Receita de Iogurte Grego Caseiro

Receita de iogurte grego

A pouco tempo o iogurte grego invadiu as prateleiras dos supermercados aqui no Brasil, né? E aí o que aconteceu é que ficamos mal acostumados, porque ele é muiiito bom, bem mais cremoso, mas também mais calórico (uma pena) e também bem mais caro do que a versão comum.

O bom é que podemos fazer ele em casa, de uma forma bem natural e sem conservantes e aditivos, da mesma forma que já fazemos o iogurte natural em casa. Você ainda não sabe fazer iogurte natural em casa, então clica aqui:

Iogurte Natural Caseiro

Usei esse iogurte natural que faço em casa para fazer o iogurte grego, então a primeira coisa que você tem que fazer é preparar o iogurte caseiro, clica no link acima que dou todos os passos e dicas.

Essa receita de iogurte grego que vou fazer aqui, é aquela versão mais docinha que vende nos supermercados, mas se você quiser fazer ele sem adoçar e aromatizar com a baunilha, é só não acrescentar ingrediente nenhum além do iogurte, daí você pode usar ele para fazer receitas salgadas, como molhos e etc…

Receita de Iogurte Grego Caseiro

Ingredientes (rende quase 4 xícaras)

2 litros de iogurte natural (usei o caseiro)

14 gotas de adoçante (usei o sucralose)

1/2 colher (de café) de essência de baunilha

Material Necessário

Pano limpo

Peneira ou escorredor de macarrão

Recipiente

Modo de Preparo

Coloque um pano sobre  o escorredor de macarrão (ou peneira) e apoie em cima de um recipiente (veja a foto 03). Despeje o iogurte sobre o pano, cubra com uma tampa ou um prato e deixe na geladeira por umas 8 horas (eu coloco a noite e de manhã já está pronto). Se você usar um pano mais fininho, demora menos tempo. O soro do leite vai cair no recipiente de baixo e o iogurte mais grosso vai ficar no pano.

Depois desse tempo, retire o iogurte do pano com o auxílio de uma colher. Coloque em um recipiente, acrescente a baunilha e o adoçante e misture muito bem. Se o iogurte ficou muito grosso e você gosta mais cremoso, é só acrescentas um pouquinho do soro e misturar muito bem.

Pronto, o iogurte grego está no ponto de comer. Conserve em um recipiente fechado na geladeira.

 

Observação: Cada litro de iogurte natural rende cerca de 2 xícaras (de chá) de iogurte grego

Receita de iogurte grego

 

Dicas:

  • Reserve um pano só para fazer isso, é mais higiênico.
  • Para lavar o pano use sabão de coco ou sabão neutro.
  • Não jogue o soro do iogurte (foto 07) fora, ele é ótimo e bem nutritivo use para colocar no feijão, ou nas carnes na hora de cozinhar e também para fazer bolos e sobremesas.

Comments

  1. natalia says

    oi querida Patty.
    adorei seu blog, vi muitas receitas legais, mais gostaria de saber de uma coisa, vc não tem uma receita de iogurte sem lactose? pois sou intolerante, e amo iogurte, mais como quase tudo tem lactose, fico mais nas frutas mesmo.

    Bjs

  2. Maria cristina soares says

    Se eu usar sucralose qual a quantidade? Da certo fazer com leite semi desnatado? Obrigada, abraços.

  3. rosemari morgado says

    o meu ficou 10 horas no isopor e embrulhado numa toalha… estava líquido! onde será que eu errei? Fui ver o tipo de iogurte e era o natural desnatado da Nestlé!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *