Pudim de Claras com Baba de Moça

pudim+claras

 

Sexta-feira chegou, vamos fazer uma sobremesa para o fim de semana? Minha sugestão é esse Pudim de Claras com Baba de Moça, o que vocês acham? Hum, eu gosto muito. Essa, é uma receita bem barata, fácil de fazer e é uma sobremesa que faz presença em uma refeição mais especial, vocês não acham? Eu acho essa, uma sobremesa bem sofisticada, apesar de simples (deu para entender?!!!).

Eu gosto de combinar o Pudim de Claras com a Baba de Moça porque eu uso as claras dos ovos para fazer o pudim e uso as gemas para fazer a Baba de Moça, mas se você fez alguma receita e sobrou muitas claras, faça o pudim e sirva com outra calda. Algumas sugestões são: Calda de Maracujá (veja essa receita, é só deixar mais rala), Calda de Chocolate, Goiabada ou outra de sua preferência.

Vamos ver a receita:

Pudim de Claras com Baba de Moça

Ingredientes

Caramelo

1 xícara (de chá) de açúcar

Pudim

6 claras de ovos

1 xícara (de chá) de açúcar

1 colher (de café) de raspas de limão (veja aqui como fazer e não amargar)

Baba de Moça

1 e 1/2 xícara (de chá) de açúcar

2 xícaras (de chá) de água

6 gemas

1 vidro de leite de coco

 

Modo de Preparo

Caramelo

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, vá derretendo o açúcar até ficar com cor de caramelo. Cuidado para não ficar muito escuro, pois ele amarga. Despeje o açúcar caramelizado em uma forma e passe pelas bordas e pelo fundo, cobrindo toda a forma. Reserve.

Pudim

Bata as claras em neve (eu uso a batedeira), quando estiverem firmes vá acrescentando o açúcar aos poucos e depois as raspas de limão. Despeje essa mistura na forma caramelizada. Coloque a forma com o pudim, dentro de uma outra com água quente e umas gotinhas de vinagre ou uma rodela de limão (para não escurecer a forma). Leve as duas formas ao forno médio preaquecido por mais ou menos 40 minutos. Enfie uma faca, se ela sair limpa o pudim já está assado. Deixe esfriar para desenformar. Passe uma faquinha com muito cuidado dos lados e vá soltando, depois é só virar em um prato.

Clique para ver em tamanho maior

Veja aqui nesse vídeo como fazer o pudim:

 

 

Baba de Moça

Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo, deixe ferver até ficar em ponto de fio (quando você levanta uma colher com um pouco da calda e derrama, ela forma um fio). Assim que ficar pronta, desligue o fogo e deixe ficar morna. Em outro recipiente, passe as gemas pela peneira (fure as gemas e deixe escorrer na peneira, só dando algumas batidas) para tirar aquele cheiro de ovo e misture o leite de coco. Quando a calda já estiver morna acrescente um pouco dela na mistura de gema e leite de coco. Depois com um garfo ou com um fouet despeje toda a mistura de gema na panela da calda, mexa bem. Leve a panela novamente ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Coloque em uma molheira e sirva com o pudim.

baba+de+moça

Dica:

  • Minha sugestão é que antes de tudo você faça a calda da Baba de Moça, pois ela vai demorar para ficar morma. Então, faça primeiro a calda, depois o pudim e quando o pudim estiver no forno você termina de fazer a Baba de Moça.
  • Essa Baba de Moça é ótima para rechear bolos e tortas.

Comments

  1. Vanilde Maria Tessele Rodrigues says

    Continue nos dando essas receitas gostosas.Feliz ano Novo,muitas paz ,amor respeito e saúde!!!

  2. Tânia Cardoso says

    Boa tarde Patty Martins,

    eu só Angolana eu achei o teu blog e adorei as tuas receitas, hora gostei muitooooooooooooooo achei a receita do pudim de claras divino porque aqui não sabia fazer nada com as claras acabava por deitar tudo fora já minguem vai gozar comigo na czinha vou surpeender o meu marido e o pessoal da minha familia e amigos

    beijos depois falo a alguma coisa

  3. SOLANGE LAMOUNIER says

    Ora, ora! Eu quero aproveitar claras e você me oferece uma receita em que eu tenho que usar outras novas claras …
    Novos ovos, novas claras e as claras velhas permanecem … vão para a geladeira ( ante-sala do lixo ) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *