Frango Desfiado com Creme de Milho

Você já notou como muita gente tem preconceito com comida feita com o reaproveitamento de alguma sobra? Maior ainda é o preconceito contra QUEM faz reaproveitamento de alimentos. São uns coitados de mente tacanha. Pode me chamar de baixa-renda, pobre e sei lá mais o que, mas eu faço reaproveitamento sim. E estou na moda. Sou politicamente correta, sou sustentável e evito o desperdício. Então tô nem aí (não é Luka?). Já falei aqui que não gosto de comida de geladeira, por isto o que sobra de uma refeição, eu sempre guardo em um recipiente fechadinho e reinvento para outra refeição. Sobras de arroz, por exemplo, viram bolinhos e pizza. Sobras de legumes viram tortas e suflês. Sobras de carne viram farofa, recheios, etc… E por aí vai. O que não dá, é aquela maldita sobra ficar indo e voltando para a mesa, aí ninguém merece. Esta receita abaixo foi feita com o resto do frango do dia anterior, mas você pode fazer com um franguinho que acabou de fazer, juro que vai dar no mesmo. Vamos lá então:

Frango Desfiado com Creme de Milho

Ingredientes Para o frango Frango desfiado (umas 2 xícaras de chá) 2 colheres (de sopa) de óleo 1 tablete de caldo de galinha 1 cebola picada 1 tomate picado 2 colheres (de sopa) de pimentão picado 1 colher (de sobremesa) de colorau Sal a gosto Paro o creme 1 lata de milho verde 1 lata de leite 1 lata de creme de leite com o soro (ou caixinha) 1 colher (de sopa) de amido de milho (maisena) Sal a gosto Queijo ralado para polvilhar Modo de Preparo Frite a cebola, o tomate e o pimentão no óleo. Acrescente o caldo de galinha e o colorau. Junte meia xícara de água e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o frango desfiado e deixe ferver. Coloque o frango com o tempero em um refratário e reserve. Para o creme: Coloque o milho verde, o leite (use a lata do milho para medir o leite), o creme de leite, uma pitada de sal e o amido no liquidificador e bata bem. Experimente o sal e veja se precisa de mais. Despeje em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando ferver deixe cozinhar uns 5 minutos e cubra todo o frango que está no refratário com este creme. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno. A temperatura deve estar alta, pois só vamos gratinar. Assim que ficar dourado por cima está pronto.

Dica:

  • Se você não tiver sobras de frango, mas mesmo assim quer fazer esta receita, é só colocar um peito inteiro para cozinhar com caldo de galinha em tabletes e água. Depois de cozido, tire todos os ossos e desfie o frango.

Comments

  1. says

    Eu também adoro reaproveitar o que sobra, até porque também não gosto de comida de geladeira que fica se repetindo na mesa. Há um tempo atrás postei um franguinho ao creme que fiz reutilizando um creme de couve-flor que eu já tinha postado lá e que tinha sobrado. Ficou ótimo, todo mundo adorou! Acho que temos que fazer nossa parte por um mundo melhor, mais saudável e sustentável, não é mesmo?
    Adoro creme de milho =)
    Beijos!

  2. says

    Nossa concordo totalmente com você, eu ein… aqui em casa aproveito tudo o que posso também. E sua receita ficou fenomenal!!

  3. Clisivânia says

    Adorei e minha filha que é um pouco enjoada para comer também amou . Obrigada, expliquei a ela a importância de não despediçarmos alimentos num país onde há tantos sem ter o que comer. Ficou a lição!

  4. sheila mercedes says

    enves de usar amido de milho pode usar farinah de trigo? preciso da resposta urgente, pois já comecei a fazer

  5. adelia says

    eu fiquei na duvida sobre a medida do leite .aqui onde eu moro tem varios tamanhos e marcas de lata de milho verde entao usei a do creme de leite por que e produto brasileiro.

  6. Juliana Gatti says

    Acabei de fazer essa receita!
    Realmente é muito boa e super simples de fazer!
    Façam, pois está aprovadíssima!
    Um beijo!

  7. Sueli says

    Adorei essa receita,é a parte do frango mais saudável, facil de fazer e assim muda-se o cardápio …..
    Beijos !

  8. Cris says

    Olá gostaria de saber quanto equivale essas duas xícaras de chá do frango desfiado, umas 300g?Posso utilizar mais frango? obrigada bjs

  9. IVONETE says

    A receita é prática e deliciosa. Fiz o frango desfiado na panela de pressão e foi super fácil. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>