Minha experiência com Pasta Americana

Apesar de gostar muito de fazer bolos, eu nunca tinha usado Pasta Americana. Sempre usei Ganache, Chantilly, Glacê Real, Papel de Arroz. Veja algumas imagens do Google:

Ganache de Chocolate

Chantilly

Glacê Real

Papel de Arroz (Este bolo eu fiz para o meu filho)

Em julho deste ano minha amiga Lili, que mora em SP, me chamou para ajudá-la a fazer um bolo para uma amiga nossa. Como eu estava em São Paulo de férias, arregacei as mangas, fui e olha só no que deu:

Achei facílimo trabalhar com a Pasta Americana. Primeiro você tem que ter um bolo que não seja muito úmido. Use uma receita que você usa normalmente só que na hora de umedecer a massa com uma calda, use pouca calda para não encharcar o bolo.

Compre uma Pasta Americana de boa qualidade. Eu usei esta e gostei:

Depois você vai precisar de açúcar impalpável. Este açúcar serve para você espalhar na mesa e abrir a massa (como a farinha de trigo quando você vai abrir uma massa de farinha). Você vai precisar também de um rolinho como este:

Pronto agora coloque a Pasta Americana na mesa polvilhada com o açúcar e assasse até ela ficar homogênea. Então comece a abrir com o rolinho como uma massa qualquer.

Para saber o tamanho que você tem que abrir a pasta, calcule o diâmetro do bolo e o dobro da altura, assim vai dar certinho. Depois que você abrir a pasta no tamanho certo, passe doce de leite em cima do bolo para ajudar a colar a pasta no bolo e com o auxílio do rolinho coloque a pasta em cima do bolo assim:

 

Agora passe a mão por cima do bolo alisando a massa. Se for preciso use uma espátula como esta:

E é isto. Fácil, fácil, né? Agora é só usar sua imaginação e enfeitar com o que quiser. Se você quiser mudar a cor da pasta que é branca é só juntar um pouco de corante alimentício na hora que estiver amassando a pasta.

Tente fazer, não tenha medo de errar. Eu achei fácil mesmo.

Bom aqui estamos nós com a mão na massa:

Eu e Lili

Tem um site português que tem um passo-a-passo de como usar a Pasta Americana. Vai lá dar uma olhada. É aqui ó: Loja dos Bolos e dos Doces.

Observação:  Algumas fotos que uso nesse post não são minhas, mas não achei a autoria. Se alguma dessas fotos são suas por favor entre em contato para eu colocar seu link.

Comments

  1. says

    oi querida boa tarde! li e vi suas receitas e adorei muito obrigado por nos presentear ,parabens! pois todos resultados ficaram ótimos. espero ver muito mais em breve um grande abraço de sua mais nova amiga michelle rio de janeiro

  2. says

    Olá olhando o seu trabalho fiquei encantada com a sua dedicação. Eu sou iniciante e no momento sei fazer apenas o bolo e rechea-lo, mas na hora da decoração eu me perco completamente. Na verdade faço cobertura apenas de chantilly, e nada mais. Se possível gostaria de obter algumas dicas suas de como devo me aperfeiçoar com decoração.
    Desde já parabéns pela sua dedicação
    Um abraço ♥

  3. Patty says

    Silvana. Obrigada por suas palavras. Eu também não sou uma expert em cobertura para bolos, então o que eu posso te dizer é que se você quiser investir nisto o melhor a fazer é procurar um bom curso para fazer aí em sua região. Se não tiver um curso, alguns vídeos do You Tube podem te ajudar.

  4. Andreza Cristina says

    Vou fazer meu primeiro bolo com pasta americana
    e eu estava com medo mas agora depois do seu encinamento
    fiquei bem segura obrigada

  5. says

    Oi :3
    Eu tenho 13 anos, trabalhei como aprendiz de confeiteira na RV e adoro decorar bolos. Minha especialidade são cupcakes. Mas só faço coberturas de ganache, às vezes de chantilly, glacê real… Eu vejo frequentemente programas culinários que tem a ver com bolos como A confeitaria, Cake boss e Cupcake Wars para aprender novas técnicas, combinações de recheios e coberturas etc, e então vi a coisa mais linda da minha vida: Cupcakes com pasta americana (fondant). Não sabia que era comprado assim, achei que fossem coisa de fabricação caseira, mas adorei as dicas e o site, tentei usar seguindo as suas dicas e ficou melhor do que eu pensei. Obrigada, a d o r e i seu trabalho, parece uma pessoa muito boa e apaixonada por seu trabalho. Espero que eu também chegue lá, hahaha. Beijinhos, #seguindo <3

  6. alzenira silva de souza says

    amei seus bolos lindos ….tambem faço bolos e salgados em geral numca tinha trabalhado com a pasta ainda tive um desafio fazer a pasta para um blo de casamento deu super certo ficou lindo oresultado esta no meu face e mesmo do email amo tudo isso beijos alzeniras

  7. Elizete de Macedo Furtado says

    Adoro fazer bolos mas confeitar ainda não sei , gostaria de aprender .Suas dicas vão me ajudar muito . Vou tentar confeitar um bolo para aprender. Obrigado pelas dicas. bjs

  8. Olga says

    Gosto muito de cobrir os bolos aqui de casa com ganache de chocolate, mas o meu não fica tão lisinho e brilhante. Qual é o segredo? Você pode postar o passo a passo?

  9. Nome says

    Olá adorei suas dicas! O seu bolo ficou show só faltou nivelar bem para esconder as falhas. Com certeza a prática a levará a “perfeição”. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *