Como limpar moela

Moela, fígado e coraçãozinho de frango são cortes de frango muito saborosos e rende deliciosas receitas. Mas, quando se trata de miúdos a preocupação com a higiene e a limpeza deve ser ainda maior, não é? Por isso, resolvi fazer este post.

É muito bom fazer uma moela cozida para comer com polenta ou mesmo com um arrozinho bem feitinho e fresco. Ou, ainda uma moela com vinho. Eu sei que não temos muito o hábito de comer moela, mas é uma carne muito saborosa.

Como fiz moela estes dias aqui em casa (depois eu posto), resolvi mostrar como limpar a moela, antes de fazer qualquer receita.

Para limpar antes de prepará-la só é preciso um pouco de paciência. Veja.

Como Limpar Moela 

Você vai precisar de:

Moela

Faca

Vinagre

Água

Modo de fazer

Com a ajuda de uma faca pequena e afiada, retire toda esta parte amarela (foto  1) que aparecem em algumas moelas. Raspe  toda a moela para retirar alguma sujeira mais resistente. Coloque água quente que dê para cobrir as moelas, acrescente vinagre, misture e deixe as moelas nesta solução por cerca de 20 minutos (foto3). Escorra, lave-as em água corrente. Corte as moelas em pedaços menores (foto4) e utilize na sua receita preferida.

 

Dica:

  • Use de 3 a 4 colheres (de sopa) de vinagre para cada litro de água.

Comments

  1. says

    Nossa !!!!! Voce salvou minha vida agora … nao sabia como limpar a moela , abri a bandeja , e disse : como é que se limpa isso? Eu realmente nao sabia . Preferi entra na net do que amolar minha sogra … coitada. rsrsrsrsr!!!! mutíssimo obrigada ! BEIJOOOOOO!

  2. Maria Jose Fonseca Moreira Almeida says

    Fiquei muiito feliz, como e bom gostar de cozinhar e querer aprender a fazer as coisas, aqui em casaM todos somos apaixonados em moelas. te encontrei por acaso e ja estou preparando as moelas , quero que fique perfeitas como as suas e saborosas tambem. se voce puder me ensinar mais receitas faceis e saborosas…. agradecerei de coracao. Muitooo obrigada . zeze.

  3. MARIA JOSE DA SILVA says

    Adoro moelas e não sabia como fazer depois dessas dica aprendi com vc deu tudo certo,vc me salvou rsrsrsrs.BEIJOS.

  4. pedro says

    Olha bem minha situação e você irar me ajudar nessa jornada e muito rsrs…
    eu comprei 1kg de moela e pedi para minha irmã fazer (por sinal ela faz muito bem ) ou melhor tratar e me ensinar a tratar; pois já tem uma semana que ela fica protelando,então resolvi procurar no google e cai aqui no seu blog. Eu só muito nojento pra comida então vou tentar fazer com o maior cuidado e por sinal vou passar até limão por cima além do vinagre.
    Por fim muito obrigadoooo vc me ajudou muito com as imagens do que é preciso ser feito.

  5. says

    Você me ajudou muitoooooo!!!!!!! eu nem sabia que se limpava moelas. nunca tinha feito e meu marido gosta bastante e e pediu pra comprar e fazer. foi procurando receitas que eu soube que se tinha que limpar mto bem! kkkkkkkkkkkk quase que vai tudo pra panela sem limpar! eca, que nojo! muito obrigada querida!

  6. Paulo Sérgio says

    Gostaria de saber se “limpar” a moela se resume apenas a retirar a pelicula amarela que as vezes a maquina de limpar moelas no frigorifico deixou escapar. Pergunto isso pq já cozinhei moelas e esta crosta cascuda que fica por dentro dela não cozinha e ao mastigar me lembra goma de mascar. Fica borrachuda. Não é para retirar esta crosta cascuda ??

  7. Paulo Sérgio says

    Veja na foto 1 que a parte cinzenta que aparece ao se retirar a pelicula amarela é toda enrugada como as rugas de expressão da testa de algumas pessoas. È isso que chamo de “crosta”. Iso não cozinha e ao mastigar da a impressão que é “borrachda”. Captou ??

  8. Rayssa says

    Me ajudou muito, não sabia como limpar a moela e foi o unico site na net que amostrou perfeitamente como fazer. Obrigado beijos.

  9. ariany says

    nossa menina, eu só fiz moela uma vez na vida, peguei a receita la no tudo gostoso, ai hoje resolvi fazer e vi que no “aqui na cozinha” tinha esta receita e resolvi olhar, nooossa eu nem sabia que tinha que limpar, lá no outro site nao mencionaram nada ;/ Enfim, agora eu vou limpar 😀 bjs patty

  10. CAROLINE says

    GOSTEI MUITO DO SEU POST AGAORA JÁ SEI LIMPAR MOELA GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ME DAR UMA DICA DE COMO FAZER UM RECHEIO PARA FRANGO ASSADO USANDO MOELA E FIGADO DE FRANGO. POIS MORO EM BLUMENAU E ESTOU COMEÇANDO A TRABALHAR COM FRANGO ASSADO AS PESSOAS DESTA REGIÃO GOSTAM MUITO DE FRANGO RECHEADO .SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO PATTY .

  11. maíra says

    adorei o post, eu compre uma bandeja de figado de galinha e sinceramente nao é algo muito bonito de se ver e cozinhar… to com nojo.. rsrsrs você pode me ajudar como fazer ?

  12. says

    Maíra na semana que vem vou publicar um post sobre fígado de galinha. É uma receita deliciosa que faço para alguma refeição ou para comer como petisco.
    Beijo
    Patty

  13. Murillo says

    Quando era pequeno sempre comia moela agora comprei duas vezes e comi sem limpa e nem nada tem algum problema?

  14. Adriana says

    Olá, comprei moela de congelada na bandeja e segundo o fabricante ela já vem limpa, posso somente cozinha-lá?

  15. Patricia Pereira says

    caramba, e eu tava limpando aqui, tava removendo toda a parte q cobre a moela. achando q assim q limpava tava tendo maior trabalho…agradeço ao site pelas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *