Como fazer iogurte desnatado em casa

Algumas semanas atrás, voltei a fazer iogurte em casa. Fiz o Iogurte Natural Caseiro, que ficou muito bom. Mas, como estou numa fase mais light resolvi fazer, esta semana, um que fosse desnatado. Ficou muito bom também. Comprei os ingredientes e me pus a fazer. Usei o leite desnatado 0% de gordura, mas para ficar com uma consistência melhor acrescentei o leite em pó integral.

 A marca do leite interfere?

O sabor do leite desnatado varia muito de uma marca para outra. Tem uns, que parece que você está tomando água, totalmente insípido. Eu prefiro escolher um mais saboroso, e foi isto o que eu fiz. Isso vai resultar num iogurte mais saboroso, of course.

Se você ainda não tem a sua marca preferida, vai testando e depois escolhe a que mais você gostou.

Veja como eu fiz o meu:

Iogurte desnatado feito em casa

Ingredientes

2 litros de leite desnatado

1 potinho de iogurte desnatado

4 colheres (de sopa) de leite em pó integral

Modo de fazer

Esquente o leite até uma temperatura que você coloque o dedo dentro dele e consiga contar até dez. É uma temperatura quente, não morna.

Misture o leite em pó com o iogurte de potinho na vasilha onde vai fazer o iogurte. Vá despejando o leite quente e misturando para desfazer todos os grumos.

Tampe com uma tampa de panela, enrole em uma toalha de mesa e coloque em um lugar onde não seja ventilado. Eu coloco no micoondas fechado ou no forno desligado (claro).

Espere algumas horas, com certeza mais de oito. Eu fiz em um dia à tarde e fui retirá-lo no outro dia pela manhã para colocar na geladeira. Mas, se você tiver dúvida, abra a vasilha e veja se o iogurte já está pronto. Vôce notará que a consistência do leite mudou, ficando mais dura e um pouco de soro se separou do leite e estará por cima do iogurte.

Agora é só fechar a vasilha com a tampa própria e levar a geladeira.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

 

Diferenças entre o Iogurte Natural e o Iogurte Desnatado feito em casa

Tem algumas diferenças sim:

  • O desnatado demora um pouco mais de tempo para ficar pronto;
  • Depois de pronto você nota uma maior quantidade de soro por cima do iogurte desnatado;
  • O sabor do iogurte desnatado é levemente mais ácido.
  • O desnatado fica mais “pegajoso”, se você não gostar desta textura, bate no liquidificador que ele fica líquido.

São pequenas diferenças, não as leve muito em conta. Pense no beneficio que é tomar um iogurte com uma quantidade mínima de gordura.

Se quiser fazer o iogurte na versão integral (natural), clique abaixo:

Iogurte Natural Caseiro

 

Como você toma o seu iogurte?

Quando fiz o post sobre o Iogurte Natural Caseiro muitas pessoas me mandaram email ou deixaram comentário me pedindo sugestões do que misturar no iogurte. Dei as minhas sugestões, tipo:

  • Misturar com frutas picadas ou bater com frutas e adoçar;
  • Bater com gelatina do sabor de sua preferência e fazer uma sobremesa bem leve;
  • Bater no liquidificador com suco light;
  • Comer com mel e granola;

Usar como ingrediente em outras receitas, como bolo com iogurte (Bolo Verde), Frozen (Frozen Iogurte Natural), molho para salada, etc…

E você, quais receitas costuma fazer com iogurte? E como você costuma comê-lo? Deixe aí nos comentários suas sugestões, vou gostar muito e podem ser boas idéias para quem quiser experimentar.

Comentários

  1. Patty, posso colocar o iogurte diretamente nos potinhos, ao invés de por na vasilha? Adorei sua maneira de fazer iogurte, muito prática!!! Obrigada. :)

  2. Muito boa sugestão. Ontem fiz iogurte grego, mas a minha consciencia manda-me nao comer. Vou tentar o teu para ter menos remosos. Dá para fazer na iogurteira??
    Bjkas

  3. Olá Patrícia!
    Gosto muito de suas receitas , parabéns pelo blog e por dicas tão boas. Vou fazer este iogurte pro pessoal daquí de casa, mas gostaria de saber se podemos fazer com o leite sem lactose.Abraços! Remédios

  4. Oi, Patty!
    Costumo fazer sempre iogurte desnatado. A única diferença do meu é que uso 1 potinho para 1 litro. Estou muito acostumada com esse iogurte e não fico um dia sequer sem!!
    Aguarde cenas de um casamento… rs! Bjs.

  5. Remédios nunca tentei fazer com o leite sem lactose, mas acho que vale a pena tentar. Faz um litro só e vê se dá certo se não der depois usa o leite para fazer bolo ou outra receita, daí vc não desperdiça.
    Beijinhos

  6. Costumava fazer muito iogurte caseiro, acho o sabor muito superior ao industrializado…mas tem um bom tempo q não faço. Costumava comer com aveia em flocos, mel e castanha…
    hmmmm… só de lembrar…=D

    Eu li em algum lugar(não faço a menor ideia de onde…^^) que não se deve guardar iogurte em potes de vidro transparentes e sim âmbar ou o mais escuro possível, pois, a luz destrói a vitamina B2.

    Vo tentar fazer uma receita de iogurte desnatado essa semana e conto depois se acertei…^.^

    Beijins

  7. oi bom dia gostaria de saber se eu fizer esse iogurte com leite integral sera do mesmo modo do leite desnatado.obrigada e bjs.

  8. Patricia, muito boa a receita.
    Precisa mesmo deixar em um local não ventilado por tanto tempo? Vou morrer de fome só de olhar isso, imagine tampar e ter que esperar todo esse tempo! kkkkkkk Abração!

  9. Adorei o seu blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para a Família e vai dos blogs de mães até blogs geeks, super diversificado, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público específico.
    http://www.agregapais.com.br/

  10. Bom Dia Patty, fiz o iogurte e ficou maravilhoso!!!
    Meu marido adorou…^.^

    Aproveitando a passadinha por aqui, dá só uma olhadinha nesse vídeo ensinando a fazer torta de maçã.
    http://www.youtube.com/watch?v=9PtUe8jclgw&feature=relmfu

    Dá água na boca ver como a massa é crocante e o gosto com q o rapaz q ensina come a torta, eu fiz em casa e ficou uma delícia pena q não tirei fotos pra mandar pra vc…

    Beijinhos.

  11. Daiana amei a torta, fiquei morrendo de vontade de fazer.
    Quando achar essas coisas legais manda para mim, eu amo. Adorei a dica do biscoito por baixo para absorver a umidade da maçã.
    Beijinhos

  12. Qdo faço iugurte caseiro coloco a vasilha(pote de vidro, fechado) com o iugurte recém feito, dentro de um isopor simplesmente.Faço à noite e deixo até outro dia. É super prático.

    Na minha receita não vai leite em pó. Vou experimentar esta opção.

  13. Oi Dilva, boa ideia esta do isopor, obrigada.
    Com relação ao leite em pó, antes eu também não colocava, depois que descobri o truque achei bem melhor a consistência.
    Beijinhos

  14. Estou com problema de colesterol alto e gostaria de saber se só poderá ser feito o iogurte,com leite em pó desnatado,ou será q tb posso fazer com o leite Ninho?
    Faria os 2 tipos de iogurtes e,acredito q com o leite Ninho,o sabor é certa// da hora.
    Obgdo.

  15. De fato com o Ninho ficou D+.
    Ficou com uma consistência mto boa,ñ acrescentei açúcar e,resolvi bater com morangos “fruta” mas,me dei mal rsrsrs ,pois ficou ralo…o q tem de ser feito pra ficar cremoso e de boa consistência ?
    Muitíssimo obgdo!

  16. Nossa eu fiz e ficou delicioso!!!!! De inicio não pensei q fosse dar certo, mas vc como sempre explica tintin por tintin (bem detalhado). Obrigada por suas dicas, valeu. Bjsss

  17. Todo iogurte feito em casa, se batido fica líquido mesmo. Se quiser pode fazer com gelatina. Dissolva a gelatina de morango em 250 ml de água quente e depois misture com 250 ml de iogurte. Leve para a geladeira. Vai ficar firme, mais ou menos como uma mousse.
    Beijos

  18. Muito agradecida pela explicação..no próximo q fizer,já irei acrescentar à gelatina.
    Esta flor de jujuba,eu já vi aqui…mas,queria fazer as jujubas…rsrs…pode isto?Querendo emagrecer,com colesterol alto e pensando em doce…afff…
    Até à próxima.

  19. nossa parabens hoje estava n site da top therm nada contra mais muito caro dai fui pesquisar receitas caseiras a acabei aqui srsrsrs amei avou fazer amnha cedo parabens por tudo receitas,dicas maravolhosas amei bjao

  20. Fiz o iogurte desnatado com leite em Pó e,ñ gostei nada do resultado;acrescentei o leite em pó integral ,as 4 colheres q foi sugerido….mas a consistência ficou meio q cola…será q batendo ele com frutas,fica melhor?
    O iogurte integral q fiz,ficou dos Deuses…rsrsrs…este,com certeza,ñ faltará pois assim q acabar o desnatado,farei o iogurte integral!!!

  21. Bati no liquidif…com mamão e,melhorou 1 pouco mas,nd parecido com o Integral q,ñ faltará mais aqui.
    Obgdo pela resposta.

  22. Muito prática a receita, parece mto bom..
    Se for fazer com frutas, coloca antes dele fermentar ou depois?
    E qto tempo ele pode ficar guardado sem estragar?

  23. Olá! Adorei as receitas dos iogurtes, vou fazer o desnatada, pois fiz cirurgia de hérnia de hiato e não posso tomar o integral, confesso que gosto mais.
    Fique na Paz do Senhor!
    Sucesso!

  24. Patricia faço a receita do iogurte natural há muitos anos.Hoje pedi a receita dele desnatado pois nunca o fiz,e tinha medo de cometer erro,pois será para uma senhora que ensinei o meu .quase parecido com o seu ,e quando estou quase no final ,faço outro aproveitando uma quantidade dele.Nesta última vez que o fiz coloquei em duas tijelas plásticas,o que fez ficarem muito mais firme.Uso muito batido com linhaça e farelo de trigo e coloco pouco adoçante,faço bolo e outras receitas .Muito obrigada pela receita do desnatado;Olivia Guerra

  25. Olá, Patty!
    Muito obrigada por dividir a receita! Estou super curiosa para fazer!
    Mas não entendi uma coisa:
    Poderei guardar um copo do próprio iogurte que fiz para fazer um novo? Foi isso que você disse?
    E se sim,em até quanto tempo posso usá-lo? Quanto tempo durará o iogurte feito com este copo? rsrs
    Muito obrigada!
    Abraços

  26. Gostaria de saber se eu quiser adicionar a gelatina se tenho que prepara-la como de costume ou se levo o po diretamente ao iorgurte para bater no liquidificador?

  27. Se fizer a gelatina e depois adicionar, ele fica líquido. Se adicionar o pó de gelatina direto no iogurte ele vai ficar firme, quase como uma mousse. Aí, vai depender do seu gosto.
    Beijos
    Patty

  28. Estou seguindo a receita do iogurte mas em um versão light , mas tenho duvida com relação ao ponto de aquecimento do leite e por isso fui mexer antes de finalizar o tempo de repouso ,aqueci um pouco mais, isso vai interferi no resultado do meu iogurte ?

  29. Oi adorei sua receita,mas quero saber se dá para preparar um iogurt bem consistente, tipo o grego com iogurt caseiro? Obrigada

  30. Patty,adorei a receita,gostaria de saber se acrescento a gelatina depois de pronto gelado,ou quando ainda estou fazendo o iogurte?
    obrigada,bjs

  31. Eu estava procurando como fazer iogurte e encontrei seu blog, gostei muito e fiz deu certo só que ficou muito ralo. Entrei para pesquisar como é que uma coalhada fica durinha e encontrei, eles usam espessante gelatina só que tem que tomar logo que usa, mais eu quero iogurte para uma semana. Tem como você me ajudar sobre esse assunto?

  32. Adorei essa dica do iogurte caseiro desnatado, fiz deu certo só que fiz leite semidesnatado com iogurte desnatado com leite em pó integral, agora só faço meu próprio iogurte. Há eu coloquei a mistura leite com iogurte em um recipiente de plástico com tampa embrulhando em papel alumínio pelo lado de fora e amarrei um pano de prato, deixe uma noite, no dia seguinte meu iogurte estava bem cremoso.