Feijão Preto Com Carne Seca em Homenagem ao @junioo

 

No sábado passado (20 de março) foi Dia do Blogueiro, mas foi no Twitter que aconteceu uma conversa muito engraçada. Eu vi @junioo e @gugapessoas conversando sobre um feijão preto, que @junioo estava fazendo.
Logo @junioo me pediu opinião. O feijão estava duro, a namorada estava chegando para almoçar e ele não sabia mais o que fazer. Até aplicativo para iPhone ele já tinha baixado, hahaha.
Daí em diante fui dando dicas para a feitura do feijão e outras pessoas foram entrando na conversa, além de @gugapessoas entrou @ronaldovox, @Nanaricchetti (SP) e um chef de Aracaju. Pena que não usamos a hashtag #feijão (só no finalzinho), senão quem quisesse poderia ler a conversa lá no www.twitter.com. Foi muito engraçado. No final @junioo até postou um vídeo do feijão.
O fato é que fiquei com tanta vontade de comer o feijão que fiz ontem aqui em casa. Todo mundo comeu até pediu bis.
Então esta receita vai para aquelas pessoas, como @junioo, que não sabem ou nunca fizeram um feijãozinho diliça.

Feijão Preto Com Carne Seca

Ingredientes
1 Kg de feijão preto
500 g de carne seca (charque)
2 linguiça calabresa
200 g de bacon picado
1 cebola grande picada
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro
Sal a gosto

Modo de Preparo
De um dia para o outro coloque em um recipiente o feijão escolhido e lavado, com água até dois dedos acima do feijão. Em outro recipiente coloque a cane seca (charque) com água, tampe e deixe na geladeira. Troque a água da carne umas 3, 4 vezes para retirar o sal.
No dia, coloque a carne coberta por água na panela de pressão e deixe cozinhar por 30 minutos. Depois acrescente o feijão e as folhas de louro, acrescente mais água até 2 dedos acima do feijão (sempre água quente para não encruar o feijão), tampe e deixe cozinhar mais 30 minutos.
À parte, frite o bacon picado, depois acrescente o alho, a cebola e deixe dourar. Por último acrescente a linguiça em rodelas e frite mais um pouco. Coloque este tempero frito dentro da panela do feijão, mexa bem, corrija o sal e deixe ferver, baixe o fogo, tampe (agora sem pressão) e espere o caldo engrossar, cerca de 30 minutos.

Dica:

  • Se não der para colocar o feijão de molho da noite para o dia, dá para fazer assim mesmo, é só aumentar a quantidade de água e do tempo de cozimento.

Comments

  1. says

    oi Patty, adorei seu post de hoje, me fez lembrar do meu feijão do sábado passado, aquela Saga, foi uma corrida contra o tempo e contra a panela de pressão que não queria cozinhar o meu feijãozinho, vou conferir essa sua dica de hoje e preparar pra amanhã, beijos e obrigado!

  2. Anonymous says

    Gente, podem "babar na gravata", vendo estas fotos, mas o bom é que "A Cozinha" é aqui em casa e nós os "cobaias".
    Rai Barreto – Marido da Patty

  3. says

    ae gente……..entrei pra perguntar, primeiro cozinha o feijao ou as carnes……..e li o feijao que ensinaram pro junioo……..vou fazer agora…..vamos ver como fica. bye

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *