21
set
2011

Frango Desfiado com Creme de Milho

por: Patty Martins

Você já notou como muita gente tem preconceito com comida feita com o reaproveitamento de alguma sobra? Maior ainda é o preconceito contra QUEM faz reaproveitamento de alimentos. São uns coitados de mente tacanha. Pode me chamar de baixa-renda, pobre e sei lá mais o que, mas eu faço reaproveitamento sim. E estou na moda. Sou politicamente correta, sou sustentável e evito o desperdício. Então tô nem aí (não é Luka?). Já falei aqui que não gosto de comida de geladeira, por isto o que sobra de uma refeição, eu sempre guardo em um recipiente fechadinho e reinvento para outra refeição. Sobras de arroz, por exemplo, viram bolinhos e pizza. Sobras de legumes viram tortas e suflês. Sobras de carne viram farofa, recheios, etc… E por aí vai. O que não dá, é aquela maldita sobra ficar indo e voltando para a mesa, aí ninguém merece. Esta receita abaixo foi feita com o resto do frango do dia anterior, mas você pode fazer com um franguinho que acabou de fazer, juro que vai dar no mesmo. Vamos lá então:

Frango Desfiado com Creme de Milho

Ingredientes Para o frango Frango desfiado (umas 2 xícaras de chá) 2 colheres (de sopa) de óleo 1 tablete de caldo de galinha 1 cebola picada 1 tomate picado 2 colheres (de sopa) de pimentão picado 1 colher (de sobremesa) de colorau Sal a gosto Paro o creme 1 lata de milho verde 1 lata de leite 1 lata de creme de leite com o soro (ou caixinha) 1 colher (de sopa) de amido de milho (maisena) Sal a gosto Queijo ralado para polvilhar Modo de Preparo Frite a cebola, o tomate e o pimentão no óleo. Acrescente o caldo de galinha e o colorau. Junte meia xícara de água e deixe cozinhar um pouco. Acrescente o frango desfiado e deixe ferver. Coloque o frango com o tempero em um refratário e reserve. Para o creme: Coloque o milho verde, o leite (use a lata do milho para medir o leite), o creme de leite, uma pitada de sal e o amido no liquidificador e bata bem. Experimente o sal e veja se precisa de mais. Despeje em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando ferver deixe cozinhar uns 5 minutos e cubra todo o frango que está no refratário com este creme. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno. A temperatura deve estar alta, pois só vamos gratinar. Assim que ficar dourado por cima está pronto.

Dica:

  • Se você não tiver sobras de frango, mas mesmo assim quer fazer esta receita, é só colocar um peito inteiro para cozinhar com caldo de galinha em tabletes e água. Depois de cozido, tire todos os ossos e desfie o frango.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


26 Comentários

  1. Sueli disse:

    Adorei essa receita,é a parte do frango mais saudável, facil de fazer e assim muda-se o cardápio …..
    Beijos !

  2. Patty Martins disse:

    É verdade Sueli.
    Realmente é uma boa ideia para fazer com peito de frango.
    Beijos

  3. Roberto Borges disse:

    ficou otima umas das primeiras receitas que deu certo de primeira,parabens

  4. Patty Martins disse:

    Que delícia Roberto!
    Beijos
    Patty

  5. Cris disse:

    Olá gostaria de saber quanto equivale essas duas xícaras de chá do frango desfiado, umas 300g?Posso utilizar mais frango? obrigada bjs

  6. Patty Martins disse:

    Cris pode colocar um pouco mais de frango sim. coloquei 2 xícaras apenas como uma base. Beijos

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook