Vender comida é uma boa opção para ganhar um dinheirinho

Trabalhar com comida é um excelente negócio, fato. Não é uma das coisas mais fáceis, falo por experiência própria. Eu nunca tive um restaurante (minha mãe é que tem uma lanchonete), mas eu já vendi comida (e outras cositas). Uma das coisas que já vendi foi Pão de Mel. Por isso falo que não é fácil, mas é uma boa coisa se você gosta de cozinha.

É uma trabalheira danada e muitas vezes o lucro não compensa o trabalho e os custos que você teve, vai depender da região que você mora e do tipo de cliente que você tem. Por isto é fundamental que você planeje bem. Mesmo que você só vá fazer para conseguir um dinheirinho, um quebra-galho. Planejamento é a base para tudo. Quem sabe você não alcance tamanho sucesso que o quebra-galho se torna uma carreira de sucesso. Você se torne um grande chef ou uma empresária de sucesso. Tem tantos exemplos por aí.

Mas apesar da trabalheira (o que não dá trabalho afinal? Viver dá trabalho) se é isto que você gosta, se é isto o que você quer fazer, arregaça as mangas e encara de peito aberto. Vão vir problemas? Vão. Você vai pensar em desistir? Vai. Mas, siga em frente, mantenha o foco. Esta é a diferença entre os bem sucedidos e os que não alcançam o sucesso: Perseverança e foco. Pelo menos é o que dizem os que já são bem sucedidos.

Resolvi fazer esse post porque recebo muitos emails me pedindo alguma dica para ganhar dinheiro vendendo comida. E como o  fim de ano está se aproximando e surgem muitas oportunidades para fazer alguma coisa e ganhar um dinheirinho, resolvi escrever algumas dicas. Não sou especialista, mas espero poder ajudar um pouquinho.

Alguns exemplos do que você pode fazer para vender:

Se você ainda não faz nada disto, mas tem vontade de fazer, aqui vão algumas ideias:

  • Se você é jovem e está no colégio ou na faculdade que tal arrumar uma caixa bem bonita e recheá-la de docinhos, trufas e pão de mel para vender entre os colegas na hora do intervalo?
  • Se você trabalha em um local onde tem grande fluxo de gente, que tal fazer uma caixa de salgados, com pastéis de forno, esfirras, pão de batata, etc e vender.
  • Se você é dona de casa e mãe em tempo integral, que tal fazer uns folhetos, espalhar pela vizinhança, aceitando encomendas de pratos? Podem ser kits festas, onde você entrega os docinhos e salgadinhos para festas. Podem ser bolos confeitados. Pode ser comida congelada. Pode ser encomendas só para o domingo, de frango na brasa, costela recheada, etc… Escolha aquilo que você sabe fazer e gosta.
  • Você também pode fazer alguns salgados e oferecer como degustação em cantinas (de escolas, hospitais, etc…), depois passe, vendo se eles gostaram e veja se eles querem encomendar para revender. Assim você se tornaria fornecedora de salgados prontos e/ou congelados. Boas coisas para oferecer: Pão de queijo, pão de batata, empanadas argentinas, bauru de forno, etc…
  • Uma outra ideia é fazer sobremesas, como mousses, tortas e oferecer em restaurantes e hotéis da sua região, alguns compram as sobremesas de terceiros.

Não tenha vergonha de oferecer seu produto. Divulgue muito. Faça com muito amor e com certeza Deus vai abençoar e você vai ter sucesso.

E se for feito com qualidade um cliente acaba indicando para outro e assim as coisas vão acontecendo.

Muito Importante:

Trabalhar com comida é muito sério e requer responsabilidade, por isso, antes de começar qualquer coisa, procure ler sobre higiene e segurança dos alimentos, entre em contato com a vigilância sanitária da sua região e tente fazer tudo conforme eles orientam. Assim, com certeza você vai ter sucesso e se destacar naquilo que você se propôs.

 

Você já fez comida para vender, ou conhece alguém que vende? Conta para a gente aí nos comentários.

A maioria de nós conhece alguém que vende comida, então que tal dividir alguma estória conosco aí nos comentários. Isso vai enriquecer o post e quem quiser fazer alguma coisa neste sentido, pode se inspirar mais ainda.

 

ANUNCIO_300_250

 

Comments

  1. Felipe Marquês says

    ola boa noite! sou ajudante de padeiro em um supermercado. Aprendi muita coisa na pratica, estou aproveitando essa onda do natal, estou fazendo panetones trufados em casa para vender, já tenho varias pessoas pedindo e encomendando, pois muitos amigos,visinhos e conhecidos já experimentaram meus bolos confeitados que faço por encomenda! bom estou investindo, planejando bem e comprando eletrodomésticos aos poucos, tipo batedeira planetária, panificadora, forno elétrico e etc.. Deus esta abençoando e esta tudo correndo bem, graças a Deus! boa sorte a todos :)

  2. Bruna says

    Oii, boa noite eu já vendia uns biscoitos caseiros q a minha mãe faz pra ajudar aqui em ksa, qnd precisava comprar algo pra mim e tal…… só q ai terminei o colégio vou para uma facul ( lol rsrsrs) e me falaram q comida natural é a nova sensação do momento, e tem um biscoito chamado Catia (ou algo assim) ai pensei, já planejei td…mas no acho essa receita!!! Alguém sabe onde e encontro?!vai me ajudar bastante..se der certo( com fé em Deus irá)dps eu flw aqui!!!!

  3. larissa maisa says

    tenho 19 anos sair do trabalho recentemente e adoro cozinhar .
    sei fazer de tudo na cozinhar , meus amigos falam que cozinho muito bem .
    quero trabalhar com comida mais não sei por onde começa . por favor me ajudem preciso muito da força de alguem experiente nisso … obrigada !

  4. Edna pimheiro dos santos says

    eu estou afastada do trabalho queria uma sugestao para mim fazer algo em casa moro em itapevi gostaria de fazer algo para vender na rua me ajudem me de opiniao obrigada

  5. Rosa veloso says

    Eu gosto muito de cozinhar sempre cozinho para festa da igreja ou outros eventos , casamentos aniversarios mas não tenho as coisas nesesarias para cozinhar pras festa e acabei parando de cozinhar para casamentos ou aniversarios eu estou pensando de começar cozinhar em casa por incomendas por favor me ajudem a ter ideias que da serto e como eu começo Obrigada .

  6. isaque says

    Olá galera , vendo quentinhas para funcionários de empresas que não dar almoço e é muito lucrativo. Vendo tbm em obras.

  7. Daiane Corrêa says

    Olá…. Eu tenho muita Vontade fe fazer Cupcakes para Vender…Será que é uma boa opção ? ….Adorei seu post…bjssd

  8. Luciana says

    Faco produtos integrais, como pães, tortas, bolos e sem glúten tbm , mas comecei vendendo na academia , abri uma pagina no facebook e entrego folhetos feitos por mim, gostaria de aumentar a clientela e fidelizar pk as vezes vendo as vezes não ,como faço ?

  9. Rai Alves says

    Gostaria de Começar Um Negocio Vendendo Alimentos , Mas Não Sei Como Começar , Me Da Uma Dica Por Favor Espero Sua Resposta

  10. Drielly says

    Essa matéria me despertou a vontade de fazer algo nesse ramo. Já tinha pensado antes, mas desisti com o tempo.
    Luciana Says, se puder entrar em contato comigo podemos trocar idéias, sou formada em administração e quem sabe uma não tem uma ideia que a outra não teve.Se alguém mais quiser conversar sobre, favor entrar em contato no e-mail abaixo.
    E-mail: drielly.souza@acotec.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>