Doce de caju pastoso

Receita tipicamente nordestina muito fácil de fazer.

Direto ao ponto

Lembram que na safra de caju do ano passado eu fiz o Doce de Caju em Calda? Pois bem, este ano, apesar de achar que tem menos caju nas feiras, que no ano passado, já fiz dois tipos de doce de caju e ainda quero repetir o em calda.

Este que vou mostrar para vocês agora é o Doce de Caju Pastoso, depois mostro o outro.

Eu fiz assim:

Doce de Caju Pastoso

Ingredientes

1 kg de caju

800 g de açúcar cristal

4 colheres (de sopa) de suco de limão

Modo de Preparo

Corte os cajus em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Bata bem. Nesta hora você vai ter que dar umas chacoalhadas no liquidificador, se mesmo assim não bater coloque um pouquinho de água (mas bem pouco mesmo). Depois de bater, despeje em uma peneira para escorrer o excesso de líquido, não precisa mexer para a massa de caju não ficar muito seca. Coloque a massa de caju na panela, acrescente o açúcar e o suco de limão. Misture e leve ao fogo. Quando começar a ferver abaixe bem o fogo, a tendência é o doce ficar  espirrando e pode lhe queimar. De vez em quando dê uma mexida no doce para ele mão grudar no fundo. Ele deve ficar no fogo por cerca de 45 minutos até 1 hora. Quando você notar que ele mudou de cor e está bem cremoso, já pode desligar. Coloque em um vidro com tampa e ele se conserva bem.

Dica:

  • Quando for bater os cajus no liquidificador faça isto aos poucos (uns 5 cajus por vez) assim fica mais fácil.

Obs: Não esqueçam: Caju sem acento #peloamordedeus, rs.

Veja também:

Doce de Caju em Calda
Balinhas de Caju ou “Nego Bom de caju

25 respostas

  1. Apesar de eu nao gostar do doce de caju em calda, achei essa versao bastante interessante. Gostaria de saber se essa receita pode ser feita com outras frutas (goiaba e banana, por exemplo) e tambem se o modo de fazer modifica. Nao tenho experiencia em fazer doces, por isso fico super na duvida de como faze-los.

  2. Guta pode fazer este doce com outra frutas também, inclusive com goiaba e banana. O modo de fazer é o mesmo, só muda um tiquinho. Quanto a banana não precisa bater no liquidificador, só amasse com o garfo. Já a goiaba depois que bater no liquidificador (pode ser com casca e tudo), passe pela peneira para retirar as sementes.

  3. Prezados Senhores.

    Gostaria de dicas como fazer com massa do cajú.
    Tenho na minha chacara muito cajú.
    Faço poupa e congelo. mas esta sobrando massa do cajú.
    gostaria de saber oque fazer com essa massa.

  4. gostei muito das dicas sou de Aracaju Sergipe amei porque so fazia suco como aqui e a terra do caju vou curti muito principalmente o doce de caju em pasta manda mais muito bom agradeço de alma beijos

  5. Passei muito tempo procurando essa receita *-* kkkkkkk #rachei com o “Caju sem acento” kkkkkkkkkk ><

  6. Tou fazendo agora ontem eu vi do sítio da minha comadre e eu trouse muito caju e resolvi fazer sua receita esta ficando uma delicia

  7. Fiz e ficou muito gostoso. Não coloquei tudo isso açúcar e somente uma colher de sopa de suco de limão.
    Muito obrigado pela receita.

  8. Adorei! Vou fazer hoje em casa. Mas uma pergunta: o que fazer com o suco que escorreu na peneira? Usa em algum momento no processo, ou não?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *