Ovo de Páscoa de Travessa

Gente estou em êxtase com essa receita. É maravilhosa! Na semana passada, minha filha veio para casa passar uns dias de folga da faculdade, portanto, resolvi fazer uma sobremesa diferente, então fucei todas minhas receitas e resolvi juntar algumas delas e não é que deu certo, ficou perfeita. Resolvi chamá-la de Ovo de Páscoa de Travessa (apesar que eu não comemoro a Páscoa com ovo de chocolate) porque quando a gente corta uma fatia dela, fica parecendo um ovo de chocolate recheado, com a camada cremosa, com um caramelo, com um crocante (a paçoca) e com a casquinha de chocolate por cima.

Vou deixar de tró ló ló e vou logo falar da receita porque o post ficou bem grandinho por conta de tanta foto, mas não é uma receita difícil, só tem algumas etapas que temos que seguir.

Veja como fiz:

Ovo de Páscoa de Travessa

Rendimento: 18 a 20 porções

Ingredientes:

Primeira Camada – Creme de Chocolate
    • 3 xícaras (de chá) de leite
    • 6 colheres (de sopa) de amido de milho (maisena)
    • 5 colheres (de sopa) de chocolate em pó (meio amargo ou ao leite)
    • 1 lata de leite condensado (395 g)
    • 3 colheres (de sopa) de açúcar
Segunda Camada – Paçoca
    • 10 paçocas (do tipo rolha)
Terceira Camada – Caramelo (salted caramel)
    • 2 xícaras (de chá) de açúcar
    • 1/3 de um tablete de manteiga sem sal (tablete de 200 g)
    • 1 caixinha de creme de leite (200 g)
    • 1/2 colher (de chá) de sal
Cobertura – Ganache
  • 400 g de chocolate meio amargo (de boa qualidade)
  • 1 e 1/2 caixinha de creme de leite (caixinha de 200 g)

Modo de Preparo:

Creme de Chocolate
    1. Em uma panela, coloque o amido de milho e o chocolate em pó, dissolva os dois com o leite frio. Depois junte todos os outros ingredientes, misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre. Assim que começar a ferver e engrossar deixe cozinhar por 5 minutos. Depois cubra o creme com papel filme para evitar criar crosta e deixe esfriar. Reserve.
    2. Dica – Se o seu creme empelotar, depois de pronto passe por uma peneira que resolve o problema.
Caramelo (salted caramel)
    1. Coloque o açúcar em uma panela, leve ao fogo e deixe derreter. Mexa com cuidado, puxando o açúcar do meio para as pontas para ele derreter por igual. Assim que ele ficar levemente dourado, acrescente a manteiga, retire do fogo e mexa bem até incorporar. Depois acrescente o creme de leite, volte para o fogo bem baixo e misture até ficar tudo homogêneo. Acrescente o sal. Deixe amornar para usar. Reserve.
    2. Dica – Use a manteiga sem sal, mesmo que vá incorporar o sal depois, dá diferença.
Ganache
    1. Em uma panela aqueça o creme de leite até quase ferver (não deixe ferver), junte o chocolate bem picadinho ou ralado, deixe uns 2 minutos e depois mexa bem até dissolver o chocolate completamente. Use imediatamente.
Montagem
  1. Em uma travessa coloque todo o creme de chocolate (já frio ou morno). Pique 8 paçocas por cima do creme (não precisa desmanchá-las completamente, pedaçuda fica mais gostosa). Depois, derrame o caramelo morno por cima, cobrindo tudo. Por fim, cubra tudo com a ganache de chocolate, ela tem que estar quente para espalhar melhor. Cubra a travessa com papel filme e leve a geladeira por umas 4 horas. Depois enfeite com as 2 paçocas que sobraram e sirva.

Dicas:

  • Em primeiro lugar, use um chocolate (tanto o em pó como o em barra) de boa qualidade. Para resumir, não use chocolate fracionado ou com gordura hidrogenada, não fica gostoso.
  • Em segundo lugar, faça o creme de chocolate no dia anterior (mas não esqueça de colocar o papel filme) e no dia seguinte, faz o caramelo e a ganache e depois já monta a sobremesa.
  • Usei uma travessa de 27 cm de diâmetro com 8 cm de altura.

Creme de Chocolate

Receita de Caramelo (salted caramel)

Receita de Ganache de Chocolate

Montagem do Ovo de Páscoa de Travessa

Posteriormente, se você quiser ver mais receitas como essa, acesse o meu canal do YouTube Clicando Aqui.