O que fazer com as bananas que estão bem maduras? Doce de Banana

Doce de banana

Sabe quando você está com aquelas bananas super maduras em casa, que se você não usar logo, elas vão parar no lixo? E lixo nem nem pensar, né? Eu tenho várias receitinhas que faço, quando tenho bananas nesta situação. Hoje vou mostrar para vocês este doce. Ele é uma delícia para comer puro, com queijo, sorvete ou como base para outras receitas, como: para recheio de bolo/torta, para fazer o Merengue de Banana e outras.

Ele é bem fácil de fazer e não tem segredo nenhum.

 

Doce de Banana

Ingredientes

6 bananas (usei a nanica, chamada também de banana d’água)

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

1 colher (de sobremesa) de suco de limão

Modo de Preparo

Descasque, corte as bananas em rodelas e coloque em uma panela junto com o açúcar, a água e o limão. Misture bem e leve ao fogo. Assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe apurar, isto é, a banana cozinhar e a calda se formar. Enquanto estiver no fogo, mexa para ele não grudar. Assim que a calda se formar você já pode retirar do fogo. Se quiser pode deixar o doce um pouco mais no fogo, também fica bom. Mas se for usar para recheio não deixe apurar muito, pois depois de frio ele tende a ficar mais grosso e aí fica difícil para espalhar sobre um bolo por exemplo.

Comments

  1. Patty says

    Silvia fica com a cor diferente pela forma de fazer. Você primeiro coloca o açúcar com a água depois é q vc coloca a banana, aí fica uma banana caramelada. A minha é apenas um doce. Coloco tudo junto e deixo dar o ponto.

  2. Zezé says

    Patty, vc tem receita da banana real? A que eu conheci, ainda nos anos 80, foi em um restaurante de comida natural de Salvador, assada no forno. Não conhecia essa delícia e depois qdo voltei a Salvador, só encontrei frita, com o mesmo nome. Agradeço. Bjs.

  3. Patty says

    Zezé
    Banana real é a banana envolta na massa de pastel, né? Ainda não fiz aqui no blog, aliás nunca fiz de jeito nenhum, kkk. Mas ainda vou tentar, pois é DIVINA.

  4. Daniela says

    Muito bom… da para usar para passar no pão? e qual bolo vc indica para por em cima se for o caso? bjs adoro suas receitas ja fiz variassss

  5. Daniela says

    mt boa! esse doce da para passar no pão? e se for colocar em cima de bolo qual vc indica? adoro suas receitas, ja fiz varias!

  6. patricia says

    Acabei de fazer essa delicia e o resultado foi DIVINOOOOOOOOOOOOOOOOO, simples e delicioso, adoro doce de banana mas nunca tinha feito, mas agora com essa receita maravilhosa vai ser meu carro chefe, vou fazer sempre, aha e obrigado por compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *