Sardinha em conserva (tipo a de lata)

Muita gente já tem esta receita, eu mesma sempre faço aqui em casa, mas nunca postei. Desta vez fiz seguindo esta receita que uma amiga do Pilates me deu (thanks Quiterinha Gueiros) e fotografei para passar para vocês.

Eu gosto muito de sardinha, mas tenho pouca paciência para tirar aquelas milhares de espinhas, então acho esta receita perfeita, pois só retiro a cabeça, dou uma limpada básica e depois de pronta ela fica com as espinhas molinhas tipo a sardinha em lata mesmo. Aí você abre ela no meio, é só retirar a espinha e pronto, já pode comer (como na penúltima foto)

Eu fiz assim:

Sardinha em conserva (tipo a de lata)

Ingredientes:

1 kg de sardinha

2 tomates cortado em rodelas

2 cebolas cortada em rodelas

1 pimentão verde cortado em rodelas

1/2 copo (de 250ml) de coentro picado – pode ser cheiro verde

3 dentes de alho amassados

1 xícara (de 200 ml) de azeite de oliva extravirgem

1 xícara (de 200 ml) de vinagre branco

1 colher (de sopa) de colorau

Sal a gosto

Modo de Fazer

Retire as cabeças das sardinhas e limpe-as. Depois em uma panela de pressão vá fazendo camadas com o tomate, a cebola, o pimentão, o alho e o coentro. Coloque então uma camada de sardinha, polvilhe um pouco do sal e do colorau. Faça todas as camadas novamente, dos temperos e da sardinha. Faça camadas até acabar tudo, só fique atenta para que a última camada seja de temperos. Coloque o vinagre e o azeite. Feche a panela de pressão e leve ao fogo. Assim que a pressão começar a chiar, baixe o fogo e deixe cozinhar uns 40 a 45 minutos. Tire a pressão e veja se as espinhas estão molinhas, senão volte um pouquinho mais.

Clique para ver as fotos em tamanho maior

Obs: Esta sardinha é ótima para comer com pão ou fazer uma macarronada, sem contar que não tem nenhum conservante e aditivo, pois foi feita por você.

Dicas:

  • Compre a sardinha nacional (eu comprei a congelada), ela é menorzinha e fica bem mais gostosa.
  • Depois de pronta conserve em um pote bem fechado na geladeira. A minha ficou uma semana e ainda assim ficou boa.

Comments

  1. Maura Bianco says

    Ficou uma maravilha, vou anotar, meu marido adora sardinhas, e se ele se comportar eu até faço um agrado rsrs!bjs

  2. Sonia says

    Olá Paty

    Maravilha de receita, do jeito que gosto, simples, baixo custo e sem conservantes, sem contar que amo sardinha.

    Bjs

  3. arleyde martins says

    sempre quis esta receita,vou tentar fazer,beijos pra todos q apreciam uma boa comida,Arleyde

  4. Wesley e Dio says

    Após 45 min sob pressão no queimador médio do fogão, não sentimos mais as espinhas e o preparado ficou com sabor super intenso e excelente consistência. Pra quem gosta de sardinhas é irresistível! Abraços

  5. ludgerafa freire de abreu says

    já conheço esta receita a pelo menos uns 30 anos , é otima,pode comer com pão, fazer patê, tudo que se faz com ela fica ótimo

  6. marcos says

    Vo fazer ver se da certo tentei fazer uma vez com oleo de soja
    não deu certo .Deixei pouco tempo na preção.

  7. mariangela pereira xavier says

    não comia sardinha por causa dos espinhos, mas com essa receita estou adorando beijos

  8. Jupy Paz says

    Parabéns pela recita. Ficam maravilhosas as sardinhas. Mande sempre que quiserem mais receitas sobre frutos do mar. Eu adoroooooooooooooooo!!!!!!. Bjs

  9. says

    Patty, tenho 80 anos, me lembro claramente quando mamãe fazia esta receita, por isto te agadeço por me relembrar esta delícia, Já fui na ´praia da Costa aqui em vila Velha -ES onde estão vendendo ela fresca a 4.00 reais o quilo, já preparêi, esta no fogo na panela de pressão.
    e UMA VERDADE, e muito gostosa.
    Abraço e muito obrigado pela lembraça.

  10. says

    Oilton puxa que legal ter vc aqui. Quando eu tiver 80 anos vou querer ser assim como vc, participante nas novas tecnologias, rs.
    Quanto a sardinha ela é boa mesmo, hein? E comprar a sardinha fresca não tem preço, hein. eu aqui só encontro a congelada.
    Obrigada por deixar o comentário aqui e volte sempre.
    Beijos

  11. Dani Arrais says

    Olá, de todas as receitas que encontrei, a sua foi a que eu mais curti, vou agora preparar e assim que estiver pronta e esperimentar vou dizer o que eu achei, obrigada pela receita e até mais!!!

  12. Dani Arrais says

    Menina; Que delícia!!!!! meu marido adorou e aprovou, ainda colocou o seu selo de qualidade, moro aqui em Angra dos Reis, e temos uma oferta muito boa de peixe fresco, esse final de semana vou ao Rio, na casa de minha mãe, e vou fazer por lá, tenho certeza que vão adorar!! Beijos e espero nos falar em breve, quem sabe testando mais receitas rsrsrsrsrsrs… FUI…. :)

  13. Luciane says

    Olá, adorei a receita, mas será que poderei substitui-la pela cavalinha? Tenho umas no freezer rsrsrs Obrigada.
    Adorei participar.

  14. says

    Nunca tentei usar cavalinha, mas acho que não fica bom não, Uma vez fiz com aquelas sardinhas maiores (que são importada) e não ficou tão bom.
    Beijos

  15. Agda says

    Obrigada Amiga nem te conheço mais acho uma atitude muito bôa as pessôas compartilhar as coisas Bôas com as outras hoje em dia é muito raro mais creio que vcé uma escolhida do Senhor.Obrig. Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele e o mais ele fará.Salmo 37 versiculo 5. beijos querida do Senhor

  16. nubia says

    Eu acabei de fazer e ficou uma linda, provei agora ainda quente e o gosto foi bem agradável! Amanhã volto para dizer como ficou depois de fria. Valeu a dica!

  17. Monica says

    Noossa seu site eh o mias perfeito de todos, por eu não saber cozinhar nada… fico réfem de fotos e vc nao deixou nada a desejar, obrigado e continue.

  18. Juraci says

    Oi Patty…
    Que delicia de recietra. Ha tempo vinha procurandopor uma receita do tipo. Já tentei algumas opções,mas não gostei. Esta sua me parece mais completa. Obrigada pela postagem.

  19. Marcia says

    Amei a receita deu super certo minha irmã e meu cunhado vieram almoçar aqui em casa bem no dia que eu fiz e amaram. E queria pedir licença pra dar uma dica: eu usei aquele caldo que sobra no final e fiz um arroz com ele. Ficou delicioso com uma cor linda e super nutritivo. Beijos amei seu site é perfeito.

  20. Emília says

    Amei fiz no niver, do meu amigo todos gostaram muito,vou fazer por almoço de ano novo 2013 ( mais foram 50min) .ficou perfeito.

  21. Jean Martins says

    Amo comer sardinha, porém sempre como enlatada,hoje para o almoço vou tentar fazer essa receita. Valeu parente pela receita!!!

  22. Atanásio says

    bem, pela aparência deve ficar ótimo. Fiquei tentado em fazer, já que tenho sardinhas na geladeira. Já coloquei tudo na panela de pressão. Postarei, mais tarde, o resultado.

  23. Anderson says

    Muito bom! Infinitamente melhor que a enlatada. Não poderia deixar de vir agradecer pela dica e pelo maravilhoso site. Obrigado e parabéns!

  24. Maria Rita says

    Oi Patty. Tenho sardinha mas filé, sem espinhas. Posso fazer da mesma maneira, deixando menos tempo na panela de pressão???

  25. maria lucia s. tavares says

    E uma delicia eu ja fiz , mas tinha esquecido a receita , muito obrigada por ter colocado no site !!

  26. CACAU CASTILHOS says

    Oi Patty Martins!!! Posso usar outros peixes usando os mesmos métodos da receita ? por exemplo o peixe PAMPO desde já agradeço.

  27. Edivaldo Feitoza says

    Sou apaixonado por sardinha em conserva desde menino e isso já faz um tempinho…naquele tempo se usava óleo de amendoim, hoje quase não as como pois não da mais prazer, vou testar as suas e depois opinarei, muito obrigado por você compactuar esta deli.. gratos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *