Receita Básica de Risoto

Está é uma receitinha básica, a partir dela você pode fazer qualquer sabor de risoto, basta misturar o ingrediente de sua preferência.

Para falar a verdade esta eu fiz para comer assim mesmo, sem mais nenhum outro ingrediente. Os entendidos em Gastronomia que me perdoe, mas me deu vontade.

Receita Básica de Risoto

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite

2 cebolas picadinha

400g de arroz para risoto (usei o Arbório)

100 ml de vinho branco seco

50 g de manteiga

100 g de queijo parmesão ralado (ralado em casa fica melhor)

Para o caldo

1 litro de água

2 tabletes de caldo de legumes

Modo de Preparo

Em uma panela coloque a água e os caldos de legumes para ferver. Deixe ela quente aí do lado.

Em outra panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o arroz e frite um pouco. Mexa constantemente. Acrescente o vinho. Quando perceber que o vinho evaporou, acrescente uma concha do caldo de legumes quente. Continue mexendo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Vá acrescentando o caldo e mexendo até sentir que o arroz está al dente. Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e depois o parmesão. Sirva imediatamente.

Dica:

  • Se quiser dar um sabor ao risoto acrescente o ingrediente do seu gosto antes de colocar a manteiga e o parmesão. Exemplo: Presunto de parma, vôngole, camarão, legumes, etc…
  • Rende 6 porções.
  • Lógico que fica bem melhor com o caldo caseiro feito por você mesma, mas se não tiver use esse em tablete que quebra o galho.

 

Comments

  1. says

    Adorei a receita! E super fácil tb! Sempre quis fazer um risoto, mas não tinha ideia de como fazê-lo…acredita?!
    Vou incluir o arroz arborio na minha próxima lista de compras.
    :)

  2. says

    Oi Paty. Esse é o tipo do prato que agrada a todos e é bem fácil de fazer. Um pouco demorado, mas fácil. Muito bom mesmo. E quanto a não misturar nada além do básico, eu faço isso tb. Então… se deu vontade, coma assim mesmo. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *