Como fazer iogurte desnatado em casa

Algumas semanas atrás, voltei a fazer iogurte em casa. Fiz o Iogurte Natural Caseiro, que ficou muito bom. Mas, como estou numa fase mais light resolvi fazer, esta semana, um que fosse desnatado. Ficou muito bom também. Comprei os ingredientes e me pus a fazer. Usei o leite desnatado 0% de gordura, mas para ficar com uma consistência melhor acrescentei o leite em pó integral.

 A marca do leite interfere?

O sabor do leite desnatado varia muito de uma marca para outra. Tem uns, que parece que você está tomando água, totalmente insípido. Eu prefiro escolher um mais saboroso, e foi isto o que eu fiz. Isso vai resultar num iogurte mais saboroso, of course.

Se você ainda não tem a sua marca preferida, vai testando e depois escolhe a que mais você gostou.

Veja como eu fiz o meu:

Iogurte desnatado feito em casa

Ingredientes

2 litros de leite desnatado

1 potinho de iogurte desnatado

4 colheres (de sopa) de leite em pó integral

Modo de fazer

Esquente o leite até uma temperatura que você coloque o dedo dentro dele e consiga contar até dez. É uma temperatura quente, não morna.

Misture o leite em pó com o iogurte de potinho na vasilha onde vai fazer o iogurte. Vá despejando o leite quente e misturando para desfazer todos os grumos.

Tampe com uma tampa de panela, enrole em uma toalha de mesa e coloque em um lugar onde não seja ventilado. Eu coloco no micoondas fechado ou no forno desligado (claro).

Espere algumas horas, com certeza mais de oito. Eu fiz em um dia à tarde e fui retirá-lo no outro dia pela manhã para colocar na geladeira. Mas, se você tiver dúvida, abra a vasilha e veja se o iogurte já está pronto. Vôce notará que a consistência do leite mudou, ficando mais dura e um pouco de soro se separou do leite e estará por cima do iogurte.

Agora é só fechar a vasilha com a tampa própria e levar a geladeira.

Clique nas fotos para ver em tamanho maior

 

Diferenças entre o Iogurte Natural e o Iogurte Desnatado feito em casa

Tem algumas diferenças sim:

  • O desnatado demora um pouco mais de tempo para ficar pronto;
  • Depois de pronto você nota uma maior quantidade de soro por cima do iogurte desnatado;
  • O sabor do iogurte desnatado é levemente mais ácido.
  • O desnatado fica mais “pegajoso”, se você não gostar desta textura, bate no liquidificador que ele fica líquido.

São pequenas diferenças, não as leve muito em conta. Pense no beneficio que é tomar um iogurte com uma quantidade mínima de gordura.

Se quiser fazer o iogurte na versão integral (natural), clique abaixo:

Iogurte Natural Caseiro

 

Como você toma o seu iogurte?

Quando fiz o post sobre o Iogurte Natural Caseiro muitas pessoas me mandaram email ou deixaram comentário me pedindo sugestões do que misturar no iogurte. Dei as minhas sugestões, tipo:

  • Misturar com frutas picadas ou bater com frutas e adoçar;
  • Bater com gelatina do sabor de sua preferência e fazer uma sobremesa bem leve;
  • Bater no liquidificador com suco light;
  • Comer com mel e granola;

Usar como ingrediente em outras receitas, como bolo com iogurte (Bolo Verde), Frozen (Frozen Iogurte Natural), molho para salada, etc…

E você, quais receitas costuma fazer com iogurte? E como você costuma comê-lo? Deixe aí nos comentários suas sugestões, vou gostar muito e podem ser boas idéias para quem quiser experimentar.

 

Comments

  1. Marisa says

    Oi adorei sua receita,mas quero saber se dá para preparar um iogurt bem consistente, tipo o grego com iogurt caseiro? Obrigada

  2. Marisa says

    Patty minha linda,obrigada por ter respondido minha pergunta,mas eu não sei dessorar. Como faço? Bj

  3. Greici says

    Patty,adorei a receita,gostaria de saber se acrescento a gelatina depois de pronto gelado,ou quando ainda estou fazendo o iogurte?
    obrigada,bjs

  4. isabel cristina says

    Eu estava procurando como fazer iogurte e encontrei seu blog, gostei muito e fiz deu certo só que ficou muito ralo. Entrei para pesquisar como é que uma coalhada fica durinha e encontrei, eles usam espessante gelatina só que tem que tomar logo que usa, mais eu quero iogurte para uma semana. Tem como você me ajudar sobre esse assunto?

  5. Natália says

    Adorei essa dica do iogurte caseiro desnatado, fiz deu certo só que fiz leite semidesnatado com iogurte desnatado com leite em pó integral, agora só faço meu próprio iogurte. Há eu coloquei a mistura leite com iogurte em um recipiente de plástico com tampa embrulhando em papel alumínio pelo lado de fora e amarrei um pano de prato, deixe uma noite, no dia seguinte meu iogurte estava bem cremoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>