Categorias
Geral Legumes e Vegetais Promoção Receita Salgada

Batata Rústica com Aceto Balsâmico e Flor de Sal

Esta foi a primeira receita que fiz usando a Flor de Sal, quer dizer antes, comi pura para ter uma idéia do sabor e depois polvilhei na minha saladinha básica do almoço. Mas receita mesmo, esta foi a primeira.
Eu não vi esta receita em lugar nenhum, apenas me inspirei em algumas receitas que eu já conhecia e improvisei.
Vou te dizer, ficou uma delícia. Aqui todo mundo gostou tanto que não sobrou nem prá remédio, hahaha.
Vocês viram que também sei ser chique beeenhê, kkkk. Apesar de batata ser um ingrediente tão comum o aceto e a Flor de Sal deram um tchã de sofisticação no prato.

Categorias
Curiosidade Geral Produtos

Flor de Sal – Você conhece? Eu não conhecia.

Flor de Sal, Alho Negro, você fica curiosa sobre estes ingredientes tão comentados ultimamente? Eu fico. Por exemplo, tenho ouvido falar muito sobre Flor de Sal, mas não conhecia e estava curiosíssima.

Então, amei que estes dias recebi uma caixa aqui em casa da Cimsal que é a primeira produtora de Flor de Sal do Brasil. A empresa fica em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Mas afinal: O que é Flor de Sal?

Flor de Sal é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam da evaporação da água do mar.

São cristais mais leves e quebradiços, textura fina, crocante e de grãos irregulares. A Flor de Sal exalta com delicadeza o sabor da comida. Por isso é mais utilizada para a finalização de pratos.

Ou seja, ela é colhida manualmente em momento propício e é embalada diretamente depois da coleta. São necessários, aproximadamente, 80 kg de sal marinho bruto para produzir 1 kg dos caríssimos cristais de Flor de Sal.

Além de ser uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio.

Os “fabricantes” ensinam que para conseguir o máximo sabor pulverize a Flor de Sal com as mãos sobre a comida somente antes de servir para aumentar o completo sabor dos outros ingredientes.

Como deve ser usada

Em primeiro lugar, entenda que esta rara iguaria deve ser usada para concluir a preparação do alimento, acrescentando alguns cristais em forma de uma pitada ao estrelar dos dedos pulverizando sobre o prato.

Dicas para uso culinário:

  • Finalização de pratos: a flor de sal deve ser acrescentada nas receitas após o cozimento, grelha e outros, para que sua textura crocante não se perca.
  • Saladas, grelados e massas: deve ser usada com moderação, para finalizar em pequena proporção, garantindo assim um paladar harmonioso por mais tempo que outros sais.
  • Sobremesas: Nos bombons de caramelos e chocolates finos tipo trufas, adicione alguns grãozinhos de flor de sal e experimente o sabor deste nunca visto. Quem já experimentou afirma que a combinação é uma verdadeira explosão de sabor, que ocasiona uma harmonia de casar dois opostos da gastronomia.

(Fonte: www.cimsal.com.br)

O mais importante: fiz a lição direitinho, né gente? Mas é que eu estava mega curiosa.

O mais importante, já comi pura e já fiz algumas receitinhas (depois publico). Só não me aventurei ainda em usar em uma receita doce, mas se alguém tiver alguma receita de Trufa de Chocolate com Flor de Sal, me manda, estou querendo fazer para o meu aniversário na semana que vem, viu gente?

No entanto, nas receitas salgadas, amei. Gostei da delicadeza, da textura. Dá um tchã, uma diferença. Aguardem que vou postar as receitinhas que já fiz.

 

 

 

 

Viram que eles me mandaram uma ecobag e uns livrinhos? Adorei os de cordel: o “Cordel de Receitas” e o “Cordel Cimsal 35 anos”, eita que povo criativo, meu Deus.

Obrigada pessoal, amei tudinho.

CLIQUE AQUI e veja algumas receitas com Flor de Sal.

Sair da versão mobile