O que fazer com as sobras de panetones, chocotones e afins?

panetone-bauducco
 Foto: Divulgação Bauducco

Nesta época tem gente que tem bastante sobras de panetone, eu não tenho. Acabei com o último no domingo. Eu gosto demais de panetone, bem fresquinho e úmido. Eu não como só no fim de ano, se eu encontro para comprar, como em qualquer época.

Bem, mas tem muita gente que comprou panetone, depois acabou ganhando e ainda tem aqueles que vem na cesta de fim de ano da firrrma. Então tem gente que tá sem saber o que fazer com sobras de panetone ou mesmo com panetones inteiros e vocês sabem que desperdício não é comigo. Por isso e pensando nestas pessoas resolvi dar umas dicas para vocês se inspirarem.

Se você está que não aguenta mais nem ouvir falar em panetone ou chocotone, não tem outro jeito, ou você dá ele para alguém, ou congela. Se você optar por congelar, ele vai conservar bem por uns 3 meses, tempo mais que suficiente para ter passado esta overdose de panetone. Se quiser aqui tem as técnicas de congelamento para você fazer tudo certinho, pois ninguém merece comer uma comida com gosto de “congelado”. Se você fizer tudo direitinho ninguém vai nem desconfiar que está comento um panetone de 3 meses atrás.

Bom, se você quiser aproveitar as sobras e fazer uma sobremesa para o próximo fim de semana, também está valendo. Pode usar fatias de panetone e até panetones inteiros. Dá para fazer torrada, rabanada, pudim, pavê, tiramisu, biscoito, recheado com sorvete, recheado com trufa e mais um tanto de coisa.

Eu andei passeando por alguns blogs e selecionei várias idéias para vocês, espero que alguma encha seus olhos e você corra para a cozinha, vamos lá:

  • Bem para fazer torrada não precisa de explicação, né gente? Elas ficam uma delícia se servidas com manteiga, mel, geléia ou sorvete.
  • Para fazer rabanadas, faça como se fosse com pão normal, use a receita de sua preferência.
  • Se quiser fazer um pavê aqui no Aqui na Cozinha você encontra uma sugestão é só substituir o biscoito por fatias de panetone.
  • Se quiser fazer um Pudim de Panetone vai lá no Doces Encontros que tem uma receita.
  • Biscoitinhos de Panetone também é uma boa idéia e eu achei bem diferente. Lá no Almanaque Culinário tem.
  • Neste calorão, também vai bem um Gelado de Panetone, vai lá no Ronaldo Rossi que tem.
  • Se quiser um pavê mais sofisticado a Tati, do Panelaterapia, fez um.
  • E Tiramissu de Panetone? Tão diferente, né? Tem uma receita lá no Espaço Gourmet.
  • E um Mousse de Refresco de Abacaxi com Panetone? Tá lá no Receitas de Todos os Dias
  • Panetone Recheado com Sorvete é clássico, né gente? Na Cozinha da Gi, ensina a fazer. Você pode rechear também com trufa, faça a receita de sua preferência e recheie como com o sorvete. Se não tiver uma receita de trufa, dá uma goolgada, lá tem várias.
  • Outra idéia do Almanaque Culinário é o Cheesecake de Panetone.
  • Na Cozinha da Gi também ensina a fazer um Zucotto de Natal.

Ufa! Quanta idéia, hein? E se você pensar direitinho e tiver um pouquinho de imaginação verá que poderá fazer muito mais coisa e o desperdício passará longe de sua home.

Comments

  1. says

    adorei sua postagem, vc fez um senhor índice. com certeza muito útil. tb adoro panetone e como vc, eu os saboreio durante o ano todo

  2. says

    Olá,

    Caí aqui, nem sei como! mas gostei do seu blog, por isso vou levar o link, certo?

    Beijão!

    Ah, sim, vou voltar depois para escarafunchar essas páginas, pois gostei das dicas para o panetone (eu também os como em qualquer época, sempre que encontro, rs).

  3. says

    Menina querida, que post legal!!! Todas nós adoramos as dicas. Cá em casa não sobra nada, o marido é fissurado, quase não consigo comer, imagina fazer sobremesa. KKK. Bj grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *