Purê de Abóbora com Creme de Leite

purê de abóbora

Esse purê é simplesmente delicioso. Se a abóbora for aquela bem vermelhinha e bem docinha, melhor ainda. Ele é uma boa sugestão para acompanhar uma carne assada e se você servir com arroz branco feito na hora, vou te falar, não tem para ninguém.

Eu fiz cozinhando a abóbora no micro-ondas, mas você pode cozinhar na panela com água, no fogão. Mas, se for cozinhar no fogão, corte em pedaços menores, pois, cozinha mais rápido.

Dá uma olhada como fiz o meu:

Purê de Abóbora com Creme de Leite

Ingredientes

1 pedaço de abóbora de mais ou menos 800 g

1 cebola média ralada

2 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina

1/2 lata de creme de leite

Sal a gosto

Modo de Preparo

Retire as sementes da abóbora e lave. Coloque a abóbora úmida em um recipiente no micro-ondas e leve para cozinhar. No meu micro-ondas tem a tecla legumes que é só apertar e pronto. Se no seu micro-ondas não tiver essa tecla, vá colocando de 2 em 2 minutos e observando quando cozinha. Se você preferir, como eu disse lá em cima, pode cozinhar no fogão. É só colocar os pedaços de abóbora descascados na panela com água e levar para cozinhar.

Depois de cozida, com a ajuda de uma colher vá retirando a polpa da abóbora cozida (foto 2) e reserve. Se cozinhar no fogão, escorra e amasse com um garfo.

Frite a cebola na manteiga e acrescente a polpa da abóbora. Misture bem e leve ao liquidificador com o creme de leite. Vai ficar bem cremoso. Se tiver dificuldade em bater no liquidificador, vá aos poucos. Bata, pare, misture e bata de novo. Até conseguir bater tudo. Volte para a panela, acrescente sal e deixe ferver. Sirva quente.

Dica:

  • Dá 4 porções.

Comentários

  1. Menina… tô boba aqui com essa dica do micro-ondas!
    Eu AMO abóbora, mas quase toda vez que compro, acabo deixando estragar e jogo fora pq tenho preguiça de descascar. Sem falar que a mão fica até dolorida depois! Mas eu A-M-E-I a dica! Vou fazer, certeza!

  2. Hum!! vou correndo preparar esse purê para o meu jantar, adoreiii…parece ser fácio de fazer, não perde tempo do jeito que eu gosto. Muiiiito obrigada!! depois eu volto para contar como foi…Abraço

  3. Fiz hoje este purê de abóbora com creme de leite, foi um sucesso.
    Muito saboroso.
    Parabéns pela receita prática e gostosa de saborear.

  4. Patty, morei dois anos em Garanhuns, a cidade é linda, fiquei com saudades!
    Que delicia este purê, eu adoro… com farofa de carne de sol na cebola fica divino.