O Mito do Abacate

A nutricionista Mariana Jones desmistifica o uso do abacate e nos dá duas receitas bem saudáveis.

Direto ao ponto

Avocado on white

por Mariana Jones

Quem aqui já não ouviu falar que o abacate engorda? Ou que aumenta o colesterol? Que não devemos consumir? Então vamos desmistificar tudo isso, por que esta fruta é uma delícia e traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.
Ao contrário do que se pensa, o abacate é um super aliado ao emagrecimento. Sua “gordura do bem” (ácido graxo oleico aumenta sim o colesterol, mas o HDL e reduz o LDL que é aterogênico. Rico em vitamina C e vitamina E, que atuam como antioxidante no organismo, bloqueando a ação dos temidos radicais livres (associados com o desenvolvimento de doenças). Contém ainda potássio e Glutationa (enzima antioxidante) e Beta-sitosterol (fitoesterol) que inibe a absorção intestinal de colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático.
Além de conferir maior saciedade, suas propriedades nutricionais otimizam ação da insulina no organismo, levando ao menor acúmulo de gordura e melhorando os níveis de glicose no sangue.
E como sempre digo, um dos princípios da nutrição clínica funcional e ortomolecular, é o foco nos nutrientes e princípios ativos e não nas calorias. Então proponho a vocês que sempre priorizem as qualidades nutricionais nas suas escolhas alimentares.
E ai, vamos comer abacate??!!! Coloquei abaixo uma receitinha doce e uma salgada super saudável feitas com essa frutinha do bem:

Pasta de Abacate (Guacamole)

Ingredientes

1/2 abacate maduro
1 tomate pequeno picadinho sem semente
1/2 cebola picadinha
Salsinha a gosto
Caldo de 1 limão
Sal
Azeite extra virgem a gosto

Modo de Preparo

Amasse o abacate com um garfo e misture os outros ingredientes é vá temperando aos poucos. Sirva com salada, ou como recheio de panquecas, sanduíches.

Se quiser aqui tem um vídeo, com a receita um pouquinho diferente, mas tão boa quanto:

 

Mousse de Abacate, Coco e Cacau

Ingredientes

1 abacate bem maduro
5 colheres (de sopa) de coco ralado desidratado ou 8 colheres de coco ralado fresco
Água o suficiente para hidratar o coco desidratado, até nivelar
Cacau em pó orgânico sem açúcar (a gosto ou até atingir a coloração desejada)
Para adoçar: melado, mel ou açúcar demerara (a gosto – quanto menos, melhor)

Modo de preparo:

Hidrate o coco em água por 15 minutos. Em processador ou liquidificador bata o abacate. Acrescente o coco hidratado ou fresco. Aos poucos adicione o cacau até obter o ponto desejado. Adoce a gosto. Leve a geladeira, espere gelar e sirva!

Dra Mariana Jones
Nutricionista clinica funcional e ortomolecular
Colaboradora do Aqui na Cozinha
Facebook: Nutricão Clinica Funcional e Ortomolecular

Para ler todos os posts da Dra. Mariana Jones clique aqui

Crédito da foto: sxc.hu

4 respostas

  1. Madame, fiquei na dúvida desse coco. “Até nivelar” e o grau de hidratação ficou um tanto abstrato. Poderias descrever com mais detalhes, por favor?

  2. Olá David, desculpa a demora em responde-lo. é só para colocar água até cobrir o coco pra hidratar um pouquinho. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *