13
nov
2012

Vender comida é uma boa opção para ganhar um dinheirinho

por: Patty Martins

Trabalhar com comida é um excelente negócio, fato. Não é uma das coisas mais fáceis, falo por experiência própria. Eu nunca tive um restaurante (minha mãe é que tem uma lanchonete), mas eu já vendi comida (e outras cositas). Uma das coisas que já vendi foi Pão de Mel. Por isso falo que não é fácil, mas é uma boa coisa se você gosta de cozinha.

É uma trabalheira danada e muitas vezes o lucro não compensa o trabalho e os custos que você teve, vai depender da região que você mora e do tipo de cliente que você tem. Por isto é fundamental que você planeje bem. Mesmo que você só vá fazer para conseguir um dinheirinho, um quebra-galho. Planejamento é a base para tudo. Quem sabe você não alcance tamanho sucesso que o quebra-galho se torna uma carreira de sucesso. Você se torne um grande chef ou uma empresária de sucesso. Tem tantos exemplos por aí.

Mas apesar da trabalheira (o que não dá trabalho afinal? Viver dá trabalho) se é isto que você gosta, se é isto o que você quer fazer, arregaça as mangas e encara de peito aberto. Vão vir problemas? Vão. Você vai pensar em desistir? Vai. Mas, siga em frente, mantenha o foco. Esta é a diferença entre os bem sucedidos e os que não alcançam o sucesso: Perseverança e foco. Pelo menos é o que dizem os que já são bem sucedidos.

Resolvi fazer esse post porque recebo muitos emails me pedindo alguma dica para ganhar dinheiro vendendo comida. E como o  fim de ano está se aproximando e surgem muitas oportunidades para fazer alguma coisa e ganhar um dinheirinho, resolvi escrever algumas dicas. Não sou especialista, mas espero poder ajudar um pouquinho.

Alguns exemplos do que você pode fazer para vender:

Se você ainda não faz nada disto, mas tem vontade de fazer, aqui vão algumas ideias:

  • Se você é jovem e está no colégio ou na faculdade que tal arrumar uma caixa bem bonita e recheá-la de docinhos, trufas e pão de mel para vender entre os colegas na hora do intervalo?
  • Se você trabalha em um local onde tem grande fluxo de gente, que tal fazer uma caixa de salgados, com pastéis de forno, esfirras, pão de batata, etc e vender.
  • Se você é dona de casa e mãe em tempo integral, que tal fazer uns folhetos, espalhar pela vizinhança, aceitando encomendas de pratos? Podem ser kits festas, onde você entrega os docinhos e salgadinhos para festas. Podem ser bolos confeitados. Pode ser comida congelada. Pode ser encomendas só para o domingo, de frango na brasa, costela recheada, etc… Escolha aquilo que você sabe fazer e gosta.
  • Você também pode fazer alguns salgados e oferecer como degustação em cantinas (de escolas, hospitais, etc…), depois passe, vendo se eles gostaram e veja se eles querem encomendar para revender. Assim você se tornaria fornecedora de salgados prontos e/ou congelados. Boas coisas para oferecer: Pão de queijo, pão de batata, empanadas argentinas, bauru de forno, etc…
  • Uma outra ideia é fazer sobremesas, como mousses, tortas e oferecer em restaurantes e hotéis da sua região, alguns compram as sobremesas de terceiros.

Não tenha vergonha de oferecer seu produto. Divulgue muito. Faça com muito amor e com certeza Deus vai abençoar e você vai ter sucesso.

E se for feito com qualidade um cliente acaba indicando para outro e assim as coisas vão acontecendo.

Muito Importante:

Trabalhar com comida é muito sério e requer responsabilidade, por isso, antes de começar qualquer coisa, procure ler sobre higiene e segurança dos alimentos, entre em contato com a vigilância sanitária da sua região e tente fazer tudo conforme eles orientam. Assim, com certeza você vai ter sucesso e se destacar naquilo que você se propôs.

 

Você já fez comida para vender, ou conhece alguém que vende? Conta para a gente aí nos comentários.

A maioria de nós conhece alguém que vende comida, então que tal dividir alguma estória conosco aí nos comentários. Isso vai enriquecer o post e quem quiser fazer alguma coisa neste sentido, pode se inspirar mais ainda.

 

ANUNCIO_300_250

 

Compartilhe ou imprima

PrintFriendly and PDF


70 Comentários

  1. maria roseane silva da costa disse:

    Meu nome e Roseane tenho 37 sor do RG do norte,não sei como começa,mais gostei das dica .

  2. legal estas coisas de comida minha mãe é cozinheira de mão cheia e estou colocando na cabeça dela para vender tortas ,bolos ela manja disse:

    amo cozinhar puxei para minha mãe

  3. silvana aparecida donini disse:

    oi td bm? eu gostei das dicas,quero fazer algo para vender em casa,mas tenho vergonha de vender na rua,como faço?
    onde eu trabalhava eu vendia mousses na empresa e vendia muito,mas a empresa fechou e parei de vender,e agora estou com problema de saúde e não posso trabalhar fora então preciso fazer algo para vender,me dê umas dicas para perder a vergonha….atenciosamente obrigada boa noite bjs sil….

  4. jel disse:

    meu nome e jel moro em uma cidade turisca no interior da bahia pensei qp nao uma sopinha quenhtinha a domicilio

    Patty Martins respondeu:

    é uma ideia Jel, faz um pouco e testa. Daí você ver se tem uma boa aceitação e vai aumentando a produção.
    Beijo
    Patty

  5. Alline disse:

    Olá,

    Obrigada pelas dicas, preciso mto de ums renda extra e tô pensando em sanduíches naturais, mas com recheios diferentes, vou pesquisar, planejar e se der tudo certo, querendo Deus volto pra contar os bons resultados ;)

    Abs

    Patty Martins respondeu:

    Depois me conta sim Alline.
    Beijo
    Patty

  6. DUCINEIDE disse:

    Vendo tortinhas salgadas vendia na rua mesmo, quero fazer disso minha unica renda, no momento estou sem trabalhar, queria uma dica se encontro algum lugar fixo, ou continuo na rua

  7. Daniele disse:

    sou dona de casa e mae em tempo entegral , moro em um comdomino onde te 547 pessoas , gosto muito de cozinhar o que poderia fazer para ganhar um dinheirinho e destrair a cabeça presciso de umas ideias presciso de um empurrao não sei por onde começar por favor me ajude me de uma ideia onde moro tudo é longe talvez seria a oportunidade de fazer alguma coisa em casa e ganhar um dinheirinho com os moradores do condominio

  8. Elenice disse:

    Gostei muito das suas dicas. Muito obrigada, suas palavras me renovaram.
    Vou perseverar, e conquistar o sucesso.
    bjs

Deixe o seu comentário!

Comentários Pelo facebook