7
fev
2011

O que fazer com as bananas que estão bem maduras? Doce de Banana

por: Patty Martins

Doce de banana

Sabe quando você está com aquelas bananas super maduras em casa, que se você não usar logo, elas vão parar no lixo? E lixo nem nem pensar, né? Eu tenho várias receitinhas que faço, quando tenho bananas nesta situação. Hoje vou mostrar para vocês este doce. Ele é uma delícia para comer puro, com queijo, sorvete ou como base para outras receitas, como: para recheio de bolo/torta, para fazer o Merengue de Banana e outras.

Ele é bem fácil de fazer e não tem segredo nenhum.

 

Doce de Banana

Ingredientes

6 bananas (usei a nanica, chamada também de banana d’água)

1 xícara (de chá) de açúcar

1/2 xícara (de chá) de água

1 colher (de sobremesa) de suco de limão

Modo de Preparo

Descasque, corte as bananas em rodelas e coloque em uma panela junto com o açúcar, a água e o limão. Misture bem e leve ao fogo. Assim que começar a ferver abaixe o fogo e deixe apurar, isto é, a banana cozinhar e a calda se formar. Enquanto estiver no fogo, mexa para ele não grudar. Assim que a calda se formar você já pode retirar do fogo. Se quiser pode deixar o doce um pouco mais no fogo, também fica bom. Mas se for usar para recheio não deixe apurar muito, pois depois de frio ele tende a ficar mais grosso e aí fica difícil para espalhar sobre um bolo por exemplo.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


14 Comentários

  1. Barida disse:

    De facto, parece-me ser uma opcao excelnte para quando as bananas ja estao meio amassadas! beijo :)

  2. welze disse:

    melhor que isso só dois disso. adoro toda forma de bananas. boa semana

  3. Beta disse:

    Patty, adorei essa receita, principalmente porque o doce fica clarinho!
    bjs e boa semana

  4. Patty, parece ser o mesmo doce que aprendi com minha mãe, mas o seu fica clarinho. Será “culpa” do limão? Vê só: http://umapitadadecadacoisa.blogspot.com/2010/10/doce-de-banana-caramelada-gostinho-de.html

    Beijos!!!

    Patty respondeu:

    Silvia fica com a cor diferente pela forma de fazer. Você primeiro coloca o açúcar com a água depois é q vc coloca a banana, aí fica uma banana caramelada. A minha é apenas um doce. Coloco tudo junto e deixo dar o ponto.

  5. Doce de banana? adooooooro.
    Manda lá Patty!
    Beijão,
    Zu

  6. Zezé disse:

    Patty, vc tem receita da banana real? A que eu conheci, ainda nos anos 80, foi em um restaurante de comida natural de Salvador, assada no forno. Não conhecia essa delícia e depois qdo voltei a Salvador, só encontrei frita, com o mesmo nome. Agradeço. Bjs.

    Patty respondeu:

    Zezé
    Banana real é a banana envolta na massa de pastel, né? Ainda não fiz aqui no blog, aliás nunca fiz de jeito nenhum, kkk. Mas ainda vou tentar, pois é DIVINA.

  7. suspiros disse:

    Gostei da ideia!

  8. tony disse:

    muto obrigado vc me ajudou de mais

    Patty Martins respondeu:

    Por nada Tony.
    Abraços

  9. Daniela disse:

    Muito bom… da para usar para passar no pão? e qual bolo vc indica para por em cima se for o caso? bjs adoro suas receitas ja fiz variassss

  10. Daniela disse:

    mt boa! esse doce da para passar no pão? e se for colocar em cima de bolo qual vc indica? adoro suas receitas, ja fiz varias!

  11. patricia disse:

    Acabei de fazer essa delicia e o resultado foi DIVINOOOOOOOOOOOOOOOOO, simples e delicioso, adoro doce de banana mas nunca tinha feito, mas agora com essa receita maravilhosa vai ser meu carro chefe, vou fazer sempre, aha e obrigado por compartilhar.

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook