Sorvete de Banana Caramelada. Prá enfrentar o calorão ou não.

Imagine um sorvete super cremoso, derretendo na boca e aquele gostinho de banana. Não uma banana comunzinha, mas uma deliciosa banana caramelada, eitcha, é prá matar, rsrsrsrs. Ai minha dieta! Pelo menos não é aquele sorvete cheio de gordura hidrogenada que a gente compra por aí.
Minha liga neutra e meu emulsificante tinham acabado, então o primeiro passo foi correr e comprar. Eu sei que tem muita gente que nunca usou estes produtos e que nem sabe onde comprar, mas calma, você acha em casas que vendem produtos para chocolates, para confeitaria e até em algumas lojas de artigos para festa. Eu uso estes produtos não só para sorvete, mas também para outras receitas, tem um bolo com emulsificante que é ótiiiimo. Qualquer dia faço ele.
O sorvete eu fiz assim:

Sorvete de Banana Caramelada

Ingredientes

Primeira Massa
½ litro de leite (usei desnatado)
1 (colher de chá) de liga neutra
½ (xícara de chá) de açúcar

Sabor
4 bananas maduras
½ (xícara de chá) de açúcar
1 (xícara de café) de água

Segunda Massa
A primeira massa congelada
O sabor (a banana caramelada fria)
½ lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher (de chá) de emulsificante

Modo de Preparo

Primeira Massa
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata durante 3 minutos. Depois coloque em um recipiente e leve ao freezer ou ao congelador para endurecer. Usei uma forma de alumínio (como a Tati), pois congela bem mais rápido.

Sabor
Corte as bananas em rodelas e reserve. Coloque o açúcar em uma panela e deixe virar o caramelo, acrescente a água e deixe dissolver o caramelo. Depois que o caramelo estiver derretido, deixe engrossar um pouco e acrescente as bananas. Deixe secar bem o líquido e estará bom. Só use depois de frio para fazer o sorvete.

Segunda massa
Na tigela grande da batedeira coloque a primeira massa congelada e picada, a banana caramelada fria, o emulsificante, o leite condensado e o creme de leite. Bata na batedeira durante 12 minutos. Comece em velocidade baixa e vá aumentando. A massa vai dobrar de volume. Coloque em um recipiente e leve para endurecer no congelador ou no freezer.

Comments

  1. says

    Oi Patty, fiz os biscoitinhos sim, e ficaram ótimos, estão programados para entrar dia 04/03/10.
    Valeu pela receita e pelos meus potes cheinhos…rsrsrs!
    Esse sorvete também deve ficar ótimo, heim?!
    Bjuss!!!

  2. says

    Ficou ótimo seu sorvete! Tbm fiz um de banana hoje,mas achei meio enjoativo…
    Anotei sua receita, vou comprar a liga neutra, parece ser esse o segredo de um bom sorvete!

  3. says

    Patty,
    Tem um sorvete de banana caramelada lá em Tamandaré na sorveteria do mano e da Paula. Impressionante de gostoso! É da Dota! Também gosto muito dos sorvetes da John´s. O de côco então é uma maravilha! Vamos ver esse seu agora. Mas confesso que sou preguiçoso, se alguém quiser me convidar, esteja à vontade!

  4. says

    Adorei essa receita muito bem explicada, e ta na moda !!!

    Ví seu comentário no blog a akemi, sobre o pãozinho de milho. Já experiemntei, daqui uns dias vou embora, levando saudade dessas delicias da Bahia!

    Beijão

  5. says

    ola Patty!adorei o seu gelado!
    chocos sao como as lulas so que tem uma tinta por dentro que que gostar gelha com tinta ou sem mas guisados faz sempre sem tinta!e ja agora o que e liga neutra e gelatina sera!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *