Categorias
Doce Receita Saudável Vida Saudável

O Mito do Abacate

por Mariana Jones

Quem aqui já não ouviu falar que o abacate engorda? Ou que aumenta o colesterol? Que não devemos consumir? Então vamos desmistificar tudo isso, por que esta fruta é uma delícia e traz inúmeros benefícios para a nossa saúde.
Ao contrário do que se pensa, o abacate é um super aliado ao emagrecimento. Sua “gordura do bem” (ácido graxo oleico aumenta sim o colesterol, mas o HDL e reduz o LDL que é aterogênico. Rico em vitamina C e vitamina E, que atuam como antioxidante no organismo, bloqueando a ação dos temidos radicais livres (associados com o desenvolvimento de doenças). Contém ainda potássio e Glutationa (enzima antioxidante) e Beta-sitosterol (fitoesterol) que inibe a absorção intestinal de colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático.
Além de conferir maior saciedade, suas propriedades nutricionais otimizam ação da insulina no organismo, levando ao menor acúmulo de gordura e melhorando os níveis de glicose no sangue.
E como sempre digo, um dos princípios da nutrição clínica funcional e ortomolecular, é o foco nos nutrientes e princípios ativos e não nas calorias. Então proponho a vocês que sempre priorizem as qualidades nutricionais nas suas escolhas alimentares.
E ai, vamos comer abacate??!!! Coloquei abaixo uma receitinha doce e uma salgada super saudável feitas com essa frutinha do bem: