5
nov
2011

Massa Básica de Panqueca

por: Patty Martins

Eu gosto muito de panqueca, de fazer e de comer. Não acho um bicho de sete cabeças fazer panquecas, até já falei aqui de outras vezes, acho até muito simples se você fizer como eu vou falar aqui.

Eu, muitas vezes, deixo um refratário com panqueca recheada somente para gratinar no dia seguinte e esta vai ser a nossa refeição. Normalmente faço isto de sábado para domingo. Deixo tudo preparado no sábado e no domingo, só coloco o refratário no forno. Foi o que fiz hoje.

Eu também deixo uma massa batida e pronta na geladeira e quando quero vou lá e faço uma panqueca. Normalmente faço no café da manhã para comer com mel ou geleia.

Veja como eu fiz:

Massa Básica de Panqueca

Clique na foto para ver maior

Ingredientes

1 copo de leite (copo de 250 ml)

1 copo de farinha de trigo (o mesmo copo só que não encha até em cima)

2 ovos

1 colher (de chá) de sal

Óleo para untar a frigideira

 

Material necessário

Liquidificador

Concha

Escumadeira de plástico ou de silicone

Frigideira com antiaderente

 

Modo de fazer a massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma massa homogênea.

Modo de fazer os discos de panqueca: Unte a frigideira levemente com óleo e leve ao fogo para aquecer. Pegue a massa com uma concha e despeje na frigideira aquecida. Vá virando a frigideira até a massa cobrir todo o fundo. Não se preocupe se a primeira panqueca não der certo, isto é muito comum de acontecer. Depois que o fundo tiver todo coberto de massa, espere até a massa secar (como na foto 4). Com o auxílio da escumadeira vá soltando as beiradas da massa. Assim que der você enfia a escumadeira por baixo da panqueca e vira. Deixe mais um minutinho e está pronta. Retire com a escumadeira e vá colocando em um prato para usar depois.

Pode ir colocando uma em cima da outra. Não se preocupe, pois elas não grudam. Você pode usar logo em seguida os discos de panqueca ou pode cobrir com um filme plástico e levar para a geladeira.

Muito fácil, né?

Depois vou aproveitar estes discos de panqueca e fazer um outro post dando algumas ideias de como dobrar panquecas.

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


11 Comentários

  1. josefa nunes disse:

    amei fico feliz com tanta novidade bjs

  2. Izabel disse:

    Que ncrível! Ontem a noite recebi uma amiga e ela falou: vamos fazer Crepe (a receita era essa mesma, só que ela adiciona 2 ou 3 gotas de baunilha também)? Eu disse que não sabia, então lá foi ela pra cozinha me ensinar.Ela fez os discos e me pediu para picar: queijo, presunto. cebola, chanpinhon(não sei como se escreve), linguicinha calabresa fritinha, e requeijão. Aí, a festa começou. Cada um recheava seu crepe e comia do seu jeito: frio ou voltava com ele já recheado para a feifideira para derreter o queijo. Que Delícia, que noite agradável e prática. Da proxima vez, faremos de chocolate e banaba para asobremesa….
    D+!!!! Parabéns pelo sate, eu simplesmente adoro.

  3. Ramon disse:

    muito facil mesmo

  4. A receita é ótima,mais acrescento queijo parmesão ralado,alho,cebola e salsa ha esqueci uma pitada de noz moscada,fica divino.Bjs

  5. Arabelle disse:

    A melhor receita de panqueca que ja testei. Levinha! Realmente a massa fica muito melhor sem usar fermento.

    Patty Martins respondeu:

    Eu gosto muito desta receita também, acho ela bem simples e sempre fica boa.
    Beijos

  6. Shirley disse:

    Olá Patty, tudo bem? Quero agradecer vc pela criação desse site. Estou simplesmente amando todas as receitas. Nunca fui boa na cozinha, mas com essas receitas já estou começando a fazer sucesso. Ebaaa!
    Nunca tinha feito panqueca na minha vida, imaginava que nunca ia conseguir vira, por isso nem tentei. Essa semana resolvir fazer. peguei essa receita e ficou simples MARAVILHOSA. Muito obrigada por todas essas dicas.

    Beijos

    Patty Martins respondeu:

    Obrigada Shirley e parabéns por se arriscar e tentar fazer. E que vc tenha cada vez mais sucesso em suas receitas.
    Beijos

  7. Vera Lucia disse:

    legal! vou fazer… meu filho virá lanchar comigo agora a tarde e iremos comer panquecas! vou colocar presunto , mussarela e queijo minas. bjs e obrigada

  8. Renata Ribeiro disse:

    Estava vendo um filme americano e era uma família grande tomando aquele café da manhã farto do estilo Tio Sam e lá estavam as queridas panqueca. Me deu uma vontade… Corri para o Aqui na Cozinha e achei esta bela, fácil e deliciosa receita. Fiz no dia seguinte aqui em casa e foi o maior sucesso. Coloquei na mesa várias opções de recheio doces e salgados e meus filhos, meu marido e eu caímos dentro!! Gostei muito, só coloquei uma pitada de sal em vez da colher de chá, pra panqueca ficar bem neutra mesmo pra gente poder comer como quiser!! Muito obrigada!!:D

    Patty Martins respondeu:

    Uau que delícia Renata. Beijos

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook