Feijão de Corda. Quer aprender a fazer?

Fazer feijão de corda para o almoço. Quer mais nordestino do que isto? Vamos fazer?

Aqui no nordeste encontramos o feijão de corda facilmente. Eu usei o seco. Se você quiser fazer, mas não mora no nordeste procure uma “Casa do Norte” na sua cidade. “Casa do Norte” são como são chamadas as lojas que vendem produtos nordestinos no sudeste do Brasil. Elas são facilmente encontradas principalmente nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Não sei se nos outros estados tem. Quando morei em Araraquara e Rio Claro, no interior de São Paulo, eu encontrava com facilidade.

Pois bem, fiz com o feijão de corda seco que comprei no supermercado, assim:

Feijão de Corda

Ingredientes

1/2 kg de feijão de corda seco

2 dentes de alho amassados

1/2 cebola picadinha

1 colher (de sopa) de pimentão verde picadinho

2 colheres (de sopa) de coentro picadinho

2 colheres (de sopa) de óleo

1 colher (de sobremesa) de colorau

Sal a gosto

Modo de Preparo

Na noite anterior escolha o feijão, tirando os grãos estragados e coloque de molho em água. No dia seguinte escorra a água e lave bem o feijão. Coloque o feijão em uma panela com água suficiente para cobrí-lo e deixe cozinhar. Enquanto o feijão cozinha faça o tempero.

Esquente o óleo em outra panela e frite a cebola. Depois acrescente o alho e deixe dourar. Junte o pimentão, o coentro e o colorau, frite mais um pouco. Acrescente o tempero na panela do feijão quando ele estiver quase cozido, coloque o sal e deixe cozinhar mais uns 10 minutos.

Obs:

  1. Este feijão, depois de pronto fica muito, mas muito parecido mesmo com o feijão verde.
  2. Note que o caldo dele não engrossa tanto quanto o caldo do feijão carioquinha.

Comments

  1. welze says

    felizmente por aqui tem. e dos bons. sempre faço. gostamos muito aqui em casa. as vezes coloco algumas costelinhas ou linguiças. bom demais da conta. bom final de semana

  2. says

    Ó, tenho que falar, não dou conta desse feijão!!! kkkkkkkkkkk
    Sou filha de cearenses, desde criança mamys o faz em casa, mas nunca gostei. Hoje o máximo que consigo é deixar que ela faça um Baião de 2 com ele, porque assim, bonito como esse seu, eu não dou conta!!! rs #prontofalei

    Xerinhos, xará!
    Paty

  3. Marieta says

    Morei em Araraquara e comprava feijão em uma mercearia perto do antigo mercado Sé .Fiz a receita gostei.

  4. Otelc says

    Estive inicio deste mes (Outubro/2012) no Rio Grande do Norte, Natal. Terra de gente macho, mas nem tanto. Foi a primeira vez que vi e comi feijão de corda. Achava que era agarradinho um no outro. Gostei. Vou repetir a receita. Vou procurar se em BH tem “casa do Norte”. Mas é bão de mais da conta, sô!

  5. José Gomes dos Santos says

    Sou carioca,mas servi a Marinha de Guerra em Fortaleza na Escola de Aprendizes Marinheiros.Bom tempo,lugar lindo,lindas mulheres e comida gostosa.Aprendi a gostar do feijão de corda.Minha esposa é carioca mas faz direitinho,com carne de sol e linguiça de paio.Uma delicia e hoje tem.Vou deitar e rolar !Um abraço a todos !!!!

  6. israel says

    obrigado gostei muito da receita!
    Me ajudou bastante. Chega de comer só cuscuz com ovo.
    Agora sei temperar feijão.
    Um abraço.

  7. MATEUS SOUZA says

    me salvopu heim estava perdido cm preparar o feijão e adoro este feijão minha irmã que faz para mim.
    morar sozinho é barril vioo!! kkkkkkk

  8. says

    Mateus então vc veio no lugar certo, kkkk. Aqui tenho receitas bem básicas e para quem não sabe cozinhar mesmo. Depois dá uma olhada pelo blog que vc vai ver.
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>