como eu ia dessalgar o peixe,mas com essa sua ajuda, ficara tudo muito mais fácil e melhor, ogd pela dica!!

  5. Monica disse:

    Estou feliz em participar do seu site, adorei as suas receitas e vc é realmente muito prática na cozinha e suas dicas são otimas, será que vc tem uma receita de bolo no liquidificador que seja de trigo?
    Eu tenho de milho
    de fubá mas de trigo não, se tiver gostaria muito de receber!!

    obrigado ,
    grande abraço

  6. bom dia!Me enterressei,em fazer bolinhos de bacalhal e quero ver como é o genuino bolinho portugues e modo de prepera-los e ter mais receitas com o propio!

    Patty Martins respondeu:

    Ainda não fiz nenhum bolinho bacalhau aqui no blog. Sugestão anotada.
    Beijos

  7. danny disse:

    massa

  8. ednalva gomes de oliveira disse:

    eu adorei saber como dessalgar bacalhau varias dicas muito boas valeu mesmo vai ser de grande cerventia pra quando eu for fazer bacalhau nao ficar sem saber oq fazer.ok valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bjs

  9. pedro disse:

    Legal gostei didso tudo se puder me envie receitas de peixes que agregem peso para buffet no peso abraço.

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook