Receita de Almôndegas

Almondega+de+carne+(9)

Já falei aqui no blog que não gosto de fazer fritura em casa né? Eu acho que suja tudo, a casa fica cheirando forte, fora que a gente também fica cheirando a gordura da cabeça aos pés, um horror. Que fritura é gostosa não podemos negar né? Mas, que ela é péssima para a saúde não precisa nem falar, então quando quero matar a vontade de comer uma fritura prefiro comer em um restaurante ou lanchonete, mato minha vontade, não fico toda suja e logo volto para uma alimentação mais saudável, mais do dia a dia.

Portanto, quando quero fazer almôndegas aqui em casa prefiro sempre fazer assada ou cozida no molho e ficam muito boas também. E foi o que fiz:

Receita de Almôndegas

Ingredientes (5 porções)

500 g de carne moída (patinho, lagarto, alcatra, etc…)

3 dentes de alho amassados

1 colher ( de chá) de ervas (usei Ervas de Provance)

1/2 cebola média ralada

1 colher (de chá) de sal

1 fatia de pão (usei o integral)

3 xícaras (de chá) de molho de tomate

Modo de Preparo

Em uma tigela coloque a carne moída e tempere com o alho amassado, as ervas, a cebola e o sal. Misture muito bem. Coloque a fatia de pão de molho em água filtrada por mais ou menos 10 minutos. Depois esprema o pão com a mão para tirar o máximo da água. Junte o pão amolecido na carne temperada e mexa muito bem. Faça bolinhas com pequenas porções de carne (eu gosto de fazer mini almondegas). Vá colocando as bolinhas em um recipiente.

Coloque o molho de tomates (que não deve estar muito grosso, se precisar acrescente um pouquinho de água) em uma panela e leve ao fogo. Coloque umas 5 almôndegas no molho de tomates de cada vez, deixe ferver 2 minutos e retire. Faça isso com todas as almôndegas, isso evita que colocando todas de uma vez dentro do molho elas se desmanchem. Assim que você tiver pré cozido todas as almôndegas  coloque todas elas de volta no molho e cozinhe até cozinhar e apurar o molho (cerca de 10 a 15 minutos). Sirva quente.

Clique nas fotos para ver maior

Observação:

  • Eu fiz molho de tomate caseiro, aqui tem duas receitas:

Molho de Tomates Especial

Molho de Tomates Usando as Sementes e a Polpa do Tomate

Dica:

  • Se você preferir pode usar um molho de tomate industrializado (lata ou sachê). Escolha uma boa marca e use umas 3 latas.
  • O pulo do gato dessa receita é colocar de 4 a 5 almôndegas por vez no molho de tomates isso evita que elas se desmanchem ou grudem umas nas outras.
  • Se preferir Almôndegas Assadas tem uma receita aqui:

Almôndegas Assadas com Molho 

Comments

  1. says

    Uhm… bom hein!? Salivei!
    Aqui em casa só assada ou cozida tb. Somos adeptos a mais saúde e menos fritura. (mas realmente fritura é gostosa!)

    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *