Massa para Pizza Caseira

massa para pizza

Aqui em casa, como em muitas casas, domingo é dia de pizza. Eu, muitas vezes, faço a massa, deixo no freezer já pré-assada e quando é no domingo, coloco os recheios e coloco no forno para derreter o queijo.

Então, como hoje já é quinta-feira, estou trazendo essa receita que é a Massa da Pizza Caseira para você fazer para o próximo domingo.

Tem muitas receitas de massa de pizza caseira e estas é uma das melhores que já vi. Ela é ótima para se trabalhar, abre facilmente com as mãos e claro é uma massa muito saborosa.

Massa para Pizza

Ingredientes

250 ml de água morna

1/2 xícara (de chá) de óleo

3 colheres (de chá) rasas de sal

1/2 colher (de chá) de açúcar

1 pacote de fermento biológico seco instantâneo (10 g)

1/2 kg de farinha de trigo

Modo de Preparo

Coloque a água morna em uma vasilha, junte o óleo, o sal, o açúcar e o fermento e misture. Vá juntando a farinha de trigo aos poucos, primeiro com a ajuda de uma colher e depois, vá misturando com as mãos. Vá acrescentando farinha de trigo até a massa ficar soltando das mãos. Deixe a massa na vasilha, cubra com um pano de prato e deixe em um lugar tranquilo (eu deixo dentro do forno desligado). Deixe descansando por uma hora. Depois unte uma forma com óleo, divida a massa em duas partes e abra com as mãos na forma untada. Se for fazer pizza salgada pincele molho de tomate (se for fazer pizza doce não passe nada) nela toda e leve ao forno médio. No forno fica só uns minutinhos, quando ela “secar” por cima pode tirar. Daí é só colocar o recheio que quiser ou esperar esfriar e congelar.

Qual o seu recheio de pizza favorito?

Eu vou deixar algumas sugestões aqui, mas faça como você achar melhor:

Dicas de Recheio:

Salgado

  • Muçarela – Cubra a massa com molho de tomate e depois queijo muçarela, coloque algumas azeitonas e polvilhe orégano
  • Calabresa – Cubra a massa com molho de tomate e depois queijo muçarela, coloque rodelas de linguiça calabresa e rodelas de cebola cortada bem fina
  • Portuguesa – Cubra a massa com molho de tomate e depois queijo muçarela, depois espalhe presunto, cebola, pimentão, azeitona, ovo, orégano por cima
  • Alho e óleo – Cubra a massa com molho de tomate e depois queijo muçarela, polvilhe por cima alho frito (torradinho)

Doce (não pré-asse a massa com molho)

  • Banana com canela – Cubra a massa com queijo muçarela, rodelas de banana, açúcar e canela
  • Romeu e Julieta – Cubra a massa muçarela, espalhe queijo minas e goiabada por cima.

Observação:

  • Dá 2 discos de pizza de 8 fatias

A minha eu fiz:

Pizza Marguerita

Comments

  1. claudia oliva says

    Gostaria de te parabenizar pelo seu blog, e pela sua boa vontade de passar tantas coisas boas.Li seu seu desabafo em relação as pessoas que não tem o que fazer e fica atrapalhando a vida dos outros, mas não liga pra esse tipo de comentário.Tenho certeza que você ajuda muitas pessoas com sua dicas.Muito Obrigado!!!

  2. says

    também fiz massa de pizza estes dias lá em casa e o sabor é incomparavel! alem de fazer sucesso e ser mais um motivo de reunir a familia para degustar as pizzas!!!!

  3. Milton T says

    A minha versão é muito semelhante, só ponho duas colheres se azeite em vez de meia xícara, pois assim ela não fica tão mole. (a sua uso para esfihas)

    Ponho o forno na temperatura máxima e deixo a massa Pré assar 6 minutos depois ponho o molho de tonates ( bato num processador tomares maduros com sal e orégano). Gosto de calabresa fatiadas finas e as ponho no forno durante 10′ para não ficarem “branquelas”.

    Na pizzaria tanto a calabresa como a massa ficam crocantes por causa dos 1000º do forno a lenha

    Esse método de por os líquidos na bacia e ir adicionando a farinha aos poucos é o segredo, se fizer montinho dos secos e adicionar água ela fica pesada e dura

    Abs

  4. says

    Oi Paty!! A massa pode ser feita com farinha com fermento? (a única que tenho em casa momento)
    Ah, acabo de colocar a (ou seria “o”? o.O) mousse de maracujá na geladeira, depois te digo como ficou.
    Beijo!

  5. says

    Fernanda o fermento que usei não é o químico em pó. Usei o de pão (o biológico seco). É aquele envelope vermelho da primeira foto. E a farinha de trigo vem com o fermento químico, que é próprio para fazer bolo e não pão. Então não vai dar certo.
    Depois me conta sim do ou dá (hahahaha) mousse.
    Beijinhos

  6. Taciane says

    Ótima receita…
    Só que DOEU MUITO meus olhos quando li a palavra MUÇARELA!!! Por favor né, é MUSSARELA!!!

  7. Taciane says

    Opa, já percebi (após o outro comentário) sua explicação.
    Ainda com essa explicação, dói meus olhos

  8. KEILA says

    adorei a receita mas qual o tamanho da forma estou começando a cozinhar agora então fico muito perdida nos tamanhos bjs obg .

  9. Mabel Teles says

    Obrigada Paty por dividir conosco a sua habilidade. Vou fazer a pizza, espero que dê certo. Bjs!!

  10. luigi sciannelli says

    Gostaria de agradecer sobre essa receita muito simples, economica e saúdavel.
    Esta precisando de um toque e essa receita para massa, mais as sugentões para o recheio deu muito certo.

    Valeu mesmo!

    Forte abraço
    Luigi

  11. Lílian says

    Taciane, por favor, vcs duas estão certas, mas a forma da Patty é a mais usual. Mulher, preste mais atenção nas receitas (por sinal, muito boas) e deixe de criticar sem certeza de nada.
    Patty, adorei a receita!!!!

  12. Teresa Cristina says

    Acabei de fazer a massa. Lembra muito a massa que minha tia fazia, só que ela colocava óleo e azeite e ficava uma delícia. Parabéns pelo blog.

  13. Lucia says

    Adorei seu blog!!parabéns !!!
    Por favor vc poderia me dizer quantas gramas de fermento tem no pacotinho!Pois onde moro,só vende o fermento em grande quantidade por pacote!
    Obrigada !!!

  14. says

    Amei a massa de pizza! Minha pizza ficou super saborasa, agora ja sei todos os domingos farei pizza caseira. Obrigada pela receita

  15. fabricia says

    Eu gostaria de saber c eu posso trocar o fermento seco pelo fresco, e se puder qual a quantidade? obrigada.

  16. João Pedro says

    Como tem gente metida nesse mundo não. Primeiro que muçarela é sim com Ç bando de BURROS… e segundo… ainda que estivesse errado vcs entenderam muito bem não…. o que doi é ver gente BURRA querendo corrigir quem tá certo… parabéns pelo Blog e pelas receitas… para os BURROS parem de ver receita e voltem para escola… povo metido do c#*%¨&@

  17. Lidionete says

    Amei o Blog Patty, parabéns! Parabéns João Pedro, não nos importamos se o danado do queijo seja nomeado de mozzarella, muçarela (correto) ou mussarela.. Agora, montar um um blog e “alimentá-lo” ou melhor postar essas receitas legais, aí sim quero ver, rsrsrs..

  18. Su says

    Olá… Quantas pizzas rende essa sua receita? E se eu quiser preparar na hora, precisa pré-assar mesmo assim? Bjos

  19. Regina Augusto says

    Maravilhosa a massa.Foi a melhor que eu encontrei. E olha que eu sempre faço pizzas aqui em casa.Mas de todas as massas,esta realmente ficou divina.Macia e fácil de preparar.
    Parabéns Patty.

  20. Karina says

    adorei eu tinha uma receita parecida cm essa mas era um copo d leite morno ao invés da água,mas vou fazer cmo a sua pedi q plo jeito é muito boa bjos

  21. Neimar says

    aiaiia gente o que intereça e a mussarela é ou não com S C Ç ou o que for, isso aqui não é escola pra encinar a escrever, ninguém ta aqui pra aprender como se escreve as palavras, eu errei um monte de coisas ai mais não importa, o lagal é as receitas isso sim estamos aqui pelas receitas, vc está de parabéns pelas suas receitas, vc ja viu aquela massa feito de liquidificador, eu sempre faço é rápido faz tudo e coloca em uma tigela deixa crescer por uns minutos e depois coloque na forma recheia ela e coloca pra assar tudo junto a pizza fica muito saborosa pois ass tudo junto. valeu gente…

  22. says

    Bom .primeiro boa noite e parabens em publicar essa massa de pizza !eu so vou fazer meu comentario pois em vez de colocar sal normal ..eu coloquei o sal temperado de pipocas e batatas nao provei ainda mais quando eu provar posto se deu certo ou nao ..bjs flavinha

  23. Amboulos says

    Pessoas Muçarela esta corretíssimo! Pois:
    Na Itália, escreve-se “mozzarella”, com dois “z”.

    É por isso que os principais dicionários (Aurélio e Houaiss) e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) prescrevem a grafia “muçarela”, com “ç”.

    Patty Fiz a receita e ficou ótima, parabéns!

  24. says

    Pessoal:
    1º lugar, não é mussarela, é muzzarela e é uma palavra italiana. que quando tradauzida para a língua portuguesa torna-se muçarela.

    O duplo “z” de palavras italianas vira, em português, “ç”:

    carrozza – carroça

    piazza – praça

    razza – raça

    E minha massa ficou deliciosa.

    Obrigado pela receita.

  25. Rosa says

    Patty parabéns pelo blog e pela receita!
    Meu marido fez essa noite e ficou ótimaaaa, a massa ficou bem levinha e saborosa e é prática de fazer. Sem dúvidas entrará para nosso caderno de receitas.

  26. says

    Resolvi fazer pizza caseira e estava em dúvida sobre a massa, pois meu caderno de receitas encontra-se na casa de minha filha que estava viajando. Foi então que consultando o “Dr. GOOGLE” encontrei este “site” e deparei com a sua receita de MASSA DE PIZZA, li-a, achei-a de fácil compreensão e então coloquei a mão na massa, literalmente. OLHAAAA, FICOU ÓÓÓTIMA!!! SUCESSO TOTAL!!! Parabéns pela receita!
    E quanto ao queijo mais popular de uso em pizzas ele é para nós, realmente a MUÇARELA que dentro da norma culta do idioma é a maneira correta de escrever-se o nome do famigerado queijo, também admitindo-se escrever MOZARELA ou MUZARELA. NUNCA deve-se escrever mussarela. Ratificando, Patty, a sua forma correta de escrever que não deveria causar tanta surpresa ao leitor – é somente fazer a consulta em um bom dicionário da língua portuguesa para que se possa dirimir dúvidas, antes de emitir a opinião daquilo em que se é leigo. BEIJOS e obrigada.

  27. says

    Essa receita é mesmo show de bola Cecília.
    Ah e obrigada pela explicação sobre a grafia do nome do queijo. Recebo cada email desaforado por escrever Muçarela que você nem acredita, rs.
    Beijos

  28. bruno says

    Não existe muSSarela! MuÇarela só dói na vista de quem gosta de falar/escrever errado. A receita é boa, até na língua escrita corretamente. Parabéns!

  29. josue moreno says

    gostei da ajuda…..agora aki em casa é pizza o dia todo…vou mandar uma fatia ai p/vc amigao!!!!!!!

  30. dani says

    fiz a massa com 100ml de olho 250 ml de água e fui acrescentando o trigo só que sobrou 100 gm de trigo será que vai da certo Patty ? obg.

  31. Queila says

    Muito boa a massa. Apenas troquei 1/4 da farinha de trigo por farelo de trigo integral pra ficar com menos culpa 😀

  32. Camila Dinara says

    Oi Patty eu gostaria de saber se posso assar a massa já junto com o recheio? Sou louca por uma massa assim, mas ainda não vi nenhuma que não precise pré assar… Muito obrigada e parabéns pelo blog, adoro as receitas.

  33. kelly says

    Oi Patty parece muito gostosa, vc sabe se dá para pré-assar e deixar esfriar e guardar na geladeira para rechear no dia seguinte e se fica bom? grata Kelly

  34. Tâmara says

    Oi Patty, p congelar eu pré-aqueço com o molho ou pode ser sem? Quanto tempo pode ficar congelada? Obrigado!

  35. says

    Pode ser com o molho, mas bem pouquinho, na hora que for colocar o recheio, daí você coloca mais molho. Ou você pode pré assar e congelar sem o molho mesmo.

  36. margarete says

    Eu sempre olho os comentários antes de fazer as receitas e todos falam bem desta massa. Não sei o que deu errado, mas ficou mole minha massa.

  37. maria aparecida knupp costa says

    bom escrevendo certo ou errado isto e apenas uma receita de pizza e nao uma redaçao por isso vamos sentir so o sabor da pizza nao e isto q nos procuramos receitas de pizza caseira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ficou muintooooooooooooooooooooooooooooooooo gotosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa bjo no coraçao JESUS ti ama e nos tb

  38. Mahria Costa says

    Adoro suas receitas, são fáceis e práticas, como era do sul, agora estou morando em Sobral, tenho aprendido muito com vc..obrigado por dividir conosco, hoje fiz a pizza para assistir o jogo, ficou uma delicia…..Deus abençoe sempre…beijocas ♥♥♥

  39. Bernardo says

    Eu fiz e não gostei … A massa ficou horrível pesada , grossa ah prefiro deixar quieto !!
    Uma RECEITA de pizza excelente e a pizza com batata essa sim da certo fica Fofinha , fica perfeita !
    Abraços
    Ah essa foi a MINHA OPINIÃO

  40. says

    Estranho Bernardo , pois sempre faço essa receita e é muito boa. Muitas pessoas tem feito essa receita e constatado e me contado nos comentários e por email, como ela é boa.
    Abraços
    Patty

  41. Patricia says

    Olá. Gente nunca tinha feito massa caseira de pizza e esta ficou muito boa, rende 2 pizzas grandes, ao pré assar a massa passe bem pouco molho senão fica muito úmida precisando ficar mais tempo pra “secar” e a massa acaba ficando muito seca, mas fica bem crocante e saborosa. Aprovadissima.

  42. janaina says

    Eu queria saber quantos minutos são pré aquecer?? E depois mais quantos minutos são ao certo pra repor de novo ao forno com o recheio??

  43. Daniele says

    Fiquei em dúvida se precisa sovar a massa…
    Tô fazendo agora e depois comento como ficou.

  44. veronics says

    Algumas indicaçoes q estam ai .melhorou mt a minha receita, obrigado.
    Mi n sta bem fazel dispos concerteza n te dixa nha comentario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *